Egito 2021: faltam apenas dois países para completar a lista de 32 seleções
- Cláudio Moura
- 20 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de dez. de 2020

Mesmo com um ano atípico para o esporte mundial, devido à pandemia do Covid 19, os preparativos para a Vigésima Sétima edição do Mundial masculino adulto, que será jogado no Egito em janeiro de 2021, seguem de forma acelerada.
Depois da IHF convidar duas seleções ("Wild Cards") para compor a nominata dos 32 participantes (Rússia e Polônia), restam apenas duas vagas: o campeão da zonal Caribe/América do Norte; e o vencedor da repescagem continental, que deve ser jogado em novembro em duas partidas entre Chile e o segundo colocado no torneio do Caribe e América do Norte.
O sorteio para os oito grupos de quatro seleções cada será no mês de setembro. As 24 primeiras seleções (as três primeiras de cada grupo) avançam para a segunda fase, enquanto as oito últimas colocadas disputam o torneio de consolação ("President`s Cup), de vigésimo quinto a trigésimo segundo lugares.
Uruguai, República Democrática do Congo e Cabo Verde são as seleções estreantes no mundial adulto masculino. Na Europa, em virtude da pandemia, não houve fase classificatória para o mundial. Além de Dinamarca, atual campeão mundial e Espanha, campeã europeia, as demais 14 seleções classificadas foram escolhidas pela média das colocações nos últimos dois mundias e campeonatos europeus.

O Torneio classificatório do Caribe/América do Norte, para o Mundial do Egito, que seria realizado na Cidade do México, em julho passado, será jogado na América Central na cidade de São Salvador, capital de El Salvador, possivelmente em setembro ou outubro. O México desistiu de sediar o evento por causa da elevada taxa de contaminação e de mortes pelo Covid 19.
Como nenhum dos outros países filiados à NORCA demostrou interesse em ser o local da competição, El Salvador ofereceu-se como sede. Segundo informações da confederação regional, seis seleções disputarão o torneio no formato todos contra todos. O campeão garante vaga no Egito/2021. O segundo colocado irá disputar em duas partidas, com o Chile, a última vaga continental, num total de cinco países. Mesmo ainda não confirmada, a lista de países deve ser a seguinte: Cuba e Porto Rico (Caribe); e Estados Unidos, Canadá México e Groenlândia (América do Norte).
