Brasil empata com a França e mantém vivas as chances de classificação no mundial feminino do Japão
- Cláudio Moura
- 1 de dez. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 2 de dez. de 2020

O Brasil conseguiu um importante e positivo resultado ao empatar com a França em 19 gols na madrugada deste domingo, 1 de de dezembro, no 24 Mundial feminino, que está sendo realizado no Japão. Foi um jogo em que o Brasil esteve sempre atrás, mas na maioria da partida com diferença de um gol. O sabor de vitória ficou por conta do gol de empate marcado por Duda Amorim faltando dez segundos para o final do jogo.
Foi uma partida em que o Brasil jogou com regularidade e provou que dessa forma pode enfrentar de igual para igual qualquer adversário, inclusive a atual campeã mundial, a França. Na duas outras partidas do grupo B, a Alemanha, como esperado, atropelou a Austrália por 34 a 8, enquanto que Coreia do Sul e Dinamarca empataram em 26 gols, provando o equilíbrio do grupo, com exceção feita às australianas.
A seleção volta à quadra na madrugada de terça-feira, 3 de dezembro, diante da Coreia do Sul, seleção duas vezes campeã olímpica e uma mundial. Para se classificar à fase seguinte, o Brasil precisa vencer a Austrália, a Dinamarca e a Coreia do Sul, para não depender de ninguém. Até um empate com a Dinamarca ou a Coreia do Sul, desde que vença a Austrália e dapendendo dos demais resultados, pode classificar o Brasil para disputar entre as 12 melhores da competição.

A seguir, texto produzido pelo site Tchê Esportes com os detalhes do jogo deste domingo (1)...
O Brasil empatou com a França por 19 a 19 na segunda partida disputada no Campeonato Mundial de Handebol Feminino de Kumamoto, no Japão. Em uma partida muito dura, com forte marcação de ambas as equipes, a Seleção Brasileira encaixou o jogo no segundo tempo e conseguiu equilibrar o placar, já que havia terminado a etapa inicial em desvantagem (7x10). O jogo aconteceu na madrugada deste domingo, às 3h (horário de Brasília), no Ginásio Geral da Cidade de Yamaga. A competição começou no sábado (30/nov) e vai até o dia 15 de dezembro.
“Fizemos um jogo muito equilibrado, a equipe iniciou bem concentrada e a defesa pegou confiança e segurança. Ficamos abaixo no placar no primeiro tempo, mas penso que foi por alguns erros que cometemos em arremessos. No segundo tempo conseguimos igualar o placar e até passar, mas falhamos em alguns chutes e, nos últimos momentos, a França ficou à frente no marcador. Mas a equipe manteve a confiança e a calma para conseguir um empate, que acredito ser importante porque retomamos o espírito que esta equipe pode ter”, avaliou o técnico da Seleção Jorge Dueñas (foto abaixo).

Foto de arquivo
Foi um início de primeiro tempo duro, de forte marcação e com erros de ambas as equipes. O Brasil abriu o placar e as francesas marcaram o primeiro gol somente aos 8 min (2x1). Mas em apenas dois minutos elas chegaram ao empate por 3 a 3. A virada francesa veio aos 18min30seg (5x4). A Seleção voltou a apresentar algumas falhas e não conseguiu manter a superioridade no placar. Fim do 1º tempo Brasil 7 x 10 França.
2º tempo
A Seleção voltou melhor na etapa final. Aos seis minutos, Bruna de Paula, com uma linda finta e um arremesso no canto curto, empatou para o Brasil (11 a 11). A França, com mais poder ofensivo, seguia abrindo pequena diferença. Mas o Brasil começou a encaixar o jogo e aos 10 minutos chegou ao empate (13 a 13) em um passe de costas de Paty Matieli para Tamires Morena. Aos 12min30seg a goleira Renata Arruda aproveitou o gol vazio e marcou a virada brasileira (15 a 14). A partir daí as duas equipes se alternaram no placar e por vários momentos estiveram empatadas. Tanto que o jogo encerrou assim: Brasil 19 x 19 França.
A melhor jogadora da partida foi a meia direita brasileira Bruna de Paula (foto abaixo), que marcou três gols. Ainda marcaram para o Brasil: Tamires Morena, Ana Paula Rodrigues e Adriana de Castro (3 gols); Duda Amorim e Patrícia Matieli (2 gols); Larissa Araújo, Mariana Costa e Renata Arruda (1 gol).
O próximo compromisso do Brasil será contra a Coreia, que venceu justamente a França em sua estreia. A partida acontece na madrugada de terça, às 3h (04/dez).

Foto: arquivo CBHb
Sistema de disputa
A forma de disputa do Mundial de Kumamoto é o Main Round, adotado em competições como da Liga Europeia de Handebol (EHF). Nesse sistema, as 24 equipes são divididas em quatro grupos com seis equipes cada, na fase classificatória. Os três melhores de cada chave passam para a próxima fase e levam junto os pontos obtidos nas partidas disputadas entre classificados.
Jogos do Brasil (Horário de Brasília)
30/11 – Sábado Brasil 24x30 Alemanha
01/12 – Domingo Brasil 19x19 França
03/12 – terça-feira 3h – Brasil x Coreia
04/12 – quarta-feira 8h30 – Brasil x Dinamarca
06/12 – Sexta-feira 3h – Brasil x Austrália
Conforme informação da Federação Internacional de Handebol (IHF, na sigla em inglês), “a transmissão ao vivo no site da IHF será bloqueada geograficamente no Brasil (conforme os direitos de transmissão são vendidos), mas, ao mesmo tempo, não há ninguém transmitindo no Brasil”.
Galeria de fotos...





