top of page
Buscar

Suspenso o torneio qualificatório de repescagem, no Uruguai, para uma vaga ao Mundial masculino

  • Cláudio Moura
  • 30 de out. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 20 de nov. de 2020


Foi suspenso temporariamente o torneio de repescagem das Américas do Sul e Central, que estava marcado para ocorrer na cidade de Florida, no Uruguai, entre quatro e sete de novembro, classificando o campeão para o Mundial do Egito/2021, confirmado para acontecer em janeiro próximo. Os participantes seriam Chile, Colômbia, Paraguai e EL Salvador.

O motivo da suspensão, segundo os dirigentes da Confederação Sul/Cento-Americana de Handebol (balomano em espanhol-COSCABAL), foi o aparecimento de dois casos da covid-19 em atletas da Colômbia, que estavam em fase de treinamento no seu país. Por outro lado, as autoridades sanitárias do Paraguai orientaram sobre o risco da seleção Guarani participar do evento, o que fez com a Confederação Paraguaia da modalidade também desistisse da competição.

Por ora, não há a confirmação de novas datas para o torneio. Importante ressaltar que o mesmo deve ocorrer até o final de dezembro, assim como a competição da Federação Caribenha/Norte-Americana de Handebol (NORCA), que ainda não divulgou quando, quais as seleções participarão e em que país será disputado o torneio que classifica o campeão para o Mundial do Egito/2021.

A seguir, o pronunciamento oficial da COSCABAL sobre o cancelamento temporário do torneio da repescagem para o Mundial masculino do Egito/2021...

Ao contrário de todos os esforços realizados tanto pelo Governo do Uruguai, pela Confederação da América do Sul e Central de Handebol, pela Federação Uruguaia de Handebol e pela Prefeitura Municipal da Florida, todos absolutamente comprometidos em realizar o evento "Last Chance" Uruguai 2020 para o 4º lugar na Copa do Mundo. do Egito 2021, o quadro de saúde que nos afeta globalmente atingiu fortemente o árduo trabalho desenvolvido e que incluiu a viagem de uma equipe de televisão que desenvolveria uma transmissão de alta qualidade, que seria vista até no próprio Egito, rival direto de um dos 4 países que se classifica, com o título da América do Sul e Central, para a partida inaugural do Mundial de 2021.

Fica a nota oficial assinada pelo Presidente da Comissão de Competições, Martín Chilca, e pelo Presidente da HANDBALL SC AMERICA, Marcel Mancilla, onde os afiliados são informados da suspensão e dos motivos que levaram a esta dura e extrema decisão.

:

Ref: PRONÚNCIA OFICIAL, TORNEIO DE ÚLTIMA OPORTUNIDADE.

Nestes tempos difíceis para o desenvolvimento da atividade desportiva em geral e onde o handebol não está isento de sofrer situações de força maior geradas pela pandemia da Covid-19 a nível mundial, que nos obriga a repensar os cenários, a Confederação do Sul e Handebol da América Central, COSCABAL relata o seguinte:

- Que de 4 a 7 de novembro, na cidade da Flórida - Uruguai, seja realizado o torneio de repescagem do nosso continente onde será disputado o 4º lugar disponível para a América do Sul e Central para a Copa do Mundo de 2021, no Egito.

- Que os países que concorreriam a esta vaga seriam Chile, Paraguai, Colômbia e El Salvador, cujas Federações Nacionais já haviam desenvolvido todas as ações logísticas para participar do evento.

- Que o Uruguai, único país da América do Sul e Central onde se desenvolve uma atividade competitiva, tenha outorgado todas as facilidades necessárias, que incluem coordenação, apoio logístico, orçamentos governamentais para o desenvolvimento de competências e o apoio incondicional de suas autoridades nacionais.

- Que foram feitos acordos para que a transmissão do evento seja acessível não só para a América do Sul e Central, mas também para a Europa e Egito através de um sinal de streaming gerado por equipes profissionais de televisão.

- Que os canais de informação do COSCABAL mantenham a família do handebol permanentemente informada sobre os detalhes da competição através das redes sociais e da imprensa.

- Que no dia 23 de outubro a Federação Colombiana de Handebol denunciou a presença de 2 casos positivos de Covid-19 entre seus jogadores, por isso as autoridades sanitárias colombianas decidiram isolar completamente a equipe, proibir a atividade física enquanto durar o isolamento e a proibição de participar ou viajar para qualquer atividade competitiva.

- Que a Comissão Médica do COSCABAL apoiou a decisão das autoridades colombianas por estar de acordo com as recomendações da OMS e ser consistente com os protocolos estabelecidos por esta mesma Comissão.

- Que no dia 27 de outubro, a Confederação Paraguaia de Handebol informa que devido à situação gerada pela COVID-19, as autoridades paraguaias consideram que as condições sanitárias que permitem a participação de seu representante nacional nas eliminatórias que se realizarão em Uruguai, para que não possam sair de seu país, o que inviabiliza sua participação.

-Que nestas condições é inviável a realização do torneio de qualificação visto que 2 dos representantes que confirmaram presença por motivo de força maior não têm possibilidade de comparecer.

Tendo explicado os fatos desta forma e em coordenação com as Autoridades Esportivas do Uruguai, decidimos CANCELAR o Uruguai 2020 Last Chance pelo quarto lugar na América do Sul e Central, classificando para a Copa do Mundo IHF Egito 2021.

Pelas razões acima, as federações nacionais participantes são notificadas: Organizador:

- Federação Uruguaia de Handebol

Participantes:

- Federação Chilena de Handebol

- Federação Salvadorenha de Handebol

- Federação Colombiana de Handebol

- Confederação Paraguaia de Handebol

Com informações da COSCABAL; logomarcas baixadas da internet.

 
 
 
bottom of page