top of page
Buscar

THW/Kiel, da Alemanha, conquista o quarto título da Liga dos Clubes Campeões da Europa

  • Cláudio Moura
  • 30 de dez. de 2020
  • 3 min de leitura


A tarde de terça-feira (29/12) foi de handebol da mais alta qualidade. O TWH/Kiel, da Alemanha, conquistou em casa, em Colônia, o seu quarto título continental ao bater o FC Barcelona por 33 a 28, derrubando uma invencibilidade de 68 jogos da equipe Catalã, que havia perdido a última partida, para um clube europeu não espanhol, há dois anos.


O goleiro Niklas Landin, que também é o titular da seleção dinamarquesa, defendeu 16 incríveis bolas, sendo duas penalidades máximas. Foi a grande figura de um dos maiores clássicos do handebol masculino europeu.


O Kiel fez uma partida perfeita e chegou a estar cinco gols à frente do placar faltando pouco mais de dez minutos para o final do jogo. Foi uma conquista incontestável, colocando o handebol de clubes da Alemanha, o mais rico da Europa, novamente no topo. Hendrik Pekler (foto abaixo), lateral esquerdo do Kiel, foi eleito o melhor jogador das finais da Liga.



Na partida pela disputa da terceira colocação, o Paris Saint-Germain/ França conquistou sem dificuldades uma vitória de ponta a ponta sobre o Veszprém/Hungria (31 a 26).


O clube magiar esteve numa jornada pouco inspirada, errando muito no ataque. Em contrapartida, o PSG esteve impecável em todos os fundamentos, conquistando pelo terceiro ano consecutivo a medalha de bronze da competição.



A seguir, um resumo feito pela Assessoria de Imprensa da EHF sobre as duas partidas da finais da Liga dos Clubes Campeões da Europa...



O Paris Saint-Germain manteve o hábito de não voltar de Colônia sem uma vitória. Pela terceira vez depois de 2016 e 2018, o PSG terminou em terceiro no VELUX EHF FINAL4. Os franceses tiraram proveito de um bom desempenho do goleiro Yann Genty e de um forte desempenho ofensivo do lateral-esquerdo Elohim Prandi, enquanto o Veszprém perdeu muitas chances e terminou em quarto lugar como em 2014.


O PSG venceu o Veszprém pela sétima vez em uma partida da EHF Champions League - e pela segunda vez em Colônia após a vitória de 27:26 na semifinal de 2017. Depois de mudar sua defesa e graças ao goleiro Yann Genty (nove defesas no primeiro tempo, 17 no total), o Paris SG transformou uma desvantagem de 3: 6 em uma vantagem de 9: 7, que cresceu para 14:11 ao intervalo.


Depois do intervalo, mesmo com uma série tardia de excelentes defesas do goleiro Vladimir Cupara, não impediu o Veszprém de perder o segundo tempo por 12 a 10. Os jogadores de quadra que mais marcaram pelo PSG, foram Elohim Prandi e Nedim Remili, liderando o placar com seis gols. O central Mate Lekai marcou nove gols pelo Veszprém, três a menos do que em toda a fase de grupos de 2019/2020.



O THW Kiel é o primeiro clube a vencer o VELUX EHF FINAL4 pela terceira vez, depois de 2010 e 2012. Assim como na primeira vitória em Colônia, o time bateu o Barça após uma final intensa, desta vez 33:28 na terça-feira na arena da LANXESS. Com quatro troféus (incluindo 2007), Kiel é o segundo colocado no ranking do título, agora à frente do triplo vencedor Ciudad Real e logo abaixo do recorde do Barça (nove títulos).


O técnico Filip Jicha é a terceira pessoa a vencer a Liga dos Campeões da EHF como jogador e treinador, depois de Talant Dujshebaev e Poberto Parrondo - e o primeiro a vencê-la pelo mesmo clube, já que o tcheco foi uma parte crucial dos triunfos de Kiel em 2010 e 2012.


O vencedor da partida pelas "Zebras"(apelido do Kiel) foi o goleiro e atual Jogador do Ano da IHF Niklas Landin, que foi espetacular depois do intervalo - e agora ao mesmo tempo é campeão mundial e olímpico e vencedor da Champions League. O ala direito do THW Niclas Ekberg completou a temporada 2019/20 com 85 gols, o maior de todos os jogadores, enquanto Hendrik Pekeler foi eleito MVP do VELUX EHF FINAL4 2020.



Entre 2017 e 2019, nenhuma equipe alemã se classificou para o VELUX EHF FINAL4. Desde o triunfo do Flensburg em 2014, nenhum clube alemão havia conquistado o troféu ou mesmo chegado à final. Agora, THW Kiel está de volta a Colônia - e de volta ao pódio dos vencedores, para terminar a temporada muito especial de 2019/20 em alta, como campeões alemães e vencedores da EHF Champions League.


Fotos das finais de Liga...


PSG x Veszprém (terceiro lugar)







TWH/Kiel x FC Barcelona













Com informações, arte e fotos da EHF.

 
 
 

Bình luận


bottom of page