FC Barcelona é decacampeão europeu no handebol masculino
- Cláudio Moura
- 14 de jun. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de jun. de 2021

O FC Barcelona não é gigante apenas no Futebol, no Futsal e no Basquete. É também a maior força do handebol europeu e mundial. No último final de semana, 12 e 13 de junho, o clube catalão fechou com chave de ouro a temporada 2020/2021, ganhando todas as competições das quais participou: Liga Espanhola (Asobal); Copa do Rei; e, pela décima vez, o título da Liga Europeia de Clubes Campeões.
As partidas que decidiram a competição foram jogadas no sábado, as semifinais, e no domingo, as disputas pelo bronze e pelo título. As partidas foram jogadas em Colônia/Alemanha.
Semifinais, sábado (12)...
Aalborg (Dinamarca) 35 x 33 Paris Sain`t Germain (França)
Barcelona (Espanha) 31 x 26 Nantes (França)
Finais, domingo (13)...
Paris Sain`t Germain 31 x 28 Nantes
Barcelona 36 x 23 Aalborg
Barcelona=campeão
Aalborg=vice
Paris Sain`t Germain= medalha de bronze
Nantes= quarto colocado

A competição marcou a despedida da vitoriosa carreira em clube de Raúl Entrerríos (foto acima), aos 40 anos. Ele foi um grande atleta da seleção espanhola, conquistando o Mundial da Tunísia/2005 e o bronze olímpico em Pequim/2008.
Raúl jogou pelo Barça a partir de 2010, onde conquistou vários títulos espanhóis, europeus e mundiais. Ele atuava com lateral esquerdo e ocasionalmente como armador central. Raúl deve jogar a Olimpíada de Tóquio/2021, se despendido da seleção nacional.

A seguir, texto da IHF sobre a grande final europeia...
Foi uma temporada inesquecível para o poderoso espanhol Barça, que se tornou o primeiro time da era moderna a vencer a EHF Champions League Men, arrebatando todos os seus adversários para garantir o décimo troféu recorde.
Depois de sofrer uma derrota dolorosa na final da temporada passada contra o THW Kiel, o Barça voltou com força e provou ser imbatível para a elite da Europa na última temporada de Xavi Pascual como treinador principal, após 13 anos no clube.
O Barça se encaminhou para a EHF FINAL4 em Colônia no fim de semana passado com uma sequência de 18 vitórias consecutivas na competição européia premium e teve poucos problemas para derrotar o adversário HBC Nantes nas semifinais.
Os franceses ficaram para trás no início e só puderam empatar o jogo uma vez no segundo tempo (17:17), mas o Barça provou ser forte demais.Com excelente atuação do goleiro Gonzalo Perez de Vargas, que defendeu 16 chutes, os gigantes espanhóis se recuperaram e garantiram uma vitória convincente de 31:26, com o lateral direito francês Dika Mem a liderar o ataque, com seis gols marcados.

Na outra semifinal, o Aalborg Håndbold pegou o mundo de surpresa e se tornou o primeiro finalista dinamarquês na EHF Champions League Masculina ao chocar o Paris Saint-Germain Handball, batendo-o por 35:33. Jogando contra o time para o qual se mudará em 2022, o MVP do Campeonato Mundial Masculino da IHF, Mikkel Hansen, conseguiu apenas seis gols para o PSG, que ficou de mãos vazias mais uma vez, com suas ambições frustradas pelo rolo compressor dinamarquês.
Confirmando sua excelente forma, o zagueiro sueco Felix Claar marcou nove gols pelo Aalborg, que provou sua reputação de matador de gigantes após eliminar o poderoso alemão SG Flensburg-Handewitt nas quartas-de-final. No entanto, Aalborg teve pouca ou nenhuma resposta às travessuras do Barça na final, que foi disputada na LANXESS Arena em Colônia no domingo.

Com mais uma exibição deslumbrante no ataque, homenageando a filosofia de handebol do técnico Pascual, o Barça marchou para um décimo troféu recorde na EHF Champions League Men, marcando à vontade contra o inexperiente time dinamarquês. O lateral esquerdo Aleix Gomez Abello marcou nove vezes, o lateral francês Timothey N'Guessan marcou mais seis gols, enquanto Perez de Vargas, MVP da EHF FINAL4, acrescentou mais 14 defesas para ajudar o Barça a garantir uma vitória sobrenatural de 36:23, de longe a maior margem de vitória alguma vez na final da competição no formato atual. “Tivemos que nos acalmar, porque as emoções estavam muito altas depois de uma temporada como essa. A equipe jogou muito bem e estou muito feliz ”, disse Pascual na coletiva de imprensa após conquistar seu 61º troféu com os espanhóis.
O PSG terminou em terceiro, após vencer o HBC Nantes 31:28 no jogo pela medalha de bronze, enquanto Valero Rivera Folch, ala esquerdo do Nantes, se tornou o artilheiro da temporada, com 95 gols, dois a mais que Dika Mem e Meshkov Brest do Barça Mikita Vailupau. Foi uma noite emocionante para Pascual e Rául Entrerrios, o zagueiro espanhol que se aposentará do handebol após os Jogos Olímpicos deste verão. “Esta foi uma temporada perfeita para nós, terminamos sem sofrer nenhuma derrota. É incrível, uma maneira excelente de terminar a minha carreira no Barça em alta ”, disse Rául Entrerrios depois de ganhar o seu terceiro troféu masculino da EHF Champions League.

Galeria de fotos da grande final...








Com Fotos, arte e logomarcas da EHF.
Comments