top of page
Buscar

O Magdburger, da Alemanha, é o novo campeão mundial masculino de clubes de handebol

  • Cláudio Moura
  • 11 de out. de 2021
  • 4 min de leitura


No último sábado, 9 de outubro, foi apresentado um inédito campeão de clubes masculino de handebol, o Magderburger, da Alemanha, que desbancou o Barcelona, que em cinco finais da competição jamais havia perdido. Os alemães, que já tinham sido vices em 2002, vencendo a Metodista/Brasil na luta pela prata, foram os soberanos na Arábia Saudita.



O EC Pinheiros, do Brasil, fez um bom jogo contra o Aalborg, da Dinamarca, mas perdeu por cinco gols, ficando com a quarta colocação. Foi a décima quarta edição do mundial. A Espanha domina com folga com 9 conquistas, enquanto a Alemanha venceu 4 vezes e o Qatar tem 1 título.



A seguir, um resumo de como foram as duas partidas que decidiram o título e a medalha de bronze do Super Globe 2021, com texto da IHF...


Aalborg Håndbold (DEN) x EC Pinheiros (BRA) 34:29 (19:11)

Por 10 minutos, o Pinheiros conseguiu se manter à tona e marcar à vontade contra o time dinamarquês, com Philip Seifert fazendo dois gols no Aalborg para ajudar seu time a chegar na vantagem de 5: 4.

Mas o Aalborg se recuperou rapidamente, com o goleiro Simon Sandrav Gade começando a entrar no jogo. As suas oito defesas na primeira parte foram exatamente a diferença no marcador entre as duas equipes, já que a base defensiva do Aalborg ajudou a criar uma grande barreira na primeira parte do jogo.


Artilheiro do Aalborg no Super Globe 2021 Masculino da IHF, o lateral esquerdo Sebastian Barthold ajudou sua equipe com a marca de quatro gols, no momento em que Pinheiros começou a vacilar. No entanto, foi o outro lateral esquerdo, Buster Engelbrecht, que assumiu o comando do Aalborg, marcando seis vezes, com os dinamarqueses controlando a diferença com facilidade.


No final, o Aalborg selou uma vitória fácil por 34:29, após o Pinheiros encerrar o jogo com uma sequência de 4: 1, impulsionado por Seifert, que marcou seis vezes.O time dinamarquês conquistou duas vitórias no caminho para o terceiro lugar na classificação, mas ainda assim lamentará a derrota para o Magdeburg, numa das semifinais, como uma oportunidade perdida de levar o título. O Pinheiros venceu um jogo e perdeu dois, mas o quarto lugar que selou é considerado uma característica incrível e um alicerce para o seu futuro.

\

FINAL

SC Magdeburg (GER) vs Barça (ESP) 33:28 (19:16)

Como detentor do título da Liga dos Campeões, bem como três vezes consecutivos vencedores do Super Globe, o Barça era o favorito antes do confronto. O SC Magdeburg é o atual detentor do título na competição de segunda divisão da Europa, a Liga Europeia, e comemorou seu segundo troféu internacional em cinco meses após uma vitória merecida.



Depois que o Magdeburg assumiu a liderança no primeiro tempo, a vitória ficou clara muito antes do apito final, com a vantagem em 33:25 com cinco minutos do fim. Aos 29:25 na marca dos 50 minutos, o Barça ainda tinha a chance de uma reviravolta, mas essa oportunidade diminuiu rapidamente quando o apito final se aproximou.



Em uma abertura acelerada de ambos os lados, apenas duas defesas foram feitas nos primeiros 15 minutos, enquanto os números no placar subiam rapidamente. 18 gols foram marcados nos primeiros 10 minutos e a partida ficou empatada em 9: 9. O início do jogo foi marcado pelas jovens estrelas do Barça, com o lateral-direito Dika Mem e o ponteiro-direito Aleix Gomez combinando sete dos gols do time espanhol nos primeiros 10 minutos. A dupla terminou o primeiro tempo com cinco gols cada, assim como Philipp Weber, do Magdeburg.



Com a saída do clube de jogadores comparativamente mais velhos, como Aron Palmarsson, Jure Dolenec e Raul Entrerrios em junho, Mem, de 24 anos, e Domen Makuc, esloveno de 21 anos, assumiram mais responsabilidades no Barça na temporada europeia de 2021/22. E o papel deles também ficou claro na arena de Jeddah, na noite de sábado.


O técnico do Barça, Antonio Carlos Ortega, usou quase toda a sua equipe nos primeiros 30 minutos, e continuou com extensa rotação no segundo período, mas mesmo com a profundidade de classe mundial no time espanhol, o Magdeburg manteve a vantagem. Com 15 minutos restantes, a equipe alemã estava na frente 28:24. Depois de um início lento em ambos os gols, as defesas impressionantes vieram com frequência crescente, com Jannick Green no gol de Magdeburg e Gonzalo Perez de Vargas em forma igualmente excelente para o Barça.


A edição de 2021 foi a segunda participação de Magdeburg no Super Globe, depois de conquistar a medalha de prata há quase 20 anos, em 2002. É a primeira vez que levantam o troféu e também a primeira vez que o Barça chega à final do Super Globe e é derrotado na final partida. No geral, é o quarto título do Super Globe para um clube alemão, enquanto a Espanha detém o recorde com nove troféus conquistados por seus clubes na competição iniciada em 1997.

Galeria de fotos das decisões do primeiro ao oitavo lugares...


Al Duhail x Al Noor (pelo sétimo lugar)






Zamalek x Al Wehda (pelo quinto lugar)






Aalborg x Pinheiros (pela medalha de bronze)





Magdeburger x Barcelona (pelo título)






Colocação final do Super Globe 2021...


1) Magdburger/Alemanha

2) Barcelona/Espanha

3) Aalborg/Dinamarca

4) Pinheiros/Brasil

5) Zamalek/Egito

6) Al Wehda/Arábia Saudita

7)Al Duhail/Qatar

8) Al Noor/Arábia Saudita

9)Universidade de Sydney/Austrália

10) San Francisco Calheat/Estados Unidos



O pódio...


Magdburger, o campeão de 2021 do Super Globe

Barcelona, medalha de prata

Aalborg, medalha de bronze









Com informações, fotos e logomarcas da IHF.

 
 
 

Comments


bottom of page