Novo técnico da seleção adulta masculina faz a primeira convocação para fase de treinamentos
- Cláudio Moura
- 7 de dez. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de dez. de 2020

Mal foi contratado pela CBHb, o novo técnico da seleção brasileira masculina, o espanhol Daniel Ríos, já terá um grande desafio pela frente: o campeonato Sul/Centro-Americano, que será realizado em Maringá/PR de 20 a 26 de janeiro de 2020. Anteriormente o evento estava marcado para ser realizado em Santiago do Chile, mas foi transferido, até o momento sem explicações do motivo por parte dos dirigentes da Federação responsável pela organização do campeonato.
Não se sabe, até agora, quantas e quais serão as seleções participantes. Especula-se que sejam oito, divididas em dois grupos de quatro. Caso o Mundial do Egito, em janeiro de 2021, seja disputado por 24 seleções, se classificam a primeira e a segunda colocadas e uma da região do Caribe/América do Norte. Se a IHF confirmar a mudança para 32 seleções, o Sul/Centro-America classificam três seleções e mais duas do Caribe/América do Norte.
Daniel Ríos manteve a base da seleção que vem jogado nos últimos dois anos. As novidades são o goleiro Maik Santos (foto abaixo), que esteve fora do Jogos Esportivos Pan-Americanos de Lima/Peru, Cléber Andrade, experiente ponteiro esquerdo do Taubaté e o central Pedro Pacheco, convocado pela segunda vez para a seleção principal. Dos vinte convocados, Ríos terá que cortar quatro, pois só poderá utlizar 16 no Sul/Centro/Americano.

Foto: arquivo pessoal de Maik Santos
A seguir, texto produzido pela Assessoria de Imprensa da CBHb...
A primeira convocação do novo técnico da Seleção Brasileira Masculina de Handebol, o espanhol Daniel Gordo, foi divulgada na manhã desta quarta-feira (4/dez). A lista traz nomes conhecidos e que foram a base da última convocação, em outubro. “A ideia é ver os jogadores nesta primeira etapa, conhecer os que atuam no Brasil e preparar a equipe para o torneio de janeiro”, disse Gordo.
O torneio a que ele se refere é o Campeonato Sul-Centro Americano, que deve acontecer entre os dias 20 e 26 de janeiro em Maringá (PR), e é classificatório para o Mundial de 2021, no Egito. O Brasil, aliás, precisa torcer para o Egito vencer o Campeonato Africano em janeiro para que uma vaga se abra para a Seleção disputar o Pré-Olímpico em abril, e assim ir em busca da classificação para as Olimpíadas de Tóquio.
Para o central Pedro Pacheco, pela segunda vez na Seleção Adulta, a expectativa para a fase é muito boa. “Estar no grupo que pode ir para o Sul-Centro e o Pré-olímpico é uma sensação indescritível! Não conheço o trabalho do novo técnico, mas acredito que lá na Espanha ele já tenha vivenciado o nosso estilo de jogo e espero que ele faça um bom trabalho com a nossa Seleção”, falou. A fase de treinamento vai acontecer entre os dias 2 e 19 de janeiro em Taubaté (SP).

Comissão Técnica:

O novo técnico da seleção, de 38 anos
Treinador: Daniel Gordo Ríos Supervisor: Rafael Akio Umezu Assistente Técnico: Marcus Ricardo de Oliveira Preparador físico: Claudio Machado Pinto e Silva Fisioterapeuta: Daniel Augusto dos Santos Analista de desempenho: Luan Monteiro dos Santos
