IHF apresenta datas dos torneios qualificatórios das Américas para o Mundial Feminino da Espanha
- Cláudio Moura
- 10 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de jun. de 2021

A Federação Internacional de Handebol (IHF) divulgou no último dia 2 de junho o esquema para a qualificação ao Mundial adulto feminino da Espanha, em dezembro de 2021, para as seleções da América do Sul e Central.
Entre 26 e 31 de julho, em Manágua/Nicarágua, seis seleções disputam o torneio regional. Somente o campeão garante vaga no Pan/Americano Sul/Centro-Americano, que será jogado em Santiago do Chile em outubro de 2021.
Ainda não foram confirmadas quais as seleções participarão, mas caso o número seja superior a sete, a disputa se dará em duas chaves na fase classificatória. Do contrário, serão todos contra todos, classificando-se ao Mundial os três primeiros colocados.
O Brasil defenderá o seu título conquistado na primeira edição em Maceió/Alagoas/2019. Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai e o campeão centro-americano são presenças garantidas. Ainda não se sabe se as demais seleções da América do Sul participarão.

Foto de arquivo da CBHb: seleção brasileira campeã em 2019
O torneio da América do Norte/Caribe será disputado na cidade de Elgin/USA entre 23 e 27 de agosto. Por ora, estão confirmadas as participações dos EUA, de Cuba, do México, do Canadá, da Repúplica Dominicana e da Groenlândia. Somente a equipe campeã garante vaga no Mundial da Espanha.
Todos os 21 membros da Confederação de Handebol da América do Norte e do Caribe (NACHC) foram convidados pelo NACHC para participar do Campeonato Feminino da América do Norte e do Caribe de 2021, que acontecerá em Elgin, EUA, de 23 a 27 de agosto.
Com o aumento de 24 para 32 seleções, a partir de 2021, o mundial reserva cinco vagas para as Américas. Imagina-se que a última vaga deve sair da repescagem entre a quarta colocada da América do Sul/Central X a vice campeã da America do Norte/Caribe.

Com foto e logotipos baixados da Internet.
Comments