top of page
Buscar

Brasil volta a golear e assume a liderança no campeonato Sul/Centro-Americano de handebol masculino

  • Cláudio Moura
  • 23 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura

Prosseguiu na tarde/noite da quarta-feira (22) o Sul/Centro-Americano de handebol masculino, que está sendo disputado na cidade de Maringá/PR e que vale três vagas diretas para o mundial do Egito, em janeiro de 2021. Brasil e Argentina voltaram a vencer, enquanto o Chile se reabiltou da derrota para o Uruguai na primeira rodada. As partidas foram disputados na Casa do Japão.

Os Jogos

A abertura da rodada, às 15h, foi entre o Uruguai e Argentina. Os uruguaios não tiveram a mesma força e regularidade que apresentaram na estreia contra o Chile. Os alvicelestes mostraram qualidade durante os 60 minutos de jogo e não tiveram difuculdades para vencer os Charruas por 37 a 15.

Lance do clássico do Rio da Prata. Foto: CAH

Mesmo fazendo uma partida apática, cheia de altos e baixos, o Chile venceu o Paraguai, no jogo intermediário, às 17h. Os chilenos erraram muito no ataque. A seleção transandina, com alguns desfalques em relação ao grupo que conquistou a medalha de prata nos Jogos de Lima/2019, precisa mehorar muito para continuar com chances no torneio, ao menos de classificação para o mundial do Egito/2021.

O Chile parece ter sentido muito a derrota inesperada para o Uruguai, na primeira rodada. A equipe esteve longe do excelente desempenho dos Jogos Pan-Americanos de Lima, onde garantiu uma vaga no pré-olimpico, em abril de 2020. O jogo desta quinta-feira, 23 de janeiro, será contra o Brasil.

A seleção brasileira fechou a rodada, às 19h, com a maior goleada aplicada pelo handebol brasileiro até hoje: 77 a 9 sobre a Bolívia, a ,mais fraca seleção da América do Sul e possivelmente do continente.

O Brasil parecia que jogava contra uma seleção de colegiais e de baixa estatura, tamanha era a diferença técnica, tática e física entre os dois selecionados. Mesmo assim, o Brasil manteve a seriedade durante todo o jogo, experimentando várias formas de defesa, o que é raro numa partida contra uma equipe mais qualificada.

O armador Pedro Pacheco, que está fazendo sua estreia na seleção adulta, foi o goleador da partida, com 12 gols. A goleada foi importante, pois colocou o Brasil na liderança da competição no critério saldo de gols, ultrapassando a Argentina. O saldo positivo de gols será o primeiro critério de desempate caso haja empate entre duas ou mais seleções no final da competição.

Classificação

Partidas desta quinta-feira, 23 de janeiro, pela terceira rodada...

Todas as partidas desta quinta-feira, bem com as rodadas da sexta-feira e do sábado, no Ginásio Chico Neto, serão transmitidas pela TVN Sports, via internet.

Ginásio Chico Neto, com 5 mil e 500 lugares. Foto: Portal Maringá

Arte, site Tchê Esportes.

 
 
 
bottom of page