top of page
Buscar

Casos de covid-19 levam CBHb a suspender finais da Liga masculina 2020

  • Cláudio Moura
  • 21 de dez. de 2020
  • 3 min de leitura


Infelizmente, na hora da decisão da Liga nacional de handebol masculino, com a disputa do terceiro lugar e do título, na noite do domingo, 20 de de dezembro, atletas do EC Pinheiros e alguns árbitros testaram positivo para a covid-19.


A organização da Liga, acertadamente, suspendeu a competição. Os jogos vinham ocorrendo na cidade de Arujá/SP, desde da última terça-feira, 15 de dezembro, numa "Bolha" especialmente montada para o evento, com todas as regras sanitárias rigorosamente sendo cumpridas.


Justamente na melhor fase final de uma Liga masculina, a de 2020, com excelente nível técnico das equipes, a pandemia veio a paralisar o maior evento do handebol masculino de clubes. Agora resta aguardar quando serão jogadas as duas partidas finais. A CBHb e os clubes envolvidos devem se pronunciar sobre o impasse nos próximos dias.



A seguir, um resumo do último dia da Liga masculina de handebol, realizada em Arujá/SP, com o texto do site Olimpíada Todo o Dia...



No domingo (20/dez), o que era para ser de celebração pelas finais da Liga Nacional de Handebol 2020, em Arujá (SP), acabou virando preocupação. Depois de um atleta do Esporte Clube Pinheiros (SP) sentir-se mal, a comissão técnica resolveu testar toda a equipe e sete casos positivos para a doença foram confirmados. Seis membros da comissão de arbitragem também deram positivo para a doença.


“A primeira providência foi tentar tirar o máximo de pessoas que estavam sendo afetadas e, como deu sete (casos) no mesmo time, cancelamos os jogos. Primeiro tivemos que organizar para não ter aglomeração, porque todo mundo começou a chegar para questionar, para saber. Todo mundo do staff fez o teste e deu negativo. Algumas pessoas podem ter dado negativo para a Covid porque ainda não tinha desenvolvido no corpo do atleta. Isso é o que a gente acredita. Toda a segurança necessária a gente estava fazendo”, explica Lucila Vianna, diretora técnica da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).



Depois de ter sido informada dos primeiros casos, a organização da CBHb decidiu pela suspensão das partidas das finais, já que o Pinheiros tinha jogado contra a equipe do Nacional (SC) no dia anterior. Em comunicado, a CBHb esclareceu que “a suspensão da partida visa a segurança de atletas, membros de comissão técnica, árbitros, mesários, voluntários e demais profissionais envolvidos com a competição hospedados no complexo esportivo de Arujá, local que recebe o evento desde o dia 13 de dezembro.” E ressalta ainda que o Comitê Gestor de Crise estará reunido para definir o futuro da competição e definir uma nova data para as partidas que foram suspensas.


“Sobre as disputas, ainda vamos nos reunir para decidir o que fazer, porque em princípio não tínhamos muita cabeça para resolver isso. Primeiro tínhamos que cuidar de quem estava infectado. Amanhã (segunda) vamos nos reunir com calma, chamar os técnicos envolvidos. No momento não temos uma decisão para resolver a situação”, completa Lucila.



Vale lembrar que a Liga foi disputada em formato de “bolha, ou seja, todas as pessoas que tiveram acesso ao local realizaram o teste PCR e, depois de ingressarem no local, em Arujá, não poderiam ter mais contato com ninguém de fora. Como o Pinheiros foi o primeiro clube que realizou testes durante a competição, pode haver ainda outros casos em outras equipes. Eles imediatamente isolaram os atletas e providenciaram o retorno em separado do restante do elenco, que vai ser re-testado na quarta-feira (23/dez).


Depois de saberem o que ocorreu, outras equipes também foram fazer testes para terem certeza da condição de saúde de seus atletas e comissões. A equipe do Carajás (PA) informou que todos foram testados e deram negativo. “O Carajás adotou também um protocolo de saúde e segurança próprio, para reforçar as medidas”, diz a postagem na rede social do time paraense, informando que todas as medidas de segurança impostas pela CBHb foram cumpridas à risca.


Apesar o cancelamento da final e da disputa de terceiro lugar por conta dos casos de coronavírus, outras quatro partidas aconteceram para definir as outras colocações na tabela. A nota da CBHb afirma que isso ocorreu após consulta à medica responsável da entidade, a doutora Pauline Bittencourt.

O Vikings Campos venceu o Manauense pelo placar de 37 a 16 e fechou a competição com a 11ª colocação. A equipe de Manaus conclui na 12ª posição. Na sequência, o Cascavel fez 29 a 17 no São Carlos Unicep e terminou a Liga na 9ª colocação, uma posição acima do adversário do interior paulista. Pouco depois, o Londrina bateu o Corinthians por de 31 a 30 e terminou na sétima colocação. O Timão ficou em oitavo. Fechando a ação no domingo, o Itajaí venceu GHC Caic pelo placar de 31 a 30 e ficou com a 5ª colocação da Liga Nacional de Handebol, deixando o rival em sexto lugar.


Lance da disputa do quinto lugar: Itajaí/SC x GHC/PI







Com foto, arte e logo da Liga, site Tchê Esportes; demais ilustrações baixadas da internet.

 
 
 

Comments


bottom of page