top of page
Buscar

Croácia é a grande sensação na fase de grupos no Europeu feminino de seleções

  • Cláudio Moura
  • 9 de dez. de 2020
  • 4 min de leitura


Terminou, na terça-feira (8), a fase de grupos do Europeu feminino de seleções, que está sendo jogado na Dinamarca. Foi uma fase de uma maioria de jogos muito equilibrados, que teve como grata surpresa a Croácia, que mesmo com uma boa seleção nunca chegou a ser uma das seis maiores forças continentais.


Na segunda fase, que começa na quinta- feira, 10 de dezembro, avançaram as três primeiras de cada grupo totalizando 12 seleções, que estarão divididas em dois grupos de seis equipes. Num estarão as três primeiras dos grupos A e B, enquanto no outro o mesmo ocorre com as seleções do grupos C e D. Apenas Sérvia, República Tcheca, Eslovênia e Polônia ficaram pelo caminho.


Na segunda fase, as equipes jogam três partidas cada e carregam os pontos da fase de grupos, jogando apenas com as adversárias que ainda não cruzaram no torneio. Ao final, as duas primeiras de cada grupo fazem as semifinais, enquanto as duas terceiras colocadas disputam a quinta colocação. De sétimo ao décimo sexto lugares, as colocações finais se dão pelo escalte de cada equipe na competição. Rússia, França, Croácia e Noruega levam vantagem na próxima fase, pois tiveram 100% de aproveitamento nas partidas válidas pelos seus respectivos grupos.


Como ficaram os grupos na segunda fase...





A seguir, um balanço completo de como foi a fase de grupos do Europeu feminino de seleções, em matéria produzida pela IHF...


Depois de 24 partidas muito disputadas, a fase de grupos do EHF EURO 2020 feminino, na Dinamarca, foi concluída na terça-feira, 8 de dezembro, com 12 equipes avançando para a fase principal - entre essas 12 estão todas as quatro equipes que disputaram as semifinais do IHF Women's World 2019 Campeonato no Japão.


Quatro equipas - França, Rússia, Croácia e Noruega - continuam a ter um registo perfeito na competição, vencendo os três primeiros jogos e somando quatro pontos na fase principal, que decorrerá na quinta-feira, 10 de Dezembro, em Herning e Kolding.


De volta ao topo depois de registrar sua pior colocação em 20 anos no EHF EURO 2018 na França (quinto lugar), a Noruega tem o melhor ataque da competição, marcando 105 gols em seus três jogos contra Polônia, Alemanha e Romênia com um excelente +40 diferença de gols.


Comandada pela colíder em gols marcados no torneio até o momento, Nora Mørk (22 gols), o time norueguês parecia imperturbável, exibindo seu estilo característico de combinar boa defesa com contra-ataques e um ataque muito efetivo.



A França, detentora do título, também impressionou com a sua defesa de classe mundial, sofrendo apenas 60 golos nos seus jogos, o que permitiu à equipa de Olivier Krumbholz obter vitórias convincentes sobre Montenegro, Eslovénia e Dinamarca.


Um tanto surpreendente, a atual campeã mundial Holanda passou por uma montanha-russa de emoções antes de selar sua vaga na rodada principal com uma vitória no jogo final contra a Hungria, por 28:24, após perder seus dois primeiros jogos contra Sérvia e Croácia.


Enquanto potências tradicionais como Noruega, Rússia, França ou Dinamarca selaram sua vaga na rodada principal após dois jogos com vitórias convincentes, foi a Croácia que conquistou o torneio.

Com jogadores importantes de fora devido à pandemia de COVID-19, a Croácia desempenhou o seu papel como azarão perfeito, vencendo os seus primeiros três jogos e com grandes hipóteses de garantir a sua primeira vaga nas semifinais no EHF EURO.


Croácia, a grande sensação da fase de grupos


As 12 equipes que chegaram à fase principal estão agora se preparando para outro conjunto de três jogos cada, com o Grupo I sendo hospedado em Herning e o Grupo II em Kolding.

No Grupo I, França e Rússia iniciam a rodada principal com o número máximo de pontos, quatro, seguidos da anfitriã Dinamarca, com dois pontos, Suécia e Espanha, com um ponto, e Montenegro, com zero pontos.


A Espanha, finalista do Campeonato Mundial Feminino IHF de 2019, estava à beira da eliminação na fase de grupos, mas conseguiu uma recuperação contra a República Tcheca no jogo final da fase de grupos, terminando o jogo com uma sequência de 10: 2 que selou sua vitória por 27:24 .


Ainda há muito por jogar no Grupo II, onde Noruega e Croácia lideram com quatro pontos, seguidos por Alemanha e Holanda com dois pontos cada, enquanto Romênia e Hungria têm uma montanha para escalar, com zero pontos antes dos primeiros jogos na rodada principal.


Eslovênia, República Tcheca, Polônia - assim como há dois anos - foram eliminadas na fase de grupos, junto com a Sérvia, que terminou em 11º lugar em 2018. A partir da rodada principal, as duas primeiras equipes de cada grupo seguirão para as semifinais, que serão disputadas em Herning na sexta-feira, 18 de dezembro.

Mais informações sobre o Women's EHF EURO 2020 estão disponíveis no site oficial.


Obs: aqui o link para que você possa acessar a EHTV, onde pode-se assistir todas as partidas da principais competições europeias, inclusive aos Jogos da Liga feminina de seleções. Basta abrir uma conta com o seu próprio e-mail e senha.




A seguir, uma seleção de fotos da última rodada da fase de grupos, realizada na Terça-feira, oito de dezembro...















Com informações, logomarcas, fotos e tabelas da IHF.

 
 
 

Comments


bottom of page