top of page
Buscar

Brasil conhece a ordem dos adversários nos torneios olímpicos de Tóquio/2021 na fase de grupos

  • Cláudio Moura
  • 5 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura


A Federação Internacional de Handebol (IHF) divulgou as tabelas dos torneios olímpicos da modalidade. O Brasil precisa ficar entre as quatro primeiras seleções para avançar às quartas de final e continuar na luta por medalhas.


Serão jogos muito difíceis, no masculino, não só para o Brasil como para a Argentina, que no grupo A enfrentarão quatro gigantes da madalidade: Noruega (atual vice-campeã europeia); França (bicampeã olímpica, atual vice-campeã olímpica e seis vezes campeã mundial); Espanha (três bronzes olímpicos e bicampeã mundial); Argentina, a única do mesmo nível do Brasil; e Alemanha (duas pratas, um bronze olímpico e dois mundiais).


João Pedro, um dos centrais que deverão estar em Tóquio/2021


No torneio feminino, a disputa será igualmente muito equilibrada, mas o Brasil tem, ao menos no papel, mais chances concretas de avançar às quartas de final. O ideal seria fugir da quarta colocação para não ter que cruzar com a primeira colocada do outro grupo. Se bem que isso não chega a ser uma garantia, pois na Rio/2016 o Brasil ficou em primeiro no seu grupo e ao cruzar com a Holanda, quarta no outro grupo, nas quartas de final, levou um goleada de 11 gols de diferença, dando adeus às chances de lutar por uma medalha.


O Brasil enfrenta pela ordem: Rússia (atual campeã olímpica, prata em Pequim/2008 e qutatro vezes campeã mundial); Hungria (duas pratas, um bronze olímpicos e um mundial); Espanha (um bronze olimpico em Londres/2012); Suécia, não tem títulos expressivos, mas venceu o Brasil no Mundial de Kumamoto/2019; e França (atual vice-campeã olímpica e duas vezes campeã mundial).


Renata Arruda, uma das goleiras que deverão ir a Tóquio/2021



Na competição masculina, o Brasil faz a sua estreia contra a Noruega no dia 24 de julho. Na sequência enfrentará França (26/07), Espanha (28/07), Argentina (30/07) e Alemanha (01/08).


Já entre as mulheres, a estreia brasileira será em 25 de julho, contra o Comitê Olímpico Russo. Os jogos seguintes serão contra Hungria (27/07), Espanha (29/07), Suécia (31/07) e França (02/08).


Em ambos os torneios o regulamento é o mesmo: avançam os quatro primeiros em cada grupo para a fase eliminatória. Os horários ainda serão definidos posteriormente.







Com informações, logomarcas e arte, IHF; fotos, arquivo da CBHb.

 
 
 

Comments


bottom of page