top of page
Buscar

Noruega é octacampeã europeia no handebol feminino

  • Cláudio Moura
  • 21 de dez. de 2020
  • 2 min de leitura


Terminou ontem, domingo (20/12), a décima quarta edição do Europeu de handebol feminino, que foi realizado na Dinamarca. As norueguesas venceram com merecimento a competição ganhando todos os jogos.


O oitavo título veio depois de uma final eletrizante contra a França, em especial no segundo tempo. A Noruega, como de costume, cometeu poucos erros e contou com uma atuação espetacular da goleira Silje Solberg.


A França, com um ótimo segundo tempo, conseguiu empatar o jogo próximo dos vinte minutos e chegou a estar à frente do placar com um gol de diferença, mas errou em algumas jogadas no final, o que acabou permitindo a virada norueguesa e a vitória por dois gols (22 a 20).


Nora Mork, lateral direita, craque da Noruega


Na partida preliminar, a Croácia venceu com autoridade as donas da casa. A Dinamarca não conseguiu segurar o entusiasmo e a vontade das croatas de pela primeira vez subir ao pódio numa grande competição mundial.


A Croácia, que é gigante no handebol masculino (bicampeã olímpica 1996 e 2004 e campeã mundial em Portugal/2003), deu um importante passo para começar a trilhar o mesmo caminho no feminino. O europeu de seleções deve ter servido também para a comissão técnica do Brasil analisar possíveis adversárias na Olimpíada de Tóquio/2021.



Classificação final:


1. Noruega (qualificada para o Campeonato Mundial Feminino IHF de 2021) 2. França (Qualificada para o Campeonato Mundial Feminino IHF de 2021) 3. Croácia (Qualificada para o Campeonato Mundial Feminino IHF de 2021) 4. Dinamarca (Qualificada para o Campeonato Mundial Feminino IHF de 2021) 5. Rússia 6. Holanda 7. Alemanha 8. Montenegro 9. Espanha 10. Hungria 11. Suécia 12. Romênia 13. Sérvia 14. Polônia 15. República Tcheca 16. Eslovênia



Os 14 títulos do Europeu de seleções, a partir de 1994...


Noruega: 8 vezes


Dinamarca: 3 vezes


Hungria: 1 vez


Montenegro: 1 vez


França: 1 vez


Time ideal do Europeu feminino de seleções...




A seguir, um resumo do último dia do Europeu feminino de seleções, com o texto do site Surto Olímpico...


A Noruega conquistou pela oitava vez o título europeu de handebol feminino. Na decisão do torneio disputada neste domingo (20), as norueguesas derrotaram a França pelo placar de 22 a 20. O grande nome da conquista das nórdicas na final foi a goleira Silje Solberg, que fez 16 defesas.


A seleção da Croácia conquistou um inédito terceiro lugar na competição ao derrotar a anfitriã Dinamarca pelo placar de 25 a 19. Com cinco gols cada, a central Stela Posavec e a pivô Katarina Jezic foram as artilheiras do jogo, com Jezic tendo um aproveitamento perfeito nas finalizações e sendo eleita a melhor da partida.



Na seleção do campeonato, a dinamarquesa Sandra Toft foi eleita a melhor goleira, a norueguesa Stine Oftedal foi escolhida a melhor central, a russa Bobrovnikova e a norueguesa Nora Mork (foto abaixo) foram selecionadas como melhores armadoras, a norueguesa Camilla Herrem e a montenegrina Radicevic como melhores ponteiras, a croata Ana Debelic como a melhor pivô e a dinamarquesa Line Haugsted como a melhor jogadora de defesa. A francesa Nze Minko (foto abaixo) foi eleita a MVP da competição.



Fotos da disputa pelo terceiro lugar, pelo título e as premiações do Euro feminino 2020...


Croácia x Dinamarca ( disputa do terceiro lugar)






Noruega x França (disputa do título)






Premiações


Croácia, tercelro lugar


França, a vice-campeã


Noruega, octacampeã europeia






Com fotos e logomarcas da Federação Europeia de Handebol.

 
 
 

Comments


bottom of page