Final do Mundial do Egito terá clássico escandinavo: Dinamarca x Suécia
- Cláudio Moura
- 30 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
A sexta-feira, 29 de janeiro, foi repleta de handebol do mais alto nível jogado no mundo, com as duas semifinais do Vigésimo Sétimo Mundial Masculino, disputado no Egito. Em plena pandemia da covid-19, que infelizmente não tem dado trégua, o mundial foi de um excelente nível técnico, refletido especialmente nas duas semifinais de ontem.
A França, na primeira semifinal, jogou abaixo da média das outras partidas do mundial até aqui. Não teve forças para se recuperar de um primeiro tempo muito instável diante de uma renovada seleção sueca, em relação aos jogos olímpicos de 2016 quando não foi bem e ficou na décima primeira posição.
Diferentemente da outra semifinal (Dinamarca x Espanha), em que os goleiros não tiveram atuações decisivas, o sueco Andreas Palicka (foto abaixo) foi um muro no arco nórdico com 11 defesas. A Suécia defendeu muito bem, com poucas exclusões e errou muito pouco no ataque, diferentemente da França. Foi a exata diferença para que os franceses ficassem fora da grande final.
Palicka, fechou o gol sueco
Dinamarca e Espanha fizeram a outra semifinal, bem mais equilibrada e emocionante até o fim. Saiu caro para a Espanha um período de aproximadamente seis minutos, no primeiro tempo, de erros no ataque. O sete ibérico chegou a estar perdendo por seis gols, mas conseguiu baixar para 18 a 16 no final do primeiro tempo.
Na volta para a etapa final, os espanhóis precisavam baixar o placar de dois gols negativos, mas a Dinamarca respondia com uma ótima atuação Mikkel Hansen (foto abaixo), goleador da partida, que se recuperou do jogo apagado que fez contra o Egito.
A Espanha, depois de muita luta, chegou ao empate aos 26 do segundo tempo em 31 gols, mas voltou a errar aos 29, quando o lateral esquerdo Rubén Marchán disparou um bola que bateu no travessão, numa das traves laterais e não entrou. Na sequência, após um tempo técnico, faltando 12 segundos para o final, a Dinamarca selou a sorte da partida marcando o gol 35 contra os 33 da Espanha. No domingo, 31 de janeiro, suecos e dinamarqueses prometem uma grande final, com suas equipes cerebrais e, normalmente, muito frias e objetivas nas suas pretensões.
Mikkel Hansen, MVP da semifinal, fez a diferença no ataque
A seguir, um resumo das duas semifinais feito pelo site/blog Surto Olímpico...
A Suécia está garantida na grande decisão do Mundial de Handebol Masculino, disputado no Egito. Pela primeira semifinal realizada nesta sexta-feira (29), a seleção sueca derrotou a França, maior campeã do torneio, pelo placar de 32 a 26.
Dois nomes foram fundamentais na classificação da Suécia para a final: o ponteiro Hampus Wanne, autor de 11 gols, sendo o artilheiro do jogo e o goleiro Andreas Palicka, que fez 11 defesas, sendo eleito o melhor jogador da partida.
Esta será a oitava vez que a Suécia chega à final no Mundial, se isolando agora como recordista de decisões. A última vez em que os suecos chegaram na decisão foi em 2001, quando perderam na final justamente para a França. A seleção sueca buscará no domingo (31) o seu quinto título, que não conquista desde 1999.
Aqui o compacto de Suécia x França...
A Dinamarca é a outra seleção finalista do Mundial de Handebol Masculino. Pela segunda semifinal disputada nesta sexta-feira (29), os dinamarqueses derrotaram a Espanha pelo placar de 35 a 33. Os atuais campeões vão defender o título mundial no domingo (31), tendo pela frente a seleção da Suécia, que derrotou a França na primeira semifinal.
O grande nome da classificação da seleção dinamarquesa foi a sua principal estrela, o armador Mikkel Hansen. Ele foi o artilheiro do jogo com 12 gols anotados, sendo também eleito o melhor jogador da semifinal.
Esta será a quinta vez em que a Dinamarca disputará uma decisão de Mundial. Nas três primeiras finais, os dinamarqueses terminaram com o vice-campeonato: 1967 para a então Tchecoeslováquia, 2011 para a França e 2013 para a Suécia. O título veio na quarta tentativa, quando derrotou a Noruega, justamente na última edição, em que foi uma das sedes do torneio.
Aqui o compacto de Dinamarca x Espanha...
Galeria de fotos....
Suécia x França

Dinamarca x Espanha
Com fotos da IHF; arte, site 7 Metros, Handebol Total.
コメント