Tudo pronto para o início do primeiro Sul/Centro-Americano de handebol masculino
- Cláudio Moura
- 19 de jan. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de nov. de 2020

Na terça-feira, 21 de janeiro, começa na cidade de Maringá/PR a primeira edição do campeonato Sul/ Centro-Americano de handebol masculino adulto. O antigo Pan-Americano da modalidade foi desmembrado, em 2019, em duas disputas: a Coscabal organiza as competições de clubes e de seleções nas América do Sul e Central; enquanto a Norca faz o mesmo na América do Norte e no Caribe. Na antiga competição, entre 1979 e 2018, Cuba venceu oito vezes, a Argentina sete e o Brasil teve três conquistas, num total de 18 campeonatos.
A competição contará com seis países sul-americanos (Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Bolívia. O Peru, que estava incialmente listado para participar da competição, desistiu. A Bolívia foi convidada para completar o número mínimo de seis de equipes conforme prevê o regulamento. As três primeiras seleções se classificam automaticamente para o Mundial do Egito, em janeiro de 2021. Não haverá participação de nenhuma seleção centro-americana. A Coscabal não informou o motivo.
Com o aumento do número de 24 para 32 seleções, para o próximo mundial, o continente americano salta de três para cinco representantes. As outras duas vagas serão preenchidas por países do Caribe e América do Norte, que disputam o campeonato regional ainda no primeiro semestre de 2020.

A seguir, reportagem com maiores detalhes sobre a competição, que foi publicada pelo jornal A Folha de Maringá/PR...

Foto do arquivo da CBHb
Os fãs de Handebol estão contando os dias para o começo do 1º Campeonato Centro/ Sul-Americano de Handebol Masculino em Maringá. A Seleção Brasileira que treina em Taubaté (SP), chega em Maringá no começo da tarde do dia 20, segunda-feira.
A delegação Brasileira tem 23 pessoas, sendo 16 atletas e sete da comissão técnica. A Seleção deve fazer um treino no dia 20 à noite em local a ser definido. Estreia na competição será no dia 21, terça-feira, contra o Paraguai, às 19h, no ginásio do Parque do Japão.
O Campeonato terá também Chile, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Todos jogam contra todos. A competição dará três vagas para o Mundial de Handebol no Egito em 2021. A entrada para cada rodada é um quilo de alimento não perecível. A pessoa entrega um quilo de alimento na portaria e pode ver os três jogos no mesmo ginásio. Além de ser uma competição internacional, também é a oportunidade do público ver ao vivo atletas que estarão nas Olimpíadas de Tóquio 2020.
DESTAQUE – O Brasil está em 27º no Ranking Mundial de Handebol. Ficou em 7º lugar nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro e em 9° lugar no Mundial de 2019 na Alemanha e Dinamarca. A seleção tem um maringaense. Henrique Teixeira joga como central e é filho de Teixeira, um dos principais jogadores de Handebol de Maringá que também já jogou na Seleção Brasileira.
Os jogos em Maringá serão transmitidos ao vivo pelo canal TVNSports pela internet. O evento é organizado pela Secretaria de Esportes e Lazer (SESP) e Associação Maringaense de Handebol.
LOCAIS
Ginásio Chico Netto (foto abaixo) – avenida Duque de Caxias, 1368, próximo da UEM. Capacidade para 4,5 mil pessoas.

Foto baixada da internet
Ginásio do Parque do Japão (foto abaixo) – rua Tulipa, 987, Parque Industrial. Capacidade para 450 pessoas.

Foto baixada da internet
Centro de Handebol da UEM – bloco M15, próximo ao CAP. Capacidade para 400 pessoas.
JOGOS...

21 de janeiro (terça-feira) – CENTRO DE HANDEBOL UEM
15h – Chile x Uruguai
GINÁSIO DO PARQUE DO JAPÃO
17h – Argentina x Bolívia 19h – Brasil x Paraguai
22 de janeiro (quarta-feira) – GINÁSIO DO PARQUE DO JAPÃO
15h – Argentina x Uruguai 17h – Paraguai x Chile 19h – Bolívia x Brasil
23 de janeiro (quinta-feira) – GINÁSIO CHICO NETO
15h – Bolívia x Uruguai 17h – Argentina x Paraguai 19h – Brasil x Chile
24 de janeiro (sexta-feira) – GINÁSIO CHICO NETO
15h – Chile x Argentina 17h – Paraguai x Bolívia 19h – Uruguai x Brasil
25 de janeiro (sábado) – GINÁSIO CHICO NETO
15h – Chile x Bolívia 17h – Uruguai x Paraguai 19h – Brasil x Argentina

A TVN Sports, que opera pela internet, será o único canal brasileiro a transmitir todos os jogos da torneio.
