top of page
Buscar

Egito é o novo campeão masculino de handebol da África; Espanha conquista o bicampeonato na Europa

  • Cláudio Moura
  • 28 de jan. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 4 de dez. de 2020


Foto: Federação Africana de Handebol

Foto: Federação Europeia de Handebol

O ano de 2020 começou a todo vapor nas grandes disputas continentais entre seleções masculinas. O Egito conquistou sua sétima Copa das Nações Africanas, no domingo (26), ao vencer os donos da casa, a Tunísia, por 27 a 23. Com a vitória, o Egito garantiu a única vaga continental direta à olimpíada de Tóquio/2020.

A Espanha, que ficou de fora da Rio/2016, venceu de forma espetacular e incontestável o campeonato europeu ao passar, também no último domingo, pela fortíssima seleção da Croácia. Foi um bicampeonato valioso, que colocou os ibéricos em Tóquio/2020. A Espanha tem três medalhas de bronze olímpicas.

A vigésima quarta Copa Africana de nações masculinas, que foi disputada na Tunísia, foi um sucesso de organização, de público e de nivel técnico. Disputada por 16 países, o torneio confirmou as mais qualicadas seleções historicamente nas primeiras posições: Egito, Tunísia, Argélia, Angola e Marrocos. Cabo Verde e República Democrática do Congo foram as seleções revelações da disputa.

Os egípcios, que se preparam para sediar o Mundial de 2021 (o Egito organizou uma edição em 1999), têm muitos motivos para estarem eufóricos. Além do título, as categorias de base vêm numa acentuada melhora em seus resultados. A seleção junior (entre 19 e 21 anos) foi campeã mundial em 2019. É a nacão africana com maior número de participações em Mundiais e Olimpíadas.

Outro fator que comprova o continuado avanço do handebol africano, é o fato de Egito e Tunísia serem as únicas seleções mundiais, juntamente com o Qatar (Ásia) não europeias, a chegarem em semifinais de mundias: Egito, quarto colocado na França, em 2001; e Tunísia, também quarta colocada em 2005, no mundial que ela organizou.

Classicação Final...

1. Egito (Qualificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020) 2. Tunísia * (Qualificado para o torneio pré-olímpico) 3. Argélia * (Qualificado para o torneio pré-olímpico) 4. Angola * 5. Cabo Verde * 6. Marrocos * 7. RD Congo * 8. Gabão 9. Congo 10. Guiné 11. Nigéria 12. Camarões 13. Líbia 14. Costa do Marfim 15. Quênia 16. Zâmbia

* Qualificado para o Campeonato Mundial Masculino de 2021 IHF.

Todos os campeões dos 24 torneios africanos...

Tunísia (10 vezes)

Argélia (7 vezes)

Egito (7 vezes)

Pela primeira vez o europeu de seleções foi disputado por 24 seleções em em três países ao mesmo tempo: Suécia, Noruega e Áustria. Todas as edições anteriores contavam com apenas 16 seleções. O aumento no número de participantes atendeu uma demanda da maioria das federações do continente.

Portugal foi a grande surpresa do torneio, ficando com o sexto lugar e garantindo uma vaga no pré-olímpico. A competição teve um excelente nível técnico e até mesmo as seleções que ficaram nas últimas colocações fizeram boas partidas. O sucesso de público foi uma tônica nos três países organizadores. Na final de domingo, em Estocolmo/Suécia, mais de 16 mil pessoas lotaram a Arena local.

Croácia e Espanha fizeram uma final fantástica. Foi uma verdadeira aula de handebol dos dois lados da quadra. Lino Cervar, da Croácia, e Jordi Ribera (fotos abaixo), da Espanha comprovaram que são os dois melhores técnicos da atualidade. O jogo foi decidido nos últimos dois minutos, com a Espanha ganhando por 22 a 20. As duas equipes haviam empatado na partida da fase inicial do campeonato.

Lino Cervar, técnico da Croácia

Jordi Ribera, técnico bicampeão europeu pela Espanha

Classificação Final...

1. Espanha * (Qualificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020) 2. Croácia * (classficado para o Torneio de Qualificação Olímpica) 3. Noruega * (classificado para o Torneio de Qualificação Olímpica) 4. Eslovênia (classificado para o Torneio de Qualificação Olímpica) 5. Alemanha (classificado para Torneio de Qualificação Olímpica) 6. Portugal (classificado para Torneio de Qualificação Olímpica) 7. Suécia 8. Áustria 9. Hungria 10. Bielorrússia 11. Islândia 12. República Tcheca 13. Dinamarca 14. França 15. Macedônia do Norte 16. Suíça 17. Holanda 18. Montenegro 19. Ucrânia 20. Sérvia 21. Polônia 22. Rússia 23. Bósnia e Herzegovina 24. Letônia

* Qualificado para o Campeonato Mundial Masculino de 2021 IHF.

Galeria de fotos da decisão do bronze e do título europeu...

Noruega x Eslovênia, decisão do terceiro lugar

Decisão do título entre Espanha x Croácia

Time ideal do campeonato

Todos os campeões de europeu de seleções, a partir de 1994

Suécia (quatro títulos)

França (três títulos)

Dinamarca (dois títulos)

Espanha (dois títulos)

Alemanha (dois títulos)

Rússia (um título)

Com fotos, logomarcas e arte das Federações Africana e Europeia de Handebol.

 
 
 
bottom of page