Atualizações de notícias, janeiro de 2022
- Cláudio Moura
- 14 de mar. de 2022
- 4 min de leitura

O handebol masculino adulto sueco conquistou o pentacampeonato europeu, em janeiro último, ao vencer a Espanha por um gol numa partida emocionante. O torneio foi disputado simultaneamente na Hungria e na Eslováquia, com ótima presença de torcedores.
A fase final foi disputada por 24 países, depois de uma fase classificatória que envolveu 48 nações. É sem dúvida a competição com o melhor nível técnico do mundo, e só chegar à fase final já é por si só um grande feito.

A seguir, um resumo do que foi o europeu masculino de seleções com o texto da Federação Europeia de Handebol...
Um ano depois de conquistar a medalha de prata no Campeonato Mundial Masculino da IHF de 2021, a Suécia foi até o fim e garantiu sua quinta coroa europeia depois de vencer no último suspiro, 27:26, na final do EHF EURO 2022 contra a Espanha. A seleção escandinava manteve o status de time mais condecorado da história na competição premium europeia, conquistando cinco medalhas de ouro, duas a mais que a França, e garantiu o título europeu pela primeira vez desde 2002, marcando o fim da mais longa espera por um troféu das equipes que já o haviam conquistado. A Suécia, que foi o único time a vencer as competições três vezes seguidas, evitou que 'Los Hispanos' empatasse essa conquista com uma ótima combinação de espírito de equipe, garra e incrível capacidade defensiva, sofrendo apenas 24,5 gols por jogo nas nove partidas jogou no torneio co-organizado pela Hungria e Eslováquia.
Depois de sofrer uma derrota por 28:32 na rodada preliminar contra a Espanha, as probabilidades foram empilhadas contra a Suécia, que recebeu de volta três jogadores influentes no elenco, os alas Hampus Wanne e Niclas Ekberg, além do lateral Felix Claar. No entanto, com uma defesa incrível, que realmente segurou a Espanha durante a maior parte do jogo, a Suécia pôde se concentrar no ataque, onde o zagueiro Jim Gottfridsson dirigiu o jogo mais uma vez, com três gols e sete assistências. No entanto, o jogo não foi decisivo até o último segundo, já que o lateral-direito Albin Lagergren garantiu um pênalti após uma falta cometida por Joan Canellas. Niclas Ekberg, que jogou apenas um minuto e 20 segundos durante o jogo, estava gelado e venceu Gonzalo Perez de Vargas, dando à Suécia o quinto título da história no EHF EURO.
“Eu realmente não posso descrever em palavras o que aconteceu hoje. Jogamos a nossa terceira final depois de duas derrotas nos últimos quatro anos, não víamos a Espanha há muito tempo e agora estamos no pódio. Foi uma partida incrível, mas no momento minha cabeça não está clara o suficiente para analisar o que aconteceu. Tantas pequenas coisas foram decisivas hoje, um gol, uma defesa e, claro, tivemos mais sorte do que a Espanha”, disse o goleiro da Suécia, Andreas Palicka, que terminou o torneio com 66 defesas, incluindo 12 na final contra a Espanha. Os 'Los Hispanos' têm o maior número de medalhas da história no EHF EURO, conquistando nove em 15 edições, incluindo quatro desde 2016 - duas medalhas de prata e duas medalhas de ouro - depois de também construir uma sequência de 17 jogos sem perder entre 2018 e 2022, o maior da história da competição. A atual campeã mundial Dinamarca garantiu a medalha de bronze com uma vitória por 35:32 na prorrogação contra a França. A potência escandinava estava invicta nos primeiros seis jogos, mas perdeu dois, um contra a França na última rodada da rodada principal e uma derrota por 25:29 contra a Espanha nas semifinais, já que os ex-campeões europeus vingaram as derrotas das semifinais no Egito 2021 e nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. Foi a primeira medalha conquistada pela Dinamarca no EHF EURO desde 2014, quando garantiu a prata em uma final contra a França.
Gottfridsson escreve história para a Suécia
Uma média de 56 gols por jogo foram marcados no total de 65 partidas agendadas nas cinco sedes na Hungria e Eslováquia, com o lateral-direito islandês Omar Ingi Magnusson se tornando o artilheiro do torneio com 59 gols marcados nos oito jogos que disputou. Magnusson foi seguido por Mikkel Hansen, o MVP das duas últimas edições do Campeonato Mundial Masculino da IHF, com 48 gols, e o ala direito da Polônia, Arkadiusz Moryto, que marcou 47 vezes nos sete jogos que disputou no torneio.O lateral-direito tornou-se o primeiro jogador da Islândia a ganhar o prêmio desde que Olafur Stefansson marcou 58 gols no EHF EURO 2002 e o terceiro melhor artilheiro em um único torneio, depois que Sander Sagosen marcou 65 gols há dois anos e Kiril Lazarov registrou 61 gols em 2012. O zagueiro da Suécia, Jim Gottfridsson, (foto abaixo) foi eleito o MVP do torneio pela segunda vez em sua carreira, depois de já levar para casa o prêmio em 2018.

Gottfridsson juntou-se a dois grandes nomes do zagueiro croata Ivano Balic e do lateral esquerdo francês Nikola Karabatic como os únicos jogadores a garantir o prêmio de MVP no EHF EURO duas vezes, depois de terminar em 15º na classificação de artilheiro com 36 gols e primeiro na classificação de melhores assistências com 54 passes decisivos para seus companheiros.
Sete nações estiveram representadas no All-star Team do EHF EURO 2022, com o guarda-redes da Islândia Viktor Halgrimsson a receber os aplausos, depois de defender 51 remates para uma eficiência de defesa de 30%, enquanto dois jogadores dinamarqueses, o lateral esquerdo Mikkel Hansen e o lateral direito Mathias Gidsel , o MVP de Tóquio 2020, também foi escolhido. Aleix Gomez Abello, da Espanha, e Milos Vujovic, de Montenegro, foram os melhores alas, enquanto Luc Steins, da Holanda, também fez parte do All-star Team como melhor zagueiro. Por fim, o jogador de linha da Alemanha, Johannes Golla, liderou o All-star Team por seu excelente trabalho tanto no ataque quanto na defesa, enquanto o sueco Oscar Bergendahl, em seu primeiro EHF EURO, foi eleito o melhor defensor da competição.
Espanha, França e Noruega se classificaram para o Campeonato Mundial Masculino da IHF de 2023, juntando-se aos atuais campeões Dinamarca e co-anfitriões Polônia e Suécia como as equipes europeias que já garantiram suas vagas para a competição. Para mais informações sobre o EHF EURO 2022.
Fotos: EHF / kolektiff / Jozo Cabraja

Classificação final...
Suécia (ouro)
Espanha (prata)
Dinamarca (bronze)
4 França
5 Noruega
6 Islândia
7 Alemanha
8 Croácia
9 Rússia
10 Holanda
11 Montenegro
12 Polônia
13 República Checa
14 Sérvia
15 Hungria
16 Eslovênia
17 Bielorrússia
18 Eslováquia
19 Portugal
20 Áustria
21 Lituânia
24 Ucrânia
Fotos da grande final e da cerimônia de encerramento...








Fotos, logomarcas e informações da EHF.
Comentarios