França é tricampeã no handebol masculino olímpico em Tóquio/2021
- Cláudio Moura
- 7 de ago. de 2021
- 2 min de leitura

O sábado, 7 de agosto, foi o dia da disputa de medalhas na olimpíada de Tóquio/2021 para o handebol masculino. Duas grandes partidas fecharam com chave de ouro o excelente torneio olímpico, disputado por 12 seleções. A Espanha levou o seu quarto bronze da história ao passar pelo Egito. A França, conhecida como os "Lex Experts", conquistou sua terceira medalha de ouro e a quarta final consecutiva, ao vencer o Dinamarca.

O jogo entre Espanha e Egito foi mais uma aula de handebol jogado com extrema qualidade. O primeiro tempo teve o Egito com mais volume de jogo no ataque. As defesas se portaram muito bem e a Espanha conseguiu abrir três gols antes de ir para o intervalo, depois de muita luta e persistência.
O segundo tempo foi marcado também pela paridade nas ações. Durante muitos minutos a partida permanecia empatada. O Egito cometeu alguns erros no ataque, quando atacava com sete jogadores e como seu arco vazio. Isso propiciou que a Espanha marcasse alguns gols sem goleiro ou que fizesse contra-ataques que redundaram em gols.
Aos 23 minutos do segundo tempo a partida estava empatada e muito emocionante. Nos últimos cinco minutos, o lateral direito Alex Dujshebaev marcou três gols em sequência e a Espanha respirou um pouco, mas faltando um minuto e meio para o fim da partida o Egito teve a bola da vez para empatar, mas a pressa no arremate ao gol gerou mais um contra-ataque e o gol 33 dos espanhóis, dando números finais para uma disputa eletrizante, à altura de um grande jogo pela medalha de bronze.

A reedição da final da Rio/2016, na luta pelo ouro, foi vencida pela França que fez um jogo mais regular, pelo menos até os 18 minutos do segundo tempo. A Dinamarca cometeu muitos erros de passes, o que é raro, na primeira etapa, enquanto a França jogava ajustada no ataque e aproveitava as oportunidades que lhe caiam nas mãos.
Nikola Karabatic e seus companheiros levaram a França num placar confortável para o segundo tempo (14 a 10). No começo da etapa final, a França chegou a abrir sete gols no pior momento do jogo para os dinamarqueses.
Aos poucos, com os arremessos certeiros de Mikkel Hansen e grande defesas do Niklas Landin, a Noruega voltou para o jogo, mostrando o porquê é a atual campeã mundial e foi a campeã olímpica até hoje.
Nos últimos sete minutos, o jogo esteve totalmente aberto, com a Dinamarca apenas um gol atrás no placar, (24 a 23). Faltando 30 segundos para o fim do jogo, o ataque dinamarquês perde a bola, que sobra nas mãos do pivô francês Fabregas, que atira da sua quadra para o gol de Landin, vazio, marcando o gol 25 e decretando o tricampeonato da França.

Galeria de fotos da decisão do torneio masculino de handebol masculino de Tóquio/2021...
Espanha x Egito





França x Dinamarca









Todos os campeões olímpicos no handebol de quadra, a partir de 1972...
Munique/1972= Iugoslávia
Montreal/1976= União Soviética
Moscou/1980= Alemanha Oriental
Los Angeles/1984= Iugoslávia
Seul/1988= União Soviética
Barcelona/1992= Comunidade dos Estados Independentes (CEI)
Atlanta/1996= Croácia
Sydney/2000= Rússia
Atenas/2004= Croácia
Pequim/2008/= França
Londres/2012= França
Rio de Janeiro/2016= Dinamarca
Tóquio/2021= França

Colocação final do torneio de Handebol masculino em Tóquio/2021...
1) França
2) Dinamarca
3) Espanha
4) Egito
5) Suécia
6) Alemanha
7) Noruega
8) Bahrein
9) Portugal
10) Brasil
11) Japão
12) Argentina

Com fotos e logomarcas da IHF e do COI.
Kommentare