Brasil estreia contra a Espanha no Mundial adulto masculino
- Cláudio Moura
- 12 de set. de 2020
- 4 min de leitura

Foi anunciada na quinta-feira, dia 10 de setembro, a tabela dos oito grupos que compõem a primeira fase de vigésimo sétimo mundial masculino, que será disputado no Egito entre 13 e 31 de janeiro de 2021.
O Brasil estreia justamente contra a seleção mais forte do grupo B, no dia 15 de janeiro, a Espanha, atual campeã europeia. O Brasil fez pelos menos duas partidas equilibradíssimas contra os ibéricos: foi derrotando por um gol na fase de grupo do torneio olímpico de Pequim/2008; e também perdeu para Espanha por apenas uma bola nas oitavas de final do mundial da França/2017.
Nos dias 17 e 19, respectivamente, o Brasil enfrenta a Tunísia e a Polônia. Para não depender de ninguém, caso perca para a Espanha, o Brasil precisa vencer os outros dois adversários para avançar à segunda fase. A Tunísia é rigorosamente do mesmo nível do Brasil, enquanto a Polônia está pouca coisa abaixo, mas merece respeito, pois foi quarta colocada na Olimpíada Rio/2016.

A seguir, matéria completa sobra os confrontos do primeiro turno, produzida pela Assessoria de Imprensa da IHF...
Após o sorteio espetacular para o 27º Campeonato Mundial Masculino da IHF, realizado no Platô das Pirâmides de Gize na noite de sábado, o calendário de jogos para o Egito 2021 foi definido - e promete muita emoção desde o início.
O Egito abrirá o segundo Campeonato Mundial Masculino da IHF organizado por seu país no dia 13 de janeiro, mas seu primeiro oponente no Grupo G ainda é desconhecido - o Egito enfrentará o vencedor do Torneio "Last Chance'" para times da América do Sul e Central, que acontecerá mais tarde neste ano.
Os titãs se enfrentam no primeiro dia completo
No dia seguinte, 14 de janeiro, o Campeonato Mundial começa a ganhar velocidade, com mais 14 equipes iniciando suas campanhas. A Suécia e a República Tcheca se enfrentam para a segunda partida da primeira rodada do Grupo G, enquanto o Grupo E começa com a Áustria enfrentando o vencedor do Campeonato Masculino de Handebol da América do Norte e do Caribe em 2020.
A segunda partida do Grupo E é uma das mais marcantes da primeira rodada. Nesta partida, Alemanha / Dinamarca 2019 e Noruega, vice-campeã mundial da França 2017, começam sua campanha contra ninguém menos que seus oponentes na final do Campeonato Mundial de 2017, França, que também conquistou a medalha de bronze de 2019.
O Grupo F começará com um confronto totalmente africano entre Argélia e Marrocos, antes de Portugal enfrentar a Islândia em sua primeira partida pelo Campeonato Mundial desde 2005. Bielorrússia e Rússia se enfrentam pela primeira vez no Grupo H, antes que a Eslovênia, que medalha de bronze em 2017, enfrente a República da Coreia.

Os campeões mundiais começam a defesa do título no terceiro dia
No final da noite de 15 de janeiro, todas as 32 equipes terão dado seus primeiros passos na quadra do Egito 2021, já que os Grupos A, B, C e D farão suas primeiras partidas. No último dia das partidas da primeira rodada, a atual campeã mundial Dinamarca começa sua campanha. Jogando no Grupo D, a Dinamarca enfrenta o Bahrein na segunda partida pelo seu grupo, depois que a Argentina enfrenta a República Democrática do Congo, naquele que será a estreia da seleção africana no evento.
O Grupo A começará com a semifinalista do Campeonato Mundial de 2019, a Alemanha, enfrentando o estreante Uruguai, antes que a Hungria enfrente outra equipe em seu primeiro Campeonato Mundial, Cabo Verde.
A atual campeã europeia, a Espanha, inicia sua campanha no Grupo B com o que promete ser uma partida importante, ao enfrentar o Brasil. A Tunísia enfrentará a Polônia no segundo jogo do Grupo B.
No Grupo C, o Catar, medalhista de prata no Campeonato do Mundo de 2015, abre a sua campanha contra Angola no que será a revanche de um dos jogos mais memoráveis ??da Alemanha / Dinamarca 2019, quando Angola garantiu a vitória por um golo nos segundos finais. O dia de abertura do Grupo C terminará com a Croácia, vice-campeã do EHF EURO 2020, e o Japão.
O Grupo G, casa do anfitrião Egito, jogará no Cairo Stadium Sports Hall, assim como o Grupo D. Os Grupos A e E jogarão em Gizé no dia 6 de outubro Sports Hall, os Grupos B e F serão baseados no New Capital Sports Hall e os Grupos C e H jogarão em Alexandria, no Borg Al Arab Sports Hall.
Todas as 32 equipes vão jogar três jogos na fase preliminar, antes que as três melhores nações de cada um dos oito grupos sigam para a rodada principal de quatro grupos em 20 de janeiro.
Na fase principal, as duas equipas melhor classificadas de cada grupo classificam-se para os quartos-de-final a partir de 27 de Janeiro. As seleções que não chegarem à fase principal disputarão a Copa dos Presidentes, que começa no dia 20 de janeiro. As partidas pelas medalhas de bronze e ouro serão disputadas no dia 31 de janeiro, no Cairo Stadium Sports Hall.
