Começa na Dinamarca a Décima quarta edição do Europeu feminino de seleções
- Cláudio Moura
- 3 de dez. de 2020
- 3 min de leitura

Começa nesta quinta-feira, 3 de dezembro, em duas cidades dinamarquesas (Kolding e Herning), a décima quarta edição do europeu feminino de seleções, reunindo as 14 melhores seleções do continente, divididas na primeira fase em quatro grupos de quatro países.
O evento originalmente estava programado para ser disputado na Dinamarca e na Noruega, mas devido ao aumento de casos de covid- 19, na Noruega, nos últimos dois meses, a Federação Europeia de Handebol decidiu que o torneio será disputado somente na Dinamarca.
França, atual campeã europeia
Todas as campeãs desde 2004, ano da primeira edição...
Noruega: sete títulos
Dinamarca: três títulos
Hungria, Montenegro e França: um título cada
A seguir, matéria completa sobre o assunto, produzida pela IHF...
O EHF EURO 2020 feminino começa na quinta-feira, 3 de dezembro, na Dinamarca, com 16 dos melhores da Europa. Originalmente, o torneio de 47 partidas foi programado para ser cosediado pela Dinamarca e pela Noruega, com a última perdendo o direito, devido à contínua situação de saúde causada pela pandemia COVID-19. Como resultado, todos os jogos serão disputados na Dinamarca, em Herning e Kolding.
As 16 equipes foram divididas em quatro grupos de quatro, com as três primeiras equipes de cada grupo avançando para a fase da rodada principal, com dois grupos de seis equipes. As duas primeiras equipes de cada grupo avançam para as semifinais, cujos vencedores terão a chance de lutar pelo lugar do pódio no dia 20 de dezembro, em Herning.
O sorteio realizado em Viena no dia 18 de junho, resultou nos seguintes grupos:
Grupo A: França (FRA), Dinamarca (DEN), Montenegro (MNE), Eslovênia (SLO) Grupo B: Rússia (RUS), Suécia (SWE), Espanha (ESP), República Tcheca (CZE) Grupo C: Holanda ( NED), Hungria (HUN), Sérvia (SRB), Croácia (CRO) Grupo D: Romênia (ROU), Noruega (NOR), Alemanha (GER), Polônia (POL)
A atual campeã França quer repetir a façanha de 2018, com a conquista do primeiro troféu feminino da EHF EURO. No entanto, várias equipes procuram desafiar os franceses, cujos preparativos foram prejudicados por lesões de jogadores importantes.
A Holanda, campeã mundial, está entre essas seleções, buscando seu primeiro título feminino do EHF EURO - embora a equipe de Emmanuel Mayonnade não tenha a jogadora mais valiosa do Campeonato Mundial Feminino de 2019, a zagueira Estava na Polman, que sofreu uma lesão no final da temporada em setembro.
Depois de terminar em quinto há dois anos, seu pior resultado em 20 anos no EHF EURO Feminino, a Noruega busca o ouro novamente. Liderada pela capitã e atual Jogadora Mundial Feminina do Ano da IHF, Stine Bredal Oftedal, e dando as boas-vindas à lateral-direita Nora Mørk após várias lesões, a equipe norueguesa espera somar a oitava medalha de ouro recorde à sua contagem.
A melhor jogadora mundial feminina do ano da IHF, Stine Bredal Oftedal (foto abaixo), parece levar a Noruega a mais um campeonato europeu. A anfitriã Dinamarca também quer acabar com a seca, conquistando a última medalha do EHF EURO em 2004, quando ficou em segundo lugar, perdendo a final contra a Noruega.
As últimas notícias e resultados estarão disponíveis no site EHF EURO 2020 . Todas as partidas serão transmitidas ao vivo e gratuitamente no EHFTV.com , com restrições de geobloqueio em vigor.
Arenas onde serão disputadas as partidas...
Arena Jysk Bank Box, em Herning, com 15 mil lugares
Arena Sydbank, em Kolding, com 5 mil e 100 lugares

Com fotos, logomarcas e informações da IHF e da EHF.
Comments