Brasil estreia com vitória categórica no mundial feminino da Espanha
- Cláudio Moura
- 3 de dez. de 2021
- 3 min de leitura

Arte, site 7 Metros, Handebol Total
O Brasil fez uma estreia de luxo no mundial feminino da Espanha, na quinta-feira, 2 de dezembro, com uma partida quase que perfeita diante da terceira colocada no último europeu de seleções, a Croácia, devolvendo a derrota que havia sofrido num amistoso antes da Olimpíada de Tóquio/2021.
Lideradas por Bruna de Paula e Ana Paula Rodrigues, o sete brasileiro atacou muito bem e defendeu melhor ainda, com a goleira Babi Arenhart defendendo 12 bolas e ajudando a garantir a vitória, que no primeiro tempo foi por 18 a 12.
As croatas até tentaram reagir no segundo tempo, mas o Brasil reagiu sempre com muitos gols e muita regularidade nas suas ações, com Bruna de Paula sendo eleita a melhor em quadra a artllheira do jogo com sete gols.
O Brasil volta a jogar sábado, 4 de dezembro, às 14h e 30mim, contra o Japão, que também estreou com vitória diante do Paraguai por 40 a 17. O grupo G está sendo disputado na cidade de Castelló.

A seguir, um resumo feito pela IHF da primeira partida feita pelo Brasil no mundial da Espanha...
Um ano afastada depois de seu melhor desempenho, terceiro lugar no EHF EURO 2020 feminino, a Croácia foi interrompida no início de sua volta no Campeonato Mundial Feminino IHF, sofrendo uma grande derrota, 25:30, contra o Brasil.
A equipe sul-americana começou o Campeonato Mundial Feminino da IHF com uma vitória pela primeira vez desde a campanha pela conquista do título na Sérvia 2013, e agora está no caminho certo para melhorar seu desempenho nas últimas três edições, apesar de jogadores de alto perfil como Eduarda Amorim e Alexandra do Nascimento terem se aposentado, na seleção após os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

GRUPO G
Croácia vs Brasil 25:30 (12:18)
Por um momento, Croácia e Brasil pareceram estar indo em direções totalmente opostas. Enquanto a Croácia garantiu a medalha de bronze no EHF EURO 2020 em dezembro passado; o Brasil não terminou bem os últimos 3 mundiais, depois de ganhar o troféu de campeão na Sérvia 2013. Mesmo assim, tudo virou de cabeça para baixo em Castelló na primeira metade do confronto inicial do Grupo G, com o Brasil assumindo a liderança após 30 minutos impecáveis.
A Croácia parecia longe do seu melhor desde o início do jogo, já que a defesa era muito porosa, com as rápidas laterais Bruna de Paula e Ana Paula Rodrigues Rodrigues driblando e marcando gols seguidos. Com as goleiras croatas - Tea Pijevic e Ivana Kapitanovic - combinados apenas para cinco defesas no primeiro tempo, o Brasil continuou batendo forte,ostentando uma excelente eficiência ofensiva de 72%, com a diferença aumentando de acordo com o decorrer da partida.
Primeiro, o Brasil abriu uma lacuna de três gols, 8: 5, após 12 minutos, com a Croácia reduzindo para apenas um gol, 10: 9. Mas o lado europeu só conseguiu somar três gols nos últimos 14 minutos do primeiro tempo, com o Brasil firme no controle. Foi também um caso de a Croácia sentir falta de seu melhor jogo e exatamente dos elementos que a ajudaram a voltar ao Campeonato Mundial Feminino da IHF após uma espera de 10 anos. Não havia coesão, nem paixão e eles definitivamente pareciam perdidas, às vezes.
Embora a Croácia possa ter começado o segundo tempo com uma sequência de 2 a 0, não conseguiu sustentar o ritmo imposto pelo Brasil. Um excelente par de defesas consecutivas da goleira brasileira Barbara Arenhart fez maravilhas para o moral da equipe sul-americana, já que a diferença ficou ainda maior, 24:15, aos 42 minutos.Com os nervos à flor da pele das jogadoras croatas, o seu ataque ainda foi prejudicado, pois converteram apenas 57% dos seus arremates, com o Brasil a par do desempenho da primeira parte, especialmente com a lateral-esquerda Bruna de Paula, em Excelente forma, marcando sete gols e concedendo cinco assistências, um desempenho que a ajudou a garantir o prêmio de Melhor Jogadora da Partida (foto abaixo).

Portanto, foi uma conclusão direta que o Brasil garantiu uma vitória impressionante e crucial, 30:25, uma declaração de intenções para outros adversários. Embora possa não ter sido a maior vitória em anos da seleção sul-americana, com certeza foi crucial, o que será um grande alívio para o Brasil nas próximas partidas.O Brasil enfrentará o Japão no sábado, enquanto a Croácia tem uma partida obrigatória contra o Paraguai, uma boa ocasião para voltar à pista na Espanha 2021.
Resultados da primeira rodada dos grupos E, F, G e H...


Alguns lances da vitória do Brasil...
Galeria de fotos, Brasil x Croácia...





Com informações, fotos, logomarcas e vídeo da IHF.
Comments