Brasil vence Coreia do Sul e está perto da vaga para Tóquio/2021
- Cláudio Moura
- 14 de mar. de 2021
- 2 min de leitura

Pela segunda rodada do grupo 1 do pré-olímpico masculino de handebol, que está sendo disputado em Montenegro, O Brasil se reabilitou da derrota sofrida na estréia para a Noruega, e venceu na tarde do sábado(13/03) a Coreia do Sul por 30 a 24 (13 a 9, para o Brasil, no primeiro tempo). Foi um jogo em que coletivamente o Brasil esteve muito bem, especialmente na defesa. O técnico Marcus Tatá usou até perto dos 20 minutos uma defesa 5+1, que permitia por vezes que a primeira linha de ataque da Coreia do Sul, muito rápida, driblasse a defesa brasileira e marcasse alguns gols.
O Brasil começou bem efetivo no jogo e chegou a uma parcial de 4 a 1 com menos de quatro minutos. Porém, algumas bolas desperdiçadas no ataque brasileiro deram chance aos sul-coreanos encostarem no placar e empatar em 5 gols aos nove minutos. Até os 17 minutos, a Coreia do Sul esteve na frente com um gol a mais 7 a 6. Foi então que Marcus Tatá pediu tempo e mudou a forma do Brasil defender, com um 6/0 clássico e com muita movimentação, o que inibiu e dificultou a Coreia do Sul de atacar com a barreira mais agressiva, já que os asiáticos arremessam pouco de média e de longa distâncias.
Com a mudança tática, o Brasil melhorou e o ataque começou a ter mais efetividade, acabando o primeiro tempo num 13 a 9. O Brasil continuou melhor e mais concentrado no segundo tempo. Os goleiros César Bombom e Leonardo Ferrugem defenderam um total de 13 bolas, o que ajudou muito no placar final. O ponta direita Fábio Chiuffa foi o goleador da partida com 7 gols. Mesmo ainda errando alguns movimentos no ataque e com períodos de irregularidade ofensiva, o Brasil fez um bom jogo e mereceu a vitória por 30 a 24.

Com a vitória da Noruega sobre o Chile por 38 a 23, no outro jogo do grupo 1, os nórdicos praticamente carimbaram seus passaportes a Tóquio/2021. O Brasil garante vaga com uma vitória simples contra o Chile. Caso empate ou até perca, desde que a Coreia do Sul não vença e nem empate com o Noruega, e a suposta derrota para o Chile seja de no máximo gols, o Brasil também se classifica.
O clássico sul-americano ocorre às 13h e 30min do domingo (14/03) com os chilenos querendo fazer história novamente em cima do Brasil, como na semifinal dos Jogos Pan-Americanos de Lima/2019, quando o Chile ganhou por 32 a 29, tirando o Brasil da final daqule torneio, o que só havia ocorrido uma única vez em Indianápolis/1987, quando a final foi entre Cuba e Estados Unidos, com o ouro ficando para a equipe da casa. Foi a primeira vez que o handebol foi incluído nos Jogos Pan-Americanos.
Resultados dos grupos 2 e 3 na segunda rodada...
2)
Croácia 25 x 24 Portugal
França 40 x 29 Tunísia
3)
Alemanha 36 x 27 Eslovênia
Suécia 36 x 25 Argélia
Obs: das 12 seleções que disputam o pré-olímpico, somente as africanas Tunísia e Argélia não têm mais chances matemáticas de classificação.

Galeria de fotos da grupo 1...
Brasil x Coreia do Sul

Noruega x Chile
Com fotos e arte da IHF.
Comentários