top of page

França conquista o ouro inédito no torneio de handebol feminino em Tóquio/2021

  • Cláudio Moura
  • 9 de ago. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 11 de ago. de 2021


ree

Diferentemente das partidas do torneio masculino na disputa por medalhas, as duas do naipe feminino tiveram vencedores incontestáveis, em especial na disputa pelo bronze, quando a Noruega atropelou a Suécia, apática e sem inspiração. A França esteve absoluta contra a Rússia e dominou a final de ponta a ponta, devolvendo a derrota da final na Rio/2016 e conquistando a medalha de ouro.


ree

A Suécia é a seleção feminina que mais evoluiu no último ciclo olímpico e mesmo sem ter títulos mundiais de expressão fez uma excelente fase de grupos. Perdeu para a França uma das semifinais por dois gols, placar normal. Era esperado um clássico escandinavo bem mais equilibrado. Porém nào foi isso que ocorreu.



A Noruega dominou o jogo nos 60 minutos da partida. A Suécia esteve irreconhecível na ataque, passando 11 minutos sem marcar no primeiro tempo. A partida foi ao intervalo com um contundente 19 a 7 para as norueguesas; placar desamimador para quem precisa virar uma partida.



O segundo tempo seguiu na mesma toada. A Noruega marcando nos contra-ataques e no ataques sustentados, enquanto as suecas fartavam-se de criar oportunidades e desperdiça-las. A partida chegou ao final com uma vitória contundente da Noruega por 36 a 19. As norueguesas repetem o bronze conquistado no Rio de Janeiro/2016.

u

ree

A seguir, texto publicado pela IHF sobre a grande final feminina de Tóquio/2021...



Cinco anos depois de sofrer uma derrota em sua primeira final olímpica, a seleção feminina francesa finalmente selou sua primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, com uma vitória enfática por 30:25 sobre a atual campeã, a Rússia. Isso gerou uma dobradinha sem precedentes para o handebol francês, depois que a seleção masculina também conquistou a medalha de ouro no sábado, com uma vitória de 25:23 sobre a Dinamarca.



Foi um triunfo de persistência e coragem da França, que venceu apenas duas vezes em seus primeiros quatro jogos na fase de grupos, para organizar um confronto de mata/mata contra o Brasil e seguir para a fase eliminatória em Tóquio 2021. No entanto, a vitória de 29:22 deu à França confiança renovada, com a equipe do técnico Olivier Krumbholz conquistando quatro vitórias consecutivas, incluindo uma sobre a Holanda, por 32 a 22, nas quartas de final e uma vitória de 29:27 sobre a Suécia nas semifinais.



Depois de sofrer uma derrota por 27:28 na fase de grupos contra o Rússia, a França pode ter parecido sortuda, mas fez um jogo perfeito para garantir o título olímpico pela primeira vez. Pauletta Foppa, uma pivô de 20 anos, foi a artilheira da França na final, com sete gols, mas também no torneio, onde converteu 34 de seus 42 arremessos. A experiente atacante Alisson Pineau marcou mais sete gols, mas a diferença foi feita no segundo tempo por nove defesas da goleiro Cleopatre Darleux, que parou o time do russo em seu caminho.


Depois da União Soviética, em Montreal/1976, e da Iugoslávia em Los Angeles/1984, a França tornou-se apenas o terceiro time a vencer os torneios olímpicos de handebol masculino e feminino, preparando-os perfeitamente para a defesa do título daqui a três anos, quando os Jogos Olímpicos acontecerão em Paris.


ree

Galeria de fotos da disputa pelo bronze e pelo ouro no torneio feminino de handebol em Tóquio/2021...



Noruega x Suécia (disputa do bronze)


ree
ree
ree
ree
ree

França x Rússia (disputa do ouro)


ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree

Todas as campeãs do handebol de quadra, a partir de Montreal/1976...


Montreal/1976= União Soviética

Moscou/1980= União Soviética

Los Angeles/1984= Iugoslávia

Seul/1988= Coreia do Sul

Barcelona/1992= Coreia do Sul

Atlanta/1996= Dinamarca

Sydney/2000= Dinamarca

Atenas/2004= Dinamarca

Pequim/2008= Noruega

Londres/2012= Noruega

Rio de Janeiro/2016= Rússia

Tóquio/2021= França


ree

Colocações finais do torneio olímpico de handebol feminino em Tóquio/2021


1) França

2) Rússia

3) Noruega

4) Suécia

5) Holanda

6) Montenegro

7) Hungria

8) Coreia do Sul

9) Espanha

10) Angola

11) Brasil

12) Japão


ree






Com fotos, logomarcas e arte da IHF e do COI.

 
 
 

Comentários


bottom of page