Brasil e Argentina vencem com goleadas na estreia do Sul/Centro-Americano de handebol masculino
- Cláudio Moura
- 22 de jan. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de nov. de 2020

Arte: prefeitura de Maringá
Com uma surpresa em termos de resultado, em quadra, e muita desorganização por parte das entidades promotoras do evento (COSCABAL e CBHb), começou ontem, terça-feira (21), o primeiro campeonato Sul/Centro-Americano de handebol masculino, com a participação de seis seleções (Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai e Bolívia), que está sendo disputado em Maringá/PR.
Os jogos

Foto: instagram da Federação Uruguaia de Handebol
O primeiro jogo da competição, às 15h, reuniu Chile e Uruguai, numa partida que tudo levava a crer que os transandinos venceriam até com alguma facilidade, mas não foi isso que se viu. A seleção celeste, com excelentes atuações dos seus goleiros e da defesa, comandou o placar em todo o jogo, vencendo ao final por 28 a 25. O jogo foi realizado no recém inaugurado ginásio da Universidade Estadual de Maringá, (foto abaixo), com 250 lugares.

Foto: portal Maringá
A derrota dos chilenos os coloca em situação complicada em termos de classificação para o mundial do Egito, em janeiro de 2021. Os atuais vice-campeões dos Jogos Pan-Americanos, precisam ganhar as quatro partidas que restam (Paraguai, Brasil, Argentina e Bolívia) para não depender de resultados paralelos.
Caso o Uruguai conquiste uma das três vagas para o próximo mundial, será a primeira vez que a seleção adulta participará da mais importante competição da modalidade mundialmente. O Chile, terceira força na América do Sul, já participou dos mundiais de 2011, 2013, 2015, 2017 e 2019.
Argentina x Bolívia

Foto: instagram da Confederação Argentina de Handebol
O segundo jogo da rodada inagural da competição foi entre Argentina e Bolívia. Foi a maior goleada da história do handebol masculino nas Américas. A seleção alviceleste venceu por 83 a 6 (43 a 4, ao intervalo). Ignácio Pizarro, lateral esquerdo, marcou 20 gols.
Os bolivianos viajaram três dias de ônibus de La Paz até Maringá, segundo informações da Confederação Argentina. Para piorar a situação da delegação da Bolívia, o ônibus sofreu um acidente, quando seis atletas ficaram levemente feridos. A Bolívia foi convidada às pressas após o Peru ter desistido do campeonato 10 dias antes do começo.
Brasil x Paraguai


A seleção brasileira fez sua estreia diante do Paraguai na última partida da primeira rodada do campeonato Sul/Centro-Americano, às 19h, com o ginásio completamente lotado. A equipe comandada pelo espanhol Daniel Gordo, o novo treinador da seleção, fez uma boa partida, independentemente da fragilidade da seleção Guarani.
O Brasil venceu o primeiro tempo por 24 a 7. Jogando com uma formação tática 5+1, o sete brasileiro marcou muitos gols em contra-ataques. Daniel rodou quase todo o banco de reservas e o Brasil manteve o bom padrão de jogo. No segundo tempo, devido ao placar dilatado, o sete brasileiro afrouxou um pouco a marcação e acabou sofrendo 13 gols, mas venceu ao final com facilidade pelo placar 46 a 19.

Foto: prefeitura de Maringá
Classificação...

Jogos da segunda rodada, nesta quarta-feira, 22 de janeiro, no Ginásio da Casa do Japão...




Segundo a TVN Sports, que é a empresa responsável pelas transmissões da competição pela internet, não há condições técnicas e de logística para apresentar ao vivo as duas primeiras rodadas, em virtude dos Ginásios da Casa do Japão e da Universidade Estadual de Maringá não apresentarem estruturas suficientes para transmissão segura via internet.
Portanto, somente as rodadas completas de quinta, sexta e sábado, que serão realizadas do ginásio Chico Neto, serão transmitidas na íntegra. A COSCABAL transmitiu ontem pelo seu site os jogos da Argentina e do Brasil, na Casa do Japão, e deve fazer o mesmo com todas as partidas da quarta-feira.
OBS: até o horário da publicaçação desta matéria (às 11h e 32min), na manhã do dia 22/01, a CBHb e a COSCABAL não haviam publicado nenhuma foto da primeira rodada.
