Imbróglio da disputa das duas últimas vagas do continente americano para o Mundial do Egito/2021
- Cláudio Moura
- 26 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de nov. de 2020

O site Handebol para Todos vem tentando manter informado os seus seguidores, num tempo em que as notícias sobre a modalidade, incluindo os campeonatos oficiais entre seleções continentais, são escassas e desencontradas.
Portanto, a partir de uma nota recente da Federação Internacional de Handebol (IHF), procuraremos explicar, mesmo sem todos os dados esclarecidos por completo, como ficará a reta final da disputa das duas últimas vagas para o Mundial Masculino do Egito, em janeiro de 2021, restantes para o continente americano.

O que estava valendo até 24 de agosto de 2020...
Depois da divisão do handebol americano em duas Confederações, a partir dos primeiros meses de 2019, ficou configurado como seriam as disputas regionais para efeito de qualificação aos Mundias, aos Jogos Pan-Americanos e aos Jogos Olímpicos.
As Américas do Sul e Central ficaram agrupadas na COSCABAL, enquanto a América do Norte e o Caribe formaram a NORCA. O primeiro torneio em que a nova configuração começou a valer oficialmente foi o qualificatório para o Mundial masculino do Egito/2021.
Em janeiro, antes da pandemia da Covid-19, o primeiro torneio da América do Sul e Central foi disputado em Maringá/PR e classificou os três primeiros colocados para Egito/2021, numa competição com seis países. Argentina, Brasil e Uruguai conseguiram as vagas diretas.
As informações que se tinha até poucos dias, davam conta que o Chile, quarto colocado na competição da COSCABAL, aguardaria o vice campeão da NORCA para disputar em duas partidas a última vaga do continente, já que o campeão da América do Norte e Caribe garante vaga direta ao próximo mundial.

Mudaram os critérios?!
O torneio da NORCA, que seria disputado em Julho, na Cidade do México, envolvendo seis seleções até hoje não divulgadas oficialmente, foi cancelado devido ao grande número de infectados pela Covid-19 no México. Notícia publicada no site da Federação Estadunidense de Handebol, há cerca de duas semanas, dizia que o torneio seria jogado em datas ainda a serem definidas na cidade de São Salvador, capital de El Salvador.
Para completa surpresa da comunidade do handebol das Américas, a IHF divulgou nota no dia 24 de agosto informando da realização de um torneio de repescagem para as Américas do Sul e Central, com seis países participantes não divulgados, para garantir a última vaga da COSCABAL para o Egito/2021. Detalhe: o torneio será disputado em outubro em El Salvador, mesmo local que foi divulgado pela NORCA para o qualificatório da sua região rumo ao mundial do Egito/2021.

Diante das novidades, muitas dúvidas surgiram. São Elas:
A) O torneio em EL Salvador será a repescagem da COSCABAL, o qualificatório da NORCA ou uma competição unificada com os dois primeiros colocados se classificando para o Egito/2021?;
B) Qual o motivo que levou a NORCA marcar um torneio de tal importância num país da América Central, depois de ter lutado "bravamente" para dividir o handebol em duas Confederações no Continente? Nenhum dos quatro países da América do Norte ou mesmo outros do Caribe teriam estrutura de sediar o evento?;
C) Foi mudado o critério da repescagem envolvendo o quarto colocado da COSCABAL contra o segundo da Norca para chegar ao último dos cinco participantes do mundial do Egito? Se afirmativo, qual o motivo?;
D) Por que os países da América Central não participaram do torneio da COSCABAL em janeiro de 2020? Teriam, portanto, direito a participar de uma repescagem em casa? (no caso de El Salvador);
E) Finalmente, haverá o torneio da Norca? Ou a "repescagem" será um evento continental unificado, em virtude das dificuldades alegadas com datas e locais para a realização competição?

Ginásio em São Salvador, onde deve ser disputado as duas vagas restantes para o Mundial do Egito/2021
A seguir, uma nota ambígua da IHF de como e quando será o próximo e talvez o último torneio para finalmente decidir os cinco países do Continente que vão ao Mundial do Egito em janeiro de 2021...
O Torneio de Última Chance Masculino da América do Sul e Centro-Americana 2020 estava programado para ser realizado de 8 a 13 de junho de 2020 em El Salvador, mas devido ao surto do COVID-19 foi adiado pela Confederação de Handebol da América do Sul e Central e foi reprogramado a ocorrer de 19 a 25 de outubro de 2020.
O Torneio "Last Chance" será disputado no INDES Sports Palace, em San Salvador, com um máximo de seis seleções competindo entre si no formato round-robin (todos contra todos).
O evento serve de qualificação para o Campeonato Mundial Masculino IHF 2021 no Egito.
