top of page
Buscar

Uma radiografia dos grupos do Mundial masculino, Egito/2021: grupo A

  • Cláudio Moura
  • 24 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura


A Federação Internacional de Handebol (IHF) começou a publicar, a partir de 11 de novembro, uma completa radiografia dos oito grupos da fase classificatória do Vigésimo Sétimo Mundial masculino, no Egito, que será disputado entre 16 e 31 de janeiro de 2001.


É a primeira vez que o mundial será disputado por 32 seleções, numa postura clara da IHF de diversificar e popularizar ainda mais o handebol por todos os continentes. O grupo A, o analisado neste post, é composto por dois gigantes do handebol (Alemanha e Hungria) e dois países com pouca tradição dentre os grandes ( Uruguai e Cabo Verde).



A seguir, a matéria produzida pela IHF sobre o grupo A do Mundial masculino do Egito/2021...

O Grupo A do 27º Campeonato Mundial Masculino da IHF conta com representações de três continentes, com dois dos três estreantes no evento, Uruguai e Cabo Verde, além da tricampeã mundial Alemanha e duas vezes semifinalista da Hungria.

Dado que o Uruguai e Cabo Verde são novos participantes no Campeonato do Mundo, e de diferentes continentes, não há história de confronto ou de adversários europeus para falar. Enquanto o Uruguai se classificou como a terceira equipe no Campeonato Masculino da América do Sul e Central de 2020, Cabo Verde reservou a sua passagem para o Egito 2021 como o quinto colocado no Campeonato Africano Masculino de 2020 CAHB.



Os jogos de abertura do grupo, a 15 de janeiro, serão os primeiros sinais de como os estreantes se saem no palco mundial - e terão de estar prontos para ir a todo o vapor desde o apito inicial devido ao calibre dos adversários. A maioria dos que têm seguido o handebol nos últimos anos sabe que a Alemanha é um dos melhores times a serem observados e uma grande ameaça ao título no Egito 2021. Depois do título mundial em 2007, a Alemanha caiu nos rankings global e continental, antes de voltar para o topo com uma vitória surpresa do EHF EURO em 2016.

Aquela vitória de janeiro foi seguida pela conquista da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2016. Embora a Alemanha não ganhe uma medalha desde o Rio 2016, chegou às semifinais na edição anterior do Mundial Masculino, em 2019, e ficou em quinto lugar no EHF EURO 2020, em janeiro passado.


O que pode ter sido menos perceptível é a ascensão da Hungria. No entanto, quem acompanhou a equipa no EHF EURO 2020 sabe bem do perigo que representam. Com uma idade média de pouco menos de 25 anos, a seleção húngara foi a mais jovem no último Campeonato Europeu. No entanto, as vitórias contra a Rússia e a Islândia, bem como o empate contra a atual campeã mundial e olímpica, a Dinamarca, fizeram com que liderassem o grupo preliminar, o que foi uma grande surpresa. A Hungria esteve muito perto de garantir uma vaga nas semifinais de seu grupo da rodada principal, mas acabou ficando em nono lugar.



Desde o EURO 2020, os únicos jogos internacionais oficiais disputados na Europa foram os jogos de qualificação no caminho para o próximo EHF EURO, a ser co-organizado pela Hungria. Como anfitriã e, portanto, qualificada direta para o evento, a Hungria está disputando a EHF EURO Cup, que começou com uma vitória sobre a atual campeã europeia Espanha e depois uma derrota por pouco para a vice-campeã continental Croácia. Esses resultados mostram que ninguém pode mais ser surpreendido pela jovem seleção húngara - ela deve ser levada muito a sério como adversário.

No papel, parece que a batalha pela primeira posição do grupo será entre Hungria e Alemanha, enquanto Uruguai e Cabo Verde lutarão pela terceira e última vaga na fase principal. No primeiro jogo do grupo, o Uruguai enfrenta a Alemanha, antes de Cabo Verde enfrentar a Hungria no final da noite. Na segunda ronda, Cabo Verde enfrenta a Alemanha e o Uruguai enfrenta a Hungria. A última rodada das eliminatórias provavelmente acabará sendo o grande dia de tomada de decisão quanto à classificação da mesa, já que o Uruguai enfrentará Cabo Verde antes da Alemanha enfrentar a Hungria.

Alemanha e Hungria são as únicas seleções do grupo que já se enfrentaram em jogos oficiais. De acordo com as estatísticas da Associação Alemã de Handebol, que herdou os resultados da Alemanha Ocidental e vai de 1938 a 2020, as equipes se enfrentaram no total 60 vezes. A Alemanha venceu 33 dessas partidas, enquanto a Hungria venceu 16 vezes e 11 jogos terminaram empatados. A última vitória da Hungria contra a Alemanha veio em uma partida-teste em 2012. A Alemanha venceu os quatro jogos desde então, com o último na rodada preliminar do Campeonato Mundial de 2017, 27:23. Todas as partidas do Grupo A serão disputadas no Sports Hall (fotos abaixo), nos dias 15, 17 e 19 de janeiro.






Com informações, fotos e logomarcas da IHF.

 
 
 

留言


bottom of page