top of page

FC Barcelona é decacampeão europeu no handebol masculino

  • Cláudio Moura
  • 14 de jun. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 14 de jun. de 2021


ree

O FC Barcelona não é gigante apenas no Futebol, no Futsal e no Basquete. É também a maior força do handebol europeu e mundial. No último final de semana, 12 e 13 de junho, o clube catalão fechou com chave de ouro a temporada 2020/2021, ganhando todas as competições das quais participou: Liga Espanhola (Asobal); Copa do Rei; e, pela décima vez, o título da Liga Europeia de Clubes Campeões.


As partidas que decidiram a competição foram jogadas no sábado, as semifinais, e no domingo, as disputas pelo bronze e pelo título. As partidas foram jogadas em Colônia/Alemanha.


Semifinais, sábado (12)...


Aalborg (Dinamarca) 35 x 33 Paris Sain`t Germain (França)

Barcelona (Espanha) 31 x 26 Nantes (França)


Finais, domingo (13)...


Paris Sain`t Germain 31 x 28 Nantes

Barcelona 36 x 23 Aalborg


Barcelona=campeão

Aalborg=vice

Paris Sain`t Germain= medalha de bronze

Nantes= quarto colocado


ree

A competição marcou a despedida da vitoriosa carreira em clube de Raúl Entrerríos (foto acima), aos 40 anos. Ele foi um grande atleta da seleção espanhola, conquistando o Mundial da Tunísia/2005 e o bronze olímpico em Pequim/2008.


Raúl jogou pelo Barça a partir de 2010, onde conquistou vários títulos espanhóis, europeus e mundiais. Ele atuava com lateral esquerdo e ocasionalmente como armador central. Raúl deve jogar a Olimpíada de Tóquio/2021, se despendido da seleção nacional.


ree

A seguir, texto da IHF sobre a grande final europeia...


Foi uma temporada inesquecível para o poderoso espanhol Barça, que se tornou o primeiro time da era moderna a vencer a EHF Champions League Men, arrebatando todos os seus adversários para garantir o décimo troféu recorde.

Depois de sofrer uma derrota dolorosa na final da temporada passada contra o THW Kiel, o Barça voltou com força e provou ser imbatível para a elite da Europa na última temporada de Xavi Pascual como treinador principal, após 13 anos no clube.

O Barça se encaminhou para a EHF FINAL4 em Colônia no fim de semana passado com uma sequência de 18 vitórias consecutivas na competição européia premium e teve poucos problemas para derrotar o adversário HBC Nantes nas semifinais.

Os franceses ficaram para trás no início e só puderam empatar o jogo uma vez no segundo tempo (17:17), mas o Barça provou ser forte demais.Com excelente atuação do goleiro Gonzalo Perez de Vargas, que defendeu 16 chutes, os gigantes espanhóis se recuperaram e garantiram uma vitória convincente de 31:26, com o lateral direito francês Dika Mem a liderar o ataque, com seis gols marcados.


ree

Na outra semifinal, o Aalborg Håndbold pegou o mundo de surpresa e se tornou o primeiro finalista dinamarquês na EHF Champions League Masculina ao chocar o Paris Saint-Germain Handball, batendo-o por 35:33. Jogando contra o time para o qual se mudará em 2022, o MVP do Campeonato Mundial Masculino da IHF, Mikkel Hansen, conseguiu apenas seis gols para o PSG, que ficou de mãos vazias mais uma vez, com suas ambições frustradas pelo rolo compressor dinamarquês.


Confirmando sua excelente forma, o zagueiro sueco Felix Claar marcou nove gols pelo Aalborg, que provou sua reputação de matador de gigantes após eliminar o poderoso alemão SG Flensburg-Handewitt nas quartas-de-final. No entanto, Aalborg teve pouca ou nenhuma resposta às travessuras do Barça na final, que foi disputada na LANXESS Arena em Colônia no domingo.


ree

Com mais uma exibição deslumbrante no ataque, homenageando a filosofia de handebol do técnico Pascual, o Barça marchou para um décimo troféu recorde na EHF Champions League Men, marcando à vontade contra o inexperiente time dinamarquês. O lateral esquerdo Aleix Gomez Abello marcou nove vezes, o lateral francês Timothey N'Guessan marcou mais seis gols, enquanto Perez de Vargas, MVP da EHF FINAL4, acrescentou mais 14 defesas para ajudar o Barça a garantir uma vitória sobrenatural de 36:23, de longe a maior margem de vitória alguma vez na final da competição no formato atual. “Tivemos que nos acalmar, porque as emoções estavam muito altas depois de uma temporada como essa. A equipe jogou muito bem e estou muito feliz ”, disse Pascual na coletiva de imprensa após conquistar seu 61º troféu com os espanhóis.

O PSG terminou em terceiro, após vencer o HBC Nantes 31:28 no jogo pela medalha de bronze, enquanto Valero Rivera Folch, ala esquerdo do Nantes, se tornou o artilheiro da temporada, com 95 gols, dois a mais que Dika Mem e Meshkov Brest do Barça Mikita Vailupau. Foi uma noite emocionante para Pascual e Rául Entrerrios, o zagueiro espanhol que se aposentará do handebol após os Jogos Olímpicos deste verão. “Esta foi uma temporada perfeita para nós, terminamos sem sofrer nenhuma derrota. É incrível, uma maneira excelente de terminar a minha carreira no Barça em alta ”, disse Rául Entrerrios depois de ganhar o seu terceiro troféu masculino da EHF Champions League.


ree

Galeria de fotos da grande final...


ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree
ree







Com Fotos, arte e logomarcas da EHF.

 
 
 

Comentários


bottom of page