Federação Internacional de Handebol remarca as datas dos torneios pré-olímpicos
- Cláudio Moura
- 28 de mai. de 2020
- 3 min de leitura

Reunida no final do mês de abril, na Suíça, a comissão executiva da IHF remarcou as datas das partidas dos torneios pré-Olímpicos masculino e feminino para março de 2021. O Brasil está num dos três grupos de quatro seleções que estarão lutando por duas vagas, totalizando as seis vagas que ainda restam para Tóquio 2021. O grupo do Brasil será disputado na Noruega entre Chile, Coreia do Sul, Brasil e os donos da casa.
A seleção feminina já está classificada por ter conquistado o título dos Jogos Esportivos Pan-Americanos de Lima/Peru/2019. Na reunião da IHF também foi analisado o calendário 2020 e 2021. Algumas competições foram canceladas e outras mantidas ou remarcadas. Na Europa, junho e julho são meses de férias e pré-temporada. As competicões nacionais e continentais devem iniciar em agosto.

A seguir, matéria produzida pela Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) sobre como vai a preparação do Brasil para o pré-olímpico...
A Federação Internacional de Handebol divulgo as novas datas para os Torneios Pré-Olímpicos Masculino e Feminino, eventos qualificatórios para os Jogos de Tóquio. Os Torneios marcados para o ano de 2020, seguiram os caminhos dos Jogos Olímpicos: adiados para 2021.
As classificatórias olímpicas no feminino que seriam sediadas pela Espanha, pela Hungria e por Montenegro entre 20 e 22 de março de 2020, têm como nova data o período de 19 a 21 de março de 2021. Já as masculinas programadas para os dias 17, 18 e 19 de abril, na Noruega, na França e na Alemanha, vão ser realizados entre 12 e 14 de março de 2021.
A Seleção Brasileira Masculina foi sorteada junto à dona da casa, Noruega; ao Chile e à Coreia do Sul. Serão duas vagas em disputa pelas quatro equipes.

Para Henrique Teixeira (foto acima), central da Seleção Brasileira, mesmo mantendo uma rotina de treinamentos adaptada para executar durante o período em que está em casa, falta o trabalho em quadra com bola e com os demais colegas de equipe. A respeito da nova programação, o central avalia positivamente o adiamento dos Jogos Olímpicos para julho de 2021 e enxerga o Campeonato Mundial como uma grande responsabilidade e possibilidade de preparação olímpica.
“Temos um Mundial em janeiro e espero que tenhamos tempo hábil para treinamento, para preparação e que estejamos numa boa forma para jogarmos essa competição que é muito especial. Uma competição na qual temos como objetivo uma classificação melhor da qual tivemos na [edição] anterior que foi o 9º lugar. Posteriormente, teremos um Pré-Olímpico que é um campeonato de tiro-curto muito importante para nós. Provavelmente o mais importante dos últimos anos. Temos de usar o Mundial também para esta preparação, para ganharmos ritmo. Espero sair com a classificação para os Jogos Olímpicos”, avalia Teixeira.

O lateral esquerdo da Seleção, Haniel Langaro (foto acima), conta que estabeleceu uma rotina de treinos em casa que estão sendo de segunda a sábado, para se manter ativo mesmo que falte um pouco de motivação já que ainda não há previsão para o retorno às atividades normais. Segundo ele, está aproveitando o período de calendários suspensos, para se recuperar de algumas pequenas lesões. Haniel destaca que a proximidade entre a realização dos eventos, pode auxiliar no coletivo, porém, haverá um intenso calendário de atividades quando as Ligas nacionais retornarem à programação.
“Imaginamos que fosse ser assim, bem corrido, com as competições próximas umas das outras. Acho que temos de procurar trabalhar o máximo possível. Como é pouco tempo entre as competições, acabamos não perdendo o entrosamento, acabamos não perdendo a qualidade do coletivo, o que é um ponto positivo. Mas, o negativo é que vai acumular bastante. Todas as Ligas vão aumentar a quantidade de jogos, o Mundial aumentará também a quantidade de jogos e logo tem o Pré-Olímpico... Mas, a oportunidade está aí para trabalhar e quem sabe alcançar o objetivo que é a vaga nos Jogos Olímpicos”, comenta Haniel.
A Federação Internacional também divulgou o novo calendário para as competições no feminino de base. Os Campeonatos Mundiais Femininos Júnior e Juvenil foram adiados, mas para realização ainda no ano de 2020. A disputa na categoria Júnior antes prevista para 1º a 13 de julho na Romênia, passou a ser entre 2 e 13 de dezembro de 2020. Já a categoria Juvenil que seria de 18 a 30 de agosto na Croácia, foi reagendada para o período de 29 de setembro a 11 de outubro de 2020.
A respeito dos Campeonatos Mundiais de Beach Handebol previstos para julho na Itália, a IHF afirmou que foram suspensos e adiados, mas que a data e a sede ainda não foram definidas.
