Brasil estreia na madrugada de sábado no Mundial feminino de Kumamoto, no Japão
- Cláudio Moura
- 29 de nov. de 2019
- 3 min de leitura

Chegou a hora da estreia do handebol brasileiro no 24 Mundial feminino, que será disputado na cidade de Kumamoto, no Japão. A primeira partida, pelo grupo B, será às três horas da manhã do sábado diante da Alemanha, que é uma das adversárias diretas a serem batidas, caso o Brasil queira ficar entre as primeiras seleções e avançar para segunda fase, que contará com dois grupos de seis seleções.
O Brasil chega ao mundial com uma seleção bem renovada em relação aos Jogos Olímpicos do Rio/2016. Já classificada para a Olimpíada de Tóquio/2020, a seleção nacional tentará apagar a má impressão deixada no último mundial, em 2017, na Alemanha, quanto terminou na décima oitava colocação.
Para avançar na competição, o Brasil tem de superar os apagões sofridos em alguns amistosos e torneios nos últimos dois anos, em especial contra seleções muito fortes da Europa. França e Dinamarca são favoritas para as duas primeiras vagas. Brasil, Coreia do Sul e Alemanha devem travar um luta aguerrida pela última vaga para a fase seguinte. A Austrália é uma das seleções mais fracas da chave e é forte candidata ao último lugar.

A seguir, matéria detalhada sobre a participação do Brasil no mundial feita pelo site Tchê Esportes...
O 24º Campeonato Mundial de Handebol de Kumamoto, no Japão, começa neste sábado (30/nov) e vai até o dia 15 de dezembro. O Brasil estreia contra a Alemanha já no primeiro dia de competição, às 3h (horário de Brasília), no Ginásio Geral da Cidade de Yamaga. As brasileiras estão no forte grupo B, que tem a atual campeã mundial França, a Dinamarca, a Coreia e a Austrália.
O técnico Jorge Dueñas convocou inicialmente 18 atletas para o torneio e a fase de preparação que aconteceu dez dias antes em Ota, onde o Comitê Olímpico do Brasil (COB) tem uma base para a preparação das equipes olímpicas. A pivô Elaine Gomes acabou desligada durante a fase de preparação por problemas ocorridos durante um tratamento feito em seu clube. Uma atleta como suplente, já que apenas 16 jogadoras podem ser inscritas.
Sistema de disputa
A forma de disputa do Mundial de Kumamoto será o Main Round, adotado em competições como da Liga Europeia de Handebol (EHF). Nesse sistema, três equipes passam para a próxima fase e levam junto os pontos obtidos nas partidas disputadas entre classificados. Por isso a fase de classificação é tão importante, como explica o técnico do Brasil, o espanhol Jorge Dueñas. “Penso que será muito complicado estar entre as três primeiras, mas temos condições de passar da primeira fase entre as três melhores. Estamos em um grupo de quatro seleções de muito nível. Vamos jogar com a França que é a atual campeã europeia, que tem um nível altíssimo e é uma equipe muito difícil. Acredito que serão pequenos detalhes que farão as equipes passarem para a fase seguinte.”
Jogos do Brasil (Horário de Brasília)
30/11 – Sábado 3h – Brasil x Alemanha
01/12 – Domingo 3h – Brasil x França
03/12 – terça-feira 3h – Brasil x Coreia
04/12 – quarta-feira 8h30 – Brasil x Dinamarca
06/12 – Sexta-feira 3h – Brasil x Austrália
Conforme informação da Federação Internacional de Handebol (IHF, na sigla em inglês), “a transmissão ao vivo no site da IHF será bloqueada geograficamente no Brasil (conforme os direitos de transmissão são vendidos), mas, ao mesmo tempo, não há ninguém transmitindo no Brasil”.
As convocadas:

Foto: arquivo CBHB
Goleiras: Bárbara Arenhart (Vaci Noi Kezilabda/HUN), Gabriela Moreschi (Fleury Loiret/FRA) e Renata Arruda (Bera Bera/ESP);
Pontas: Adriana de Castro (Bera Bera/ESP), Ana Cláudia Bolzan (Esporte Clube Pinheiros/BRA), Alexandra Nascimento (Érd HC/HUN), Larissa Araújo (CSU Cluj Napoca/ROM) e Mariana Costa (CS Gloria Bistrit Nasaud/ROM);
Centrais: Ana Paula Belo (Rostov/RUS), Bruna de Paula (Fleury Loiret/FRA) e Patrícia Machado (MKS Zaglebie Lubin/POL);
Armadoras: Deonise Fachinello (Bourg de Péage/FRA), Eduarda Amorim (Gyori Audi Eto KC/HUN), Jaqueline Anastácio (Magura Cisnadie/ROM) e Samara Vieira (SCM Ramnicu Valcea/ROM);
Pivôs: Isaura Menin (Rincón Fertilidad Malaga/ESP) e Tamires Araújo (HC Dunãrea Brãila/ROM).
Comissão Técnica: Jorge Duenas (Técnico), Juan Carlos Solar (Auxiliar Técnico), Cristiano Rocha (Auxiliar Técnico), Álvaro Casagrande (Supervisor), Jéssica Rocha (Fisioterapeuta), Júlia Bargieri (Nutricionista) e Pauline Bittencourt (Médica).

Todos os grupos do Mundial
Grupo A
Holanda
Noruega
Sérvia
Eslovênia
Angola
Cuba
Grupo B
França
Dinamarca
Alemanha
Coreia do Sul
Brasil
Austrália
Grupo C
Romênia
Hungria
Montenegro
Espanha
Senegal
Cazaquistão
Grupo D
Rússia
Suécia
Japão
China
Argentina
República Democrática do Congo
