Definidas as seleções que farão as semifinais do Europeu feminino
- Cláudio Moura
- 16 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Terminou, ontem, terça-feira, 15 de dezembro, a segunda fase da décima quarta edição do Europeu feminino de seleções, sempre com grandes partidas e seleções da primeira linha do handebol mundial.
A Croácia, que já havia surpreendido na fase de grupos, mostrou definitivamente que não foi à Dinamarca a passeio, chegando pela primeira vez em uma semifinal de um grande torneio mundial como é o caso do Europeu. Enfrentará a França, atual campeã da competição e medalha de prata na Olimpíada na Rio/2016.
A outra semifinal será um clássico escandinavo, entre Noruega, única seleção com 100% de aproveitamento até aqui, e Dinamarca. A Noruega ganhou sete vezes a competição, enquanto a Dinamarca conquistou três vezes o título. Holanda, atual campeão mundial, e Rússia, campeão olímpica na Rio/2016, lutam pelo quinto posto.
A seguir, um resumo da última rodada da segunda fase do Europeu feminino de seleções, feito pela IHF...
Ainda restam cinco partidas no EHF EURO 2020 feminino da Dinamarca, em uma competição que já trouxe surpresas para os azarões e partidas emocionantes. Apenas uma semifinalista do Campeonato Mundial Feminino da IHF 2019 - a Noruega - avançou para o fim de semana final decisivo em Herning. Os vencedores do EHF EURO 2016 são acompanhados por Croácia, Dinamarca e França.
Apesar de ter perdido uma medalha no Mundial do Japão 2019, a Noruega se recuperou e ostenta um recorde perfeito no EHF EURO 2020 até agora e, com isso, garantiu uma vaga nas semifinais. Esta é a quinta vez em sua história que a potência nórdica não perde um jogo antes das semifinais, pois venceu o torneio após inícios impecáveis em 1998, 2004, 2006 e 2016.
Com a melhor marcadora do torneio, Nora Mørk, de volta após duas lesões devastadoras, a Noruega marcou 205 golos, um recorde para os primeiros seis jogos no EHF EURO, enquanto sofreu apenas 136 gols, ostentando o melhor ataque e a melhor defesa da competição.
Classificação do grupo I, segunda fase do torneio...
Dominando o Grupo II, a Noruega venceu os campeões mundiais Holanda 32:25, Croácia 36:25 e Hungria 32:21 na rodada principal, tendo vencido todos os jogos com pelo menos oito gols em toda a competição. Será um confronto nórdico na segunda semifinal, já que a Dinamarca avançou para o final de semana do EHF EURO pela primeira vez desde 2016.
O time dinamarquês teve um jogo imperdível contra a Rússia na terça-feira, que venceu enfaticamente, 30:23, tirando as medalhistas de bronze do Mundial do Japão de 2019 da disputa, completando uma varredura na rodada principal, naquela competição, após derrotar a Suécia por 24:22, o Japão, e as medalhistas de prata, Espanha, por 34:24. As duas equipes já se defrontaram nas semi-finais do EURO EHF, há dez anos, também em Herning, onde a Noruega obteve uma vitória retumbante, por 29:19.
Classificação final no grupo II, segunda fase do torneio...

A França, detentora do título do EHF EURO, também está em grande forma, pois estendeu a invencibilidade no EHF EURO para 12 jogos, vencendo o Grupo I depois de duas vitórias, 26:25 contra a Espanha e 31:25 contra a Suécia, e um empate com a Rússia. 28:28.
A França enfrentará o azarão Croácia na primeira semifinal, com as croatas garantindo o melhor resultado de sua história no EHF EURO.
Apesar da derrota de 25:36 para a Noruega, a Croácia avançou para o fim de semana final após duas vitórias, 25:20 contra a Romênia e 23:20 contra a Alemanha, com uma mistura de defesa corajosa e ataque eficiente.
A Holanda, campeã mundial, pagou o preço pelas duas derrotas na fase de grupos, contra a Sérvia, 25:29, e a Croácia, 25:27. Apesar de vencer seus dois últimos jogos na rodada principal contra a Alemanha, 28:27, e a Romênia, 35:24, a equipe de Emannuel Mayonnade não conseguiu avançar para as semifinais - uma façanha que haviam conquistado em todos os campeonatos importantes desde o IHF Feminino de 2015 e no Campeonato Mundial. A Holanda enfrentará a Rússia na partida de classificação 5/6 na sexta-feira, uma revanche da semifinal do Japão 2019 elétrica, que os holandeses venceram, por 33:32.
Resultados da última rodada da segunda fase do Europeu feminino...
Croácia, Dinamarca, França e Noruega também garantiram suas vagas para o Campeonato Mundial Feminino da IHF em dezembro de 2021, juntando-se à campeã mundial Holanda e à anfitriã Espanha.
As duas semifinais acontecem na sexta-feira, 18 de dezembro, com o vencedor sendo coroado no domingo, 20 de dezembro.
Mais informações sobre o Women's EHF EURO 2020 podem ser encontradas no site oficial.
Galeria de fotos com lances de atletas das quatro semifinalistas do Europeu feminino...
Noruega
Dinamarca
Croácia
França
Com informações, fotos e logomarcas da IHF e EHF.
Commentaires