Saiba quais são as 12 equipes que disputarão a fase final do Europeu masculino de seleções
- Cláudio Moura
- 16 de jan. de 2020
- 2 min de leitura

Chegou ao fim, nesta quarta-feira, 15/01, a fase de grupos do campeonato europeu masculino de seleções, que está sendo disputado na Áustria, na Dinamarca e na Suécia. Arenas lotadas e partidas de muito boa qualidade foram a tônica da fase classificatória.
Portugal e Áustria, que não são seleções da elite europeia, fizeram ótimas apresentações. Uma das anfitriãs, a Áustria, ganhou as três partidas do grupo B e se classificou juntamente com a República Tcheca para a fase seguinte, deixando de fora a Macedônia do Norte, a favorita do grupo.
Portugal bateu a França, a seleção mais vencedora no mundo no Século Vinte e Um, e tirou a atual medalha de prata na Rio/2016 da fase final. É a equipe lusitana colhendo os frutos do bom trabalho nas categorias de base nos últimos oito anos.
Noruega, Espanha, Croácia e Áustria, com cem por cento de aproveitamento, avançam à fase final com vantagem. Serão dois grupos de seis seleções, que carregam a pontuação da fase classificatória e não voltam a jogar com equipes que já enfrentaram nos grupos iniciais.
As grandes surpresas negativas foram a Dinamarca, atual campeã olímpica e mundial, além da França, que desde 2016 vem decaindo no cenário mundial em especial pela renovação do seu elenco. Se afirma como a principal favorita ao título a Noruega, atual vice-campeã mundial.
Brasil de olho na fase final de Europeu
Para o Brasil garantir a classificação ao pré-olímpico, em abril de 2020, será necessário que uma dessas seleções (Alemanha, Espanha, Croácia, Noruega ou Suécia) conquiste o título, pois elas já estão classificadas para o pré-olímpico juntamente com França e o Egito.
Caso isso ocorra, o Brasil assume a vaga por direito no pré-olímpico, independentemente do Egito vencer a Copa Africana de Nações, que começa nesta quinta-feira, 16 de janeiro.

Fase final
Grupo 1
Croácia
Espanha
Áustria
República Tcheca
Alemanha
Bielorrússia
Grupo 2
Noruega
Hungria
Eslovênia
Suécia
Portugal
Islândia
A fase final começa nesta quinta-feira (16). O campeonato prossegue até o dia 26 de janeiro, quando serão disputadas a medalha de bronze e o título. A seleção segunda colocada garante vaga no pré-olímpico enquanto a campeã garante a vaga continental para Tóquio/2020.
