Sorteados os grupos do Europeu masculino de seleções/2022
- Cláudio Moura
- 10 de mai. de 2021
- 3 min de leitura

Na última quinta-feira, 6 de maio, foi realizado o sorteio dos grupos da décima quinta edição do campeonato europeu de handebol masculino. O local foi a sede da Federação Húngara de Handebol em Budapeste.
Pela primeira vez, a competição vai ter 24 participantes. Até 2020, eram 16 seleções. Durante 10 meses, em fases de grupos e mata/matas, 48 equipes lutaram pelas vagas na fase final. O campeonato será em janeiro de 2022 na Hungria e na Eslováquia.
O evento começou a ser disputado a partir de 1994 sempre nos anos pares. A Suécia é a maior vencedora com quatro títulos, seguida por França (3), Espanha, Alemanha e Dinamarca (2) e Rússia (1). As ausências mais sentidas são a Romênia (quatro vezes campeã mundial nas décadas de 1960 e 1970) e a Suíça. As novidades são Ucrânia, Bósnia Herzegovina e Lituânia.

A seguir, matéria completa feita pela Federação Internacional de Handebol...
As emoções aumentaram na tarde da quinta-feira (6 de maio), quando as 24 seleções classificadas para o EHF EURO 2022 masculino aprenderam seus destinos depois que seus adversários na fase preliminar foram revelados no sorteio em Budapeste.
Quatro jogadores representando os co-anfitriões e os finalistas masculinos do EHF EURO 2020 - Marian Zernovic (Eslováquia), Bence Banhidi (Hungria), Luka Stepancic (Croácia) e Rodrigo Corrales (Espanha) -(Nessa ordem na foto abaixo) - assistiram ao sorteio, que também foi conduzido pelo Handebol Europeu O presidente da Federação (EHF), Michael Wiederer, e o secretário-geral da EHF, Martin Hausleitner.

A atual campeã mundial Dinamarca foi sorteada no Grupo A, ao lado de Eslovênia, Macedônia do Norte e Montenegro, em um dos grupos mais equilibrados do torneio. A equipa dinamarquesa foi eliminada do grupo preliminar do Men's EHF EURO 2020, uma das piores exibições da história nas competições europeias. “Poderia ter sido pior, ou poderia ter sido melhor. Estou feliz por termos evitado a França e a Islândia, mas gostaria de ter evitado o Montenegro. Se progredirmos, um grupo difícil da rodada principal nos aguarda ”, disse o técnico da Dinamarca, Nikolaj Jacobsen, de acordo com o site da Federação Dinamarquesa de Andebol. A Espanha, detentora do título, enfrenta um desafio difícil contra a Suécia, a República Tcheca e a Bósnia-Herzegovina, que disputa o Grupo E, que será disputado em Bratislava, capital da Eslováquia. Não haverá margem para erros no Grupo B, onde a coanfitriã Hungria enfrenta um desafio difícil de Portugal, Islândia e Holanda. Portugal e Islândia vão reacender a rivalidade recém-criada, tendo-se enfrentado quatro vezes no ano passado, incluindo uma vitória portuguesa de 25:23 no Campeonato Mundial Masculino da IHF, no Egito, em janeiro passado. “Nosso grupo é provavelmente o mais equilibrado deste torneio. Queríamos evitar a Noruega, mas temos algumas boas equipas, Portugal é uma das que são muito difíceis de bater. A Islândia também é um adversário difícil ”, disse o técnico da Hungria, Istvan Gulyas. Uma das potências europeias, a Alemanha, enfrentará um forte desafio da Áustria, Bielo-Rússia e Polônia em um Grupo D equilibrado, enquanto a co-anfitriã Eslováquia terá seu trabalho dificultado no Grupo F, ao jogar contra Noruega, Rússia e Lituânia.

Alemanha, sempre uma grande força no handebol europeu
“Há muitas incógnitas, porque não enfrentamos muito a Rússia e a Lituânia nos últimos anos. Nunca joguei contra a Eslováquia. O mais importante para nós na fase preliminar é ter um bom desempenho e somar pontos para a próxima fase e melhorar o nosso jogo na segunda parte do torneio ”, disse o treinador da Noruega, Christian Berge, ao site da Federação Norueguesa de Andebol.
No entanto, a maior batalha pelas duas vagas na rodada principal deve acontecer no Grupo C. Depois de ser eliminada na fase preliminar do EHF EURO 2020 masculino, a França enfrenta outro desafio difícil. Croácia, Sérvia e Ucrânia vão lutar para passar para a fase principal, com a França não conseguindo vencer a Sérvia na Fase de Qualificação 2, com a equipe de Toni Gerona conquistando uma vitória e um empate contra "Les Experts". “Vamos enfrentar a Sérvia e a Croácia mais uma vez, em um grupo com fortes influências dos Bálcãs. É um grupo difícil, com times de alta qualidade ”, disse Guillaume Gille, técnico da França ao site da Federação Francesa de Handebol. Os dois primeiros colocados dos Grupos A, B e C se enfrentarão no Grupo 1 da rodada principal, enquanto os dois primeiros colocados dos Grupos D, E e F passarão para o Grupo 2.

França, sempre uma das favoritas ao título europeu
65 jogos estão programados para terem lugar no EHF EURO 2022, com as duas primeiras colocadas em cada grupo da fase preliminar a seguir para a fase principal.
O EHF EURO 2022 Masculino acontecerá entre 13 e 30 de janeiro de 2022 em cinco sedes em dois países. Budapeste, Debrecen e Szeged receberão o EHF EURO 2022 na Hungria, enquanto Bratislava e Kosice serão as sedes na Eslováquia.

Com informações, fotos, logomarca e tabela, IHF.
Comments