Brasil goleia a Austrália na última partida do grupo B no Mundial feminino, em Kumamoto, no Japão
- Cláudio Moura
- 6 de dez. de 2019
- 4 min de leitura

O Brasil finalmente conquistou sua primeira vitória no mundial feminino do Japão. Jogando na madrugada desta sexta-feira, 6 de dezembro, o Brasil passou com total tranquilidade pela Austrália, forte candidata ao último lugar no mundial, com o placar final de 31 a 9 (15 a 5 no primeiro tempo). Maiores detalhes sobre o jogo, a seguir, com o texto do site Tchê Esportes...

A Seleção Brasileira fez o último jogo da fase de grupos pelo 24º Campeonato Mundial de Handebol de Feminino na madrugada desta sexta-feira (6/dez) no Ginásio Geral da Cidade de Yamaga, em Kumamoto, no Japão. O adversário foi a Austrália e a vitória veio por 31 a 9 (15 a 5 no primeiro tempo). Com isso, o Brasil confirmou a quinta colocação no grupo B, com 3 pontos – três derrotas, um empate e uma vitória. Agora as brasileiras disputam do 17º ao 20º lugares no torneio, na chamada President’s Cup. O Mundial Feminino de Handebol vai até o dia 15 de dezembro.
1º tempo
A Seleção Brasileira precisou usar bastante a concentração para entrar em quadra sem chance de classificação à próxima fase e contra um adversário que ainda não tinha vencido nenhuma equipe. Defensivamente o Brasil foi muito bem, usando a maior parte do tempo marcação 6-0, e levou apenas 5 gols. (Brasil 15 x 5 Austrália).
2º tempo
Na segunda etapa o técnico espanhol Jorge Dueñas optou por usar mais a marcação 5-1 – que é quando uma atleta fica mais adiantada em relação à linha dos 6 metros – e com isso a Seleção conseguiu roubar mais bolas e atrapalhar bastante o ataque australiano. O resultado é que o Brasil levou apenas quatro gols e fechou a partida pelo placar de 31 a 9.
A melhor atleta da partida foi a armadora brasileira Jaqueline Anastácio, que fez 4 gols na partida: Marcaram ainda pelo Brasil: Ana Paula Rodrigues (5 gols); Isaura Menin, Mariana Costa (4 gols); Larissa Araújo (3 gols); Alexandra Nascimento, Tamires Araújo, Samara Vieira, Patrícia Matieli e Ana Claudia Bolzan (2 gols); Adriana de Castro (1 gol).

Jaqueline Anastácio, MVP da partida contra a Austrália
“O jogo contra a Austrália era difícil mentalmente depois das derrotas nos últimos jogos, e precisávamos que a equipe estivesse bem concentrada, bem focada, mesmo sabendo que o potencial da Austrália era mais baixo. Estivemos bem, sobretudo no trabalho defensivo, e conseguimos abrir o placar no primeiro tempo, mesmo com algumas imperfeições no ataque. No segundo tempo a defesa 5-1 nos deu mais possibilidades de interceptar bolas, fazer mais contra-ataques e nos dar segurança”, analisou o técnico do Brasil, Jorge Dueñas.
O próximo jogo do Brasil será no domingo, dia 8/dez, no Ginásio da Prefeitura de Kumamoto, contra a Eslovênia, 5ª colocada do grupo A.
Sistema de disputa
A forma de disputa do Mundial de Kumamoto é o Main Round, adotado em competições como da Liga Europeia de Handebol (EHF). Nesse sistema, as 24 equipes são divididas em quatro grupos com seis equipes cada, na fase classificatória. Os três melhores de cada chave passam para a próxima fase e levam junto os pontos obtidos nas partidas disputadas entre classificados. Depois se dividem em dois grupos de seis equipes cada, e os dois primeiros de cada chave passam para as semifinais.
Jogos do Brasil (Horário de Brasília)
30/11 – Sábado Brasil 24x30 Alemanha
01/12 – Domingo Brasil 19x19 França
03/12 – Terça-feira Brasil 27x33 Coreia
04/12 – Quarta-feira Brasil 27x33 Dinamarca
06/12 – Sexta-feira Brasil 31x9 Austrália
Conforme informação da Federação Internacional de Handebol (IHF, na sigla em inglês), “a transmissão ao vivo no site da IHF será bloqueada geograficamente no Brasil (conforme os direitos de transmissão são vendidos), mas, ao mesmo tempo, não há ninguém transmitindo no Brasil”.

Definição dos 12 países que disputam a fase final, e os outros 12 que estarão no torneio de consolação ("President`s" Cup)...
Grupo 1 (seis seleções)
Holanda, Dinamarca, Alemanha, Noruega, Coreia do Sul, Dinamarca e Sérvia.
Grupo 2 (seis seleções)
Rússia, Espanha, Romênia, Espanha, Montenegro, Japão e Suécia.
As 12 seleções acima se classificaram para a fase final por terem terminado a primeira fase entre primeiro e terceiro lugares respectivamente em seus grupos.
Elas disputarão entre si e carregam a pontuação obtida na primeira fase. Só enfrentam adversários que não jogaram contra na fase de grupos.
Ao final, os dois melhores de cada grupo fazem as semifinais e as finais, e os demais disputam as posições de quinto ao décimo segundo lugares. A Rússia e a Espanha foram as únicas seleções com aproveitamento de 100%, com cinco jogos e cinco vitórias.

Diferentemente das edições anteriores, o Mundial de Kumamoto terá um torneio de consolação (President`s Cup) formado pelas seleções que ficaram entre o décimo terceiro e o vigésimo quarto lugares. Anteriormente a disputa era do décimo sétimo ao vigésimo quarto lugares.
O Brasil por ter ficado em quinto no grupo B, disputará no domingo e na segunda, de décimo sétimo ao vigésimo lugares. O primeiro adversário será a Eslovênia, quinta no grupo A, enquanto no outro cruzamento se enfrentam Senegal (grupo C) e República do Congo (grupo D). Os vencedores disputam na segunda-feira (9) o décimo sétimo lugar, e os perdedores os décimo nono.
Cuba, Austrália, Cazaquistão e China, últimos lugares em seus grupos com cinco derrotas e zero ponto, na fase classificatória, disputam de vigésimo primiero a vigésimo quarto lugares, no mesmo esquema do grupo do Brasil. E, finalmente, Argentina, França, Hungria e Angola, quarto colocados em seus grupos disputam do décimo terceiro ao décimo sexto lugares. O vencedor será proclamado o campeão da "President`s Cup" 2019.
Galeria de fotos de Brasil x Austrália...





