Divulgada a lista dos 20 atletas que disputarão o pré-olímpico masculino em março
- Cláudio Moura
- 23 de fev. de 2021
- 3 min de leitura

Mesmo sem saber ao certo onde será jogado o grupo 1 do pré-olímpico de Tóquio/2021, Marcus Tatá, o técnico da seleção brasileira, convocou na terceira-feira (23/02), os vinte jogadores que buscarão uma vaga no torneio olímpico de Tóquio. Caso o Brasil se classifique, será a sua sexta participação; um sétimo lugar, no Rio de Janeiro/2016, foi a melhor posição do Brasil no handebol olímpico masculino.
Voltam à seleção Thiagus Petrus, Felipe Borges e o goleiro Leonardo Ferrugem, todos cortados do Mundial do Egito, em janeiro, por testarem positivo para a covid-19. O pivô Alexandro Pozzer, o "Tchê", que joga na seleção há mais de 10 anos, está de volta. O central Pedro Pacheco e a lateral direito Arthur Pereira também são novidades na convocação. Arthur vai substituir José Toledo, que sofreu uma lesão no último mundial e só volta às quadras em maio. Dos 20 convocados, apenas o pivô Vinícius Teixeira e o ponteiro esquerdo Guilherme Torriani jogam no Brasil, no Taubaté/SP.
O Brasil enfrentará a Noruega, o Chile e a Coreia do Sul, lutando para ficar em primeiro ou segundo lugar. Há grandes grandes chances de classificação, pois a Coreia do Sul nos últimos anos não vem muito bem nas competições internacionais. No mundial de 2019, na Alemanha/Dinamarca, o Brasil venceu na fase de grupos por 34 a 26. O Brasil, contra o Chile, perdeu uma única partida na história do masculino adulto, por 32 a 29, na semifinal do Jogos Pan-Americanos de Lima/2019, tendo um favoritismo razoável contra a seleção transandina no pré-olímpico.

A seguir, matéria completa sobre a convocação da seleção brasileira, feita pelo site Globo Esporte...
O Brasil ainda não sabe onde vai disputar o pré-olímpico masculino de handebol, mas está escalado para buscar uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio. Na terça-feira (23/02), o técnico Marcus Oliveira, o Tatá, divulgou a convocação da seleção brasileira para o quadrangular contra Noruega, Coreia do Sul e Chile. Entre os dias 12 e 14 de março, dois postos vão estar em jogo para os Jogos do Japão, embora a sede ainda não esteja definida.
- "É a base que está sendo utilizada há algum tempo. É uma lista bem parecida com a do Mundial. Não conseguimos ter todos os atletas dessa lista reunidos antes. Agora é a hora. O Zé Toledo é uma baixa, Fora isso, é o que temos de melhor hoje" - disse Tatá à reportagem do ge. Tatá manteve a base do time que terminou na 18ª colocação o Mundial do Egito em janeiro, com destaque para o lateral esquerdo Haniel Langaro, do Barcelona. Thiagus Petrus, Ferrugem e Felipe Borges, que foram desfalques de última hora no Mundial, estão recuperados da covid-19 e voltam ao grupo. Arthur Pereira foi chamado para a lateral direita, substituindo José Toledo, que lesionou o joelho durante o Mundial. Por outro lado, o Brasil vai contar com o retorno do pivô Tchê e com o central Pacheco. - "A lista tem alguns jovens. Luciano, de 21 anos, muito promissor que tem que continuar nessa lista. O Pacheco é um menino que foi para o último Mundial Júnior, estava lesionado e não pôde ir ao Mundial do Egito, mas está muito bem na Europa" - disse Tatá. O técnico acredita que a indefinição da sede não vai atrapalhar a preparação do Brasil para o pré-olímpico. Na semana passada, a Noruega desistiu de sediar o torneio por causa das restrições de viagem no país devido à pandemia do coronavírus. Agora a Federação Internacional de Handebol (IHF) busca uma solução. Há a possibilidade de a disputa ser transferida para um país neutro na Europa.
- "Todo mundo vai jogar a vida. A Coreia é uma equipe com variação defensiva muito grande, uma equipe muito rápida. Apesar de não ter feito um Mundial tão bom, o Chile nos tirou da final do Pan de Lima (em 2019). A Noruega é uma seleção poderosa, com um repertório muito grande e jogadores acima da média" - analisou Tatá.

Convocados do Brasil
Goleiros
César Almeida "Bombom" Leonardo Terçariol "Ferrugem" Rangel Rosa
Ponta direita
Fábio Chiuffa Rudolph Hackbarth
Lateral direita
Gustavo Rodrigues Arthur William Pereira
Central
Henrique Teixeira João Pedro da Silva Pedro Pacheco Lateral esquerda
Haniel Langaro José Luciano da Silva Leonardo Dutra Thiago Ponciano Thiagus Petrus
Ponta esquerda
Felipe Borges Guilherme Torriani
Pivô
Rogério Moraes Vinícius Teixeira Alexandro Pozzer "Tchê"
Fotos e logomarcas baixados da internet.
Comments