top of page
Buscar

Participação do Brasil no pré-olímpico de handebol masculino está literalmente nas mãos do Egito

  • Cláudio Moura
  • 25 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura

A Copa Africana de handebol masculino teve suas duas semifinais na sexta-feira, 24 de janeiro. A Tunísia venceu Angola de goleada (39 a 23), enquanto o Egito venceu a Argélia por 30 a 27. No domingo, (26), Egito e Tunísia decidem o torneio que dá ao campeão uma vaga direta a Tóquio/2020.

Somado aos resultados favoráveis aos brasileiros, nas semifinais do campeonato europeu, que também foram disputadas na sexta-feira, o Brasil precisa tão somente de uma vitória do Egito, no domingo, para garantir sua vaga no pré-olimpico, em abril, no grupo 1, ao lado de Chile, Coreia do Sul e um país europeu. Os dois primeiros se classificam para os Jogos de Tóquio.

O maior clássico do handebol africano não tem favoritos. Mesmo jogando em casa, a Tunísia tem uma qualidade de jogo rigorosamente igual aos "Faraós", como são conhecidos os jogadores do Egito. A rivalidade e o equilíbrio entra as seleções são os mesmos que ocorrem entra Brasil e Argentina nas Américas. Portanto, todos os brasileiros que gostam do handebol, no domingo, serão egípcios desde criancinha.

A outra competição que o Brasil está ligado é o Europeu de seleções, que acabou sendo favorável para o país. As semifinais da sexta-feira (24) foram exatamente como o Brasil precisava. No primeiro jogo, entre Croácia e Noruega, a equipe dos balcãs, duas vezes campeã olímpica (1996 e 2004) e uma vez mundial (2003), venceu os escandinavos numa partida épica, decidida a dois segundos do final da segunda prorrogação, por 29 a 28.

Porém, a segunda semifinal era mais importante para o Brasil, pois envolvia a Eslovênia, a única seleção que não podia levar o título, pois tiraria o Brasil do pré-olímpico. Pois bem, a Espanha derrotou os eslovenos por 34 a 32, numa outra grande semifinal.

Croácia e Espanha fazem a grande final no domingo (26). Os ibéricos tentarão o bicampeonato sob o comando de Jordi Ribeira, que ajudou muito o handebol brasileiro masculino a evoluir nos últimos oito anos, quando passou pelo comando da seleção nacional. A Croácia busca o seu primeiro título continental.

Galeria de fotos das semifinais do Europeu de seleções...

Croácia x Noruega

Espanha x Eslovênia

Com informações da IHF; fotos, da EHF.

 
 
 
bottom of page