top of page
Buscar

Brasil perde para o Croácia na disputa do título do torneio feminino "Hep Handball Cup"

  • Cláudio Moura
  • 16 de abr. de 2021
  • 3 min de leitura

Arte: site Sete metros, Handebol total


Brasil e Croácia fizeram na tarde da sexta-feira, 16 de abril, a final do torneio triangular de handebol feminino, "Hep Handball Cup", realizado na cidade de Poroc, na Croácia. Foi uma partida muito equilibrada e com as defesas prevalecendo sobre os ataques, num jogo muito físico.


O primeiro tempo foi rigorosamente igual, como demostra o placar ao intervalo. Poucos erros coletivos de ambas as equipes. O Brasil só teve um destaque individual, a lateral esquerda Bruna de Paula, que foi a goleadora do sete brasileiro com cinco gols. O Brasil não sofreu apagões e perdeu a partida nos detalhes.


Diferentemente da Croácia, Jorge Dueñas, técnico do Brasil, rodou muito o banco brasileiro e deu minutos preciosos a todas atletas. As goleiras Gabriela Moreschi e Renata Arruda defenderam juntas onze ataques das croatas, enquanto a goleira do time da casa, Pijevic, defendeu igualmente onze bolas.


O Brasil perdeu a partida quando deixou a Croácia abrir três gols a doze minutos do fim do jogo. Depois disso, as seleções trocaram gols e o placar final apontou um ajustado 24 a 21 para as croatas. A gigante de dois metros e quatro de altura, Camila Micijevic (foto abaixo), a mais alta atleta do handebol profissional mundial, fez a diferença marcando seis gols.


O Brasil poderia perder por até 2 gols de diferença que ficaria com o título pelo saldo de gols. Portanto, faltou a Croácia marcar um gol a menos. O saldo foi positivo: vitória sobre a atual campeã mundial, a Holanda por 25 a 19; e um bom jogo com a Croácia, mesmo com a derrota. O grupo não teve altos e baixos e se manteve competitivo nas duas partidas. Portanto, boas expectativas para Tóquio/2021.


C. Micijevic, a simpática gigante croata (foto: arquivo Gettyimages)


A seguir, um resumo do jogo feito pela Assessoria de Imprensa da CBHb...


O Brasil conquistou a medalha de prata do HEP Croacia Cup 2021, nesta sexta-feira, na Croácia. A Seleção Brasileira não venceu o último jogo, contra as donas da casa, e terminou com o segundo lugar do pódio. A Croácia terminou com a medalha de ouro, com duas vitórias. O time brasileiro fechou a competição com uma vitória contra a Holanda, por 25x19, e uma derrota para as campeãs, por 21x24. Apesar de não ter chegado ao título, o técnico Jorge Dueñas considerou a participação da equipe como positiva, principalmente pelo fato de ele ter tido mais uma oportunidade de avaliar o elenco e o que precisa ser corrigido para os Jogos Olímpicos de Tóquio.



O jogo começou com as seleções investindo em uma defesa forte, com as duas equipes buscando anular as principais armas do adversário. O Brasil tentava explorar a velocidade, mas encontrava dificuldade em romper o paredão croata. Já as donas da casa buscavam a qualidade da sua principal atleta, a gigante Micijevic, que terminou por ser a principal atleta da Croácia na primeira etapa. No nosso lado, Duda Amorim, Tamires e Samara fechavam a frente do gol de Gabi. O sistema defensivo das duas seleções obrigou os dois times arriscarem mais no ataque, o que fez com que acontecessem mais erros e arremessos forçados. E esse equilíbrio se manteve até o final. A única vez que o Brasil conseguiu abrir dois gols de diferença, no 10x8, a Croácia logo empatou mais uma vez, mantendo-se desta forma até o final, no 12x12.


No segundo tempo, a tônica foi a mesma. Duas defesas fortes e dois ataques tentando de todas as formas chegar ao gol. No lado do Brasil, a velocidade que o técnico Jorge Dueñas pedia ainda nos primeiros 30 minutos do confronto chegou com Bruna de Paula, que marcou cinco gols e terminou como artilheira da partida. O que o Brasil não esperava era uma segunda etapa tão eficiente da goleira adversária. Quando a equipe conseguia chegar para o arremesso, ela fechava atrás. No final, após uma constante igualdade no placar, a Croácia abriu três gols e fechou em 21x24.


“Fizemos um jogo contra a Holanda muito forte e desgastante. Hoje, senti a equipe cansada. Perdemos algumas chances de gols e terminamos sem a vitória. De qualquer forma, gostei da nossa participação. O torneio foi uma ótima preparação para os Jogos Olímpicos. Pude avaliar ainda mais as atletas em ação e esses momentos são importantes nesta fase preparatória”, afirmou o técnico do Brasil, Jorge Dueñas. Além de Bruna (5), também marcaram para o Brasil: Adriana (4), Duda Amorim (3), Samara (2), Tamires (2), Jaqueline (2), Larissa (2) e Mari (1). O Brasil permanece na Croácia até o domingo, quando as atletas retornam para seus respectivos clubes.


Compacto da final do torneio "Hep Handball Cup"...



Galeria de fotos...







Fotos, Federação Croata de Handebol; vídeo, You Tube.


 
 
 

コメント


bottom of page