top of page
Buscar

CBHb divulga o calendário para o handebol brasileiro em 2020

  • Cláudio Moura
  • 9 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura

A direção da Confederação Brasileira de Handebol esboçou um calendário para o ano em curso. Como todas as demais modalidades, o handebol está parado no Brasil e no mundo desde meados do mês de março em virtude da pandemia do coronavírus.

Os campeonatos estaduais, que normalmente já estariam em andamento, nem começaram. A CBHb apresentou um calendário para as disputas nacionais, em especial as Ligas feminina e masculina, os dois maiores produto do handebol doméstico. Tudo dependerá de como a pandemia se portará nos próximos meses, para que as disputas finalmente comecem.

A seguir, matéria completa sobre a assunto, produzida pela Assessoria de Imprensa da CBHB...

Em decorrência da Pandemia do COVID-19, as Entidades responsáveis pelo esporte nacional e internacional seguiram as recomendações dos Órgãos de Saúde e suspenderam seus calendários de atividades. Na noite da quinta-feira, 21 de maio, a Equipe Técnica junto à Presidência da Confederação Brasileira de Handebol, apresentaram uma proposta de calendário de competições que reduz os custos e otimiza o período hábil para atividades.

“Estávamos aguardando maiores informações de nossos parceiros nacionais e internacionais para que pudéssemos planejar um calendário de atividades para o ano de 2020. Decidimos por manter a proposta prevista, e a primeira medida foi entrar em contato com as Federações que outrora haviam manifestado interesse em realizar os eventos. Entendemos que as dificuldades serão maiores em sediar e participar, por isso, as decisões foram em não realizar os Zonais; priorizar os campeonatos que são requisitos para o Bolsa-Atleta e a recuperar o Centro de Desenvolvimento. Esse calendário é uma proposta que está sujeita à modificações em função das determinações dos três níveis de governo”, explica Manoel Luiz Oliveira, Presidente da CBHb.

A proposta de calendário prevê o início das competições ao final do mês de agosto, estendendo-se até o mês de dezembro. Na elaboração, a Equipe Técnica da CBHb priorizou a realização dos Campeonato Brasileiros que são requisitos para obtenção do Bolsa-Atleta. Outro destaque é a opção em não realizar os Zonais com a finalidade de conter os gastos ainda que a Fase Final tenha aumento no número de equipes participantes. Para tal, caso haja necessidade de uma segunda quadra para disputas, a CBHb está reunindo esforços para recuperação do Centro Nacional de Desenvolvimento do Handebol, em São Bernardo do Campo.

Além disso, a CBHb aguardou a confirmação da Confederação Sul e Centroamericana de Handebol, COSCABAL, a respeito da realização das qualificatórias para os Campeonatos Mundiais Femininos Juvenil e Júnior. Em abril, a Federação Internacional apresentou as novas datas dos Mundiais que serão entre 29 de setembro e 11 de outubro de 2020 a categoria Juvenil, e 2 e 13 de dezembro de 2020 a Júnior. Assim, a COSCABAL decidiu pela classificação direta das três seleções que tiveram o melhor ranqueamento nas disputas dos últimos Campeonatos Mundiais dessas categorias, que foram Brasil, Argentina e Chile. Portanto, os Campeonatos Brasileiros das respectivas categorias foram marcados um mês antes das novas datas dos Mundiais.

O calendário apresentado contempla a Liga Handebol Brasil; os Campeonatos Brasileiros nas cinco categorias; os Circuitos Brasileiros de Handebol de Areia nas categorias Cadete, Juvenil e Adulto e a Copa Nordeste de Seleções Cadetes em ambos os nipes. O prazo final das inscrições para os Campeonatos de Handebol Indoor é dia 10 de julho de 2020. Já para os Campeonatos de Handebol de Areia, ainda não tem data prevista.

Na esfera internacional, ao final do mês de março, o Comitê Olímpico Internacional divulgou a nova data para realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A cerimônia de abertura será no dia 23 de julho e a de encerramento, no dia 8 de agosto de 2021.

No mês de abril, a Federação Internacional de Handebol divulgou as novas datas para os torneios classificatórios para os Jogos de Tóquio, os Pré-Olímpicos. Antes programados para o ano de 2020 nos meses de março os femininos e abril os masculino, todos foram postergados para os dias 17, 18 e 19, os Pré-Olímpicos masculinos e 19, 20 e 21, os Pré-Olímpicos femininos. Os países sedes continuam sendo Espanha, Hungria e Montenegro para as qualificatórias femininas e Noruega, França e Alemanha, para as masculinas.

Com arte e informações da Confederação Brasileira de Handebol.

 
 
 
bottom of page