Covid-19: EUA e República Tcheca desistem do Mundial Masculino do Egito; Brasil tem mais dois casos
- Cláudio Moura
- 13 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
A bruxa continua correndo solta às vésperas do começo do Mundial Masculino do Egito, que terá sua primeira partida, hoje, quarta-feira, 13 de janeiro, entre Egito e Chile, pelo grupo G. As seleções dos Estados Unidos e da República Tcheca anunciaram na terça-feira, 12 de janeiro, suas respectivas desistências da competição.
Os Tchecos, que iriam jogar no grupo G, com 12 casos confirmados da covid-19, um dia antes da viagem para o Egito, comunicaram junto à IHF sua desistência. O mesmo ocorreu com os Estados Unidos, que tiveram 18 dos 20 atletas selecionados com provas positivas para a covid-19, mesmo que todos estejam assintomáticos.
Conforme prevê o regulamento do mundial, a IHF convocou de imediato as seleções da Macedônia do Norte e a da Suíça pelo critério de ranqueamento. As duas seleções testaram seus jogadores e comissões técnicas e com resultados negativos viajam ainda hoje (13/01) para o Egito.
Os Estados Unidos, que estavam no grupo E ao lado de Noruega, França e Áustria, serão substituídos pela Suíça, enquanto a República Tcheca, que estava no grupo G ao lado de Egito, Suécia e Chile, terá a Macedônia do Norte em seu lugar.
Seleção dos Estados Unidos (foto de arquivo)
Os Tchecos, que também desistiram do Mundial do Egito
Duas novas baixas na seleção brasileira
Seleção brasileira treinando em Portugal. Foto: site Tchê Esportes
Depois do cortes do pivô Matheus Silva, com fratura em uma das mãos, e do goleiro Leonardo Ferrugem, com covid-19, a terça-feira (12/01) também não foi de boas notícias para o Brasil. O lateral esquerdo defensivo Thiagus Petrus e o técnico Marcus Tatá também testaram positivo um dia antes do grupo viajar para o Egito, o que ocorre nesta quarta-feira, 13 de janeiro.
Como fica o cronograma da seleção para os próximos dias, segundo apuração do site Tchê Esportes...
O lateral esquerdo Thiagus Petrus ficará em quarentena em Rio Maior/Portugal e não terá substituto, pelo menos num primeiro momento. Thiago Ponciano vai fazer a função defensiva que caberia a Petrus. O supervisor Rafael Akio será substituído por Álvaro Casagrande, supervisor da Seleção Feminina. O fisioterapeuta Daniel dos Santos dará lugar a Fabrício Lisboa. Álvaro e Fabrício viajaram nesta terça-feira (12/jan) à noite para o Cairo.
O médico da Seleção, Dr. Alexandre Paiva, viajou ao Cairo na noite da terça-feira (12/jan). O preparador físico Claudio Machado e o analista de desempenho Luan Monteiro ficam trabalhando remotamente com a equipe diretamente de Portugal. O técnico Marcus Tatá Oliveira ficará em contato com os auxiliares Leonardo Bortolini e Giancarlos Ramirez, que comandarão a Seleção nas primeiras partidas da fase de grupo. Os infectados da comissão técnica e o jogador Thiagus Petrus continuarão a ser monitorados e realizarão novo teste em 14 de janeiro, quinta-feira, em Portugal.
Seleção reunida em Portugal, antes da viagem para o Egito
Elenco: Goleiros
CESAR ALMEIDA “BOMBOM” (Fenix Toulous/França) MAIK FERREIRA DOS SANTOS (Taubaté/SP) RANGEL LUAN DA ROSA (Clube de Handebol da Cidade de Logroño/ Espanha)
Centrais
HENRIQUE SELICANI TEIXEIRA (CSM Bucharesto/Romênia) JOAO PEDRO FRANCISCO DA SILVA (Clube de Handebol Puente Genil/Espanha) ARTHUR PATRIANOVA (Atletico Valladolid/Espanha)
Laterais Direito
GUSTAVO CESAR RODRIGUES (Pontault-Combault Hanball/França) JOSÉ GUILHERME DE TOLEDO (CS Minaur Baia Mare/Romênia)
Laterais Esquerdo
HANIEL VINICIUS INOUE LANGARO (Barcelona/Esapnha) LEONARDO DUTRA (Orlen Wisla Plock/Polônia) THIAGO PONCIANO (Clube de Handebol da Cidade Encantada/Espanha) JOSÉ LUCIANO COSTA (Benfica/Portugal)
Pivôs
GUILHERME BORGES "Santista" (Taubaté/SP) ROGERIO MORAES FERREIRA (Veszprém/Hungria) VINICIUS SANTOS TEIXEIRA (Taubaté/SP)
Pontas Direita
FABIO ROCHA CHIUFFA (South Dobrogea Constanta/Romênia) RUDOLPH HACKBARTH (Clube de Handebol da Cidade de Logroño/Espanha)
Pontas Esquerda
CLEBER ANTONIO DE ANDRADE (Taubaté/SP) FELIPE BORGES DUTRA RIBEIRO (US Créteil Handball/França)
Comissão Técnica:
Marcus Oliveira “Tatá” – técnico (trabalho remoto) Giancarlos Ramirez – auxiliar técnico Leonardo Tezelli Bortolini – auxiliar técnico Claudio Machado – preparador físico (trabalho remoto) Fabrício Lisboa – fisioterapeuta Luan Monteiro – analista de desempenho (trabalho remoto) Álvaro Casagrande – supervisor
Obs: a situação de Thiagus Petrus será resolvida nos próximos dias; por ora não foi informado se outro jogador será chamado em caso de corte.
Com informações, arte e fotos da IHF e do site Tchê Esportes.
Comments