Brasil e Argentina, com 100% de aproveitamento, fazem a final do Sul/Centro-Americano feminino
- Cláudio Moura
- 9 de out. de 2021
- 2 min de leitura

O segundo campeonato Sul/Centro-Americano de handebol feminino, que está sendo realizado em Assunção, Paraguai, confirma a superioridade de Brasil e Argentina sobre os demais países da região. Na sexta-feira, 8 de outubro, as duas seleções venceram com facilidade seus adversários, Paraguai e Uruguai, respectivamente.
Hoje, sábado (9), às 20h, os dois grandes rivais decidem quem leva o título. O Brasil é favorito, mas menos que em anos anteriores. A Argentina joga com força total, enquanto o Brasil vem com sete jogadoras que não estiveram em Tóquio/2021. O Brasil busca o seu décimo terceiro título da região. A Argentina busca seu segundo título. Os Estados Unidos levaram duas vezes o campeonato, enquanto o Canadá venceu em uma única oportunidade. Desde de 2018, o handebol continental está dividido em duas entidades: Coscabal=Américas do Sul e Central; e Norca=América do Norte e Caribe.
O Brasil passou com total tranquilidade pelo selecionado guarani, na vitória mais elástica até aqui (42 a 17). A ponteira direita Adriana Doce foi a melhor em quadra, além de ser a artilheira da equipe com seis gols. A Argentina venceu bem o Uruguai por 33 a 15, depois de um primeiro tempo equilibrado. A Bolívia, refeita do susto com a indisposição alimentar de três jogadoras, o que provocou um WO para o Brasil na quinta-feira (7), voltou à quadra na quarta rodada e perdeu para o Chile por 66 a 13.
Jogos da última rodada, no sábado, 9 de outubro...

Além da decisão do título, entre Brasil e Argentina, os jogos de Uruguai, Chile e Paraguai decidem a última vaga para o mundial da Espanha.
Para o Uruguai se classificar: tem de ganhar da Bolívia, com um bom saldo de gols, e torcer para que Chile e Paraguai empatem. Uma vitória simples de um destas duas equipes, garante uma vaga no mundial.
Galeria de fotos de Brasil x Paraguai...







Fotos, Comitê Olímpico do Paraguai; arte e logos CBHb e FPH.
Comments