Coscabal: anunciados datas e local para o torneio de repescagem por vaga no Mundial masculino/2021
- Cláudio Moura
- 24 de out. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de nov. de 2020

A Federação Internacional de Handebol (IHF) divulgou no último dia 21 de outubro a tabela de jogos do torneio de repescagem Sul/Centro-Americana, que será disputado na cidade de Florida, no departamento (estado) de mesmo nome, no Uruguai. Quatro seleções disputarão uma única vaga para o Vigésimo Sétimo Mundial masculino adulto, que será jogado no Egito em janeiro de 2021.
Chile, Colômbia, Paraguai e El Salvador (campeão do torneio Centro-Americano) lutarão pela vaga ao mundial num torneio em que jogam todos contra todos. Ao final, o país que conseguir o maior número de pontos ou, em caso de empate, o melhor saldo de gols será declarado o campeão do torneio.
O Chile é o franco favorito, com Colômbia e Paraguai como duas grandes zebras. El Salvador não tem a mínima chance de conquistar a vaga. O Chile será um dos adversários do Brasil num dos grupos do Pré-Olímpico para Tóquio/2021, em março do ano que vem, na Noruega. Os donos da Casa e a Coreia do Sul são os outros dois participantes. Os dois primeiros vão a Tóquio/2021.

A seguir, matéria completa produzida pela Federação Internacional de Handebol...
O Uruguai sediará no mês de novembro a final do torneio de qualificação Egito/2021 da Confederação de Handebol da América do Sul e Central (SCAHC) para determinar a quarta e última equipe do SCAHC que participará do Campeonato Mundial Masculino da IHF 2021, a ser disputado em Egito em janeiro de 2021. De 4 a 7 de novembro, Chile, Colômbia, El Salvador e Paraguai irão competir em um torneio "todos contra todos" no ginásio 10 de Julho (fotos abaixo) durante três dias de jogos. O vencedor qualifica-se para o evento mundial no norte da África e ficará como quarto time do Grupo G .
O Chile confirmou sua vaga no Uruguai ao terminar em quarto lugar no Campeonato Masculino SCAHC 2020 em Maringá, Brasil, em janeiro de 2021, perdendo a vaga final na qualificação direta, atrás de Argentina, Brasil e Uruguai. O Paraguai garantiu a vaga ao terminar em quinto lugar em Maringá. A Colômbia está no Uruguai depois de participar do torneio de qualificação para os Jogos Pan-Americanos Lima/2019, enquanto El Salvador da América Central é a quarta e última equipe.

Fachada do Ginásio Dez de Julho

Interior do ginásio, reformado em 2019, com capacidade de 1.325 lugares
O torneio será organizado pela Federação Uruguaia de Handebol e supervisionado pelo SCAHC, também conhecido como COSCABAL em espanhol. Ambas as organizações têm trabalhado arduamente para tornar o torneio possível à luz do ambiente atual do COVID-19. Inúmeras discussões de alto nível com várias partes interessadas, incluindo saúde, governo e autoridades esportivas, ocorreram para garantir a segurança de todos os envolvidos, com vários protocolos e precauções de saúde e segurança em vigor e outros em revisão.
A médica responsável na área será a Dra. Pauline Bittencout, do Brasil. Ela foi nomeada como COVID-19 Protocol Compliance Officer para o torneio, endossada pelo Subsecretário da Secretaria Nacional de Esportes do Uruguai, e estará presente durante todo o processo para supervisionar e garantir a adesão e conformidade com todos os protocolos.
A duplas de árbitros da IHF Julian Grillo/Sebastián Lenci (Argentina), Mathias Sosa/ Cristian Lemes (Uruguai) e também os árbitros do SCAHC Gérman Araújo/Nicolás Perdomo (Uruguai) apitarão as seis partidas, que serão transmitidas ao vivo no site do SCAHC.

A Tabela completa...
Quarta-feira, 4 de novembro
14:00 Paraguai vs Colômbia 17:00 Chile vs El Salvador
Quinta-feira, 5 de novembro
14:00 Paraguai x El Salvador 17:00 Colômbia x Chile
Sexta-feira, 6 de novembro
dia de descanso
Sábado, 7 de novembro
14:00 El Salvador vs Colômbia 17:00 Chile vs Paraguai
