Brasil vence a Argentina e se classifica para as quartas de final do mundial feminino da Espanha
- Cláudio Moura
- 11 de dez. de 2021
- 3 min de leitura

Brasil e Argentina fizeram um clássico muito movimentado na tarde da sexta-feira, 10 de dezembro, pela segunda rodada da segunda fase do mundial feminino, grupo 4, que está sendo jogado na Espanha, na cidade de Torrevieja.
As argentinas surpreenderam o sete verde amarelo ao fazer uma parcial de 3 a 1, aos 8 minutos do primeiro tempo. O técnico Cristiano Rocha pediu um tempo técnico e arrumou a casa. Aos poucos, o Brasil voltou para o jogo e aos 18 minutos passou à frente com um 8 a 7. O primeiro tempo terminou com as brasileiras três gols à frente, 12 a 9, mas com a partida equilibrada.
O Brasil voltou bem para o segundo tempo com a goleira Bárbara Arenhart (foto abaixo) em grande jornada, defendendo 17 bolas e sendo eleita a MPV da partida. Pelo Brasil, Pati Matieli, armadora central, foi o grande destaque marcando sete gols. A lateral direta Malena Cavo e a goleira Marissol Caratu foram os destaques da seleção alviceleste.

No domingo, 12 de dezembro, às quatro e meia da tarde, o Brasil decide com a Espanha quem fica com o primeiro lugar no grupo 4; ambas as seleções têm cinco jogos e cinco vitórias, estando já entre as oito melhores do mundo.

A seguir, matéria sobre o jogo Brasil x Argentina feita pela IHF...
O Brasil precisava evitar uma derrota contra seus rivais continentais para reservar a passagem para a próxima fase e, após um início lento, reivindicou a iniciativa e comemorou sua quinta vitória consecutiva na Espanha 2021.
GRUPO RODADA PRINCIPAL IV
Argentina x Brasil 19:24 (10:13)
As duas seleções sul-americanas têm uma rivalidade de longa data e, embora o Brasil pareça ter mais qualidade, a Argentina tentou assumir o controle logo no início do jogo graças ao seu moral e determinação. E conseguiram, já que Luciana Mendoza, Lucia Dalle Crode e Elke Karsten marcaram três gols sem resposta para colocar o time de Eduardo Gallardo na frente, 3 a 0. O técnico do Brasil, Cristiano Silva, pediu seu primeiro tempo debitado antes que Patricia Matieli abrisse a conta do time aos 7 minutos. Alguns minutos depois, os atuais campeões da América do Sul e Central empataram em 3: 3, mas uma luta acirrada e emocionante continuou enquanto o as rivais trocaram gols, com Pati Matieli marcando cinco dos sete primeiros do Brasil.
Apenas no minuto 18, Giulia Guarieiro deu aos brasileiros sua primeira vantagem, 8: 7, e quando Barbara Arenhart começou a parar um tiro após o outro, seu time usou uma corrida de 4: 0 para se livrar de 12: 8 antes que a Argentina reduzisse ligeiramente o intervalo ao intervalo. "Esperávamos um jogo difícil, porque a Argentina vinha jogando um bom torneio. Mas estávamos mentalmente fortes e conseguimos vencer", disse Cristiano Silva.
A Argentina, que tinha poucas chances de chegar às quartas de final, basicamente não tinha nada a perder, pois já havia feito história ao passar para a fase principal. O Brasil parecia estar com mais pressão sobre os ombros e lutou novamente após o reinício do segundo tempo. Mas, apesar de cometer muitos erros, a equipe de Silva continuou em vantagem, vencendo a 20:16 no meio do segundo tempo. No entanto, muitas vezes pararam suas adversárias com faltas, e a Argentina marcou oito pênaltis ao longo da partida, convertendo seis deles.
“Estou feliz pelo Brasil, é um orgulho do nosso continente ter chegado às quartas de final. Eles nos venceram pela experiência e qualidade de algumas jogadoras, mas estou feliz com o desenvolvimento da minha equipe”, disse Eduardo Gallardo. No geral, os dois lados dificilmente podem se orgulhar de sua eficiência de chute, mas ainda assim, o Brasil teve uma eficiência de 52% em comparação com os 39% da Argentina. Mas enquanto a equipe de Gallardo continuou sua resistência e diminuiu a diferença para 19:21 a 10 minutos do apito final, o Brasil resistiu à tempestade e Arenhart negou qualquer gol à Argentina no tempo restante.
Galeria de fotos...





Resultados dos grupos 3 e 4 na segunda fase do mundial feminino da Espanha, além dos jogos da "President's Cup", o torneio de consolação, na sexta-feira, 10 de dezembro...

Partidas do sábado, 11 de dezembro...

Fotos e logomarcas, IHF; arte, site 7 Metros, Hand Total.
Comments