top of page
Buscar

Conhecidas as três sedes do torneio pré-olímpico de handebol masculino

  • Cláudio Moura
  • 5 de nov. de 2019
  • 2 min de leitura

Já estão selecionadas as três sedes do pré-olímpico de handebol masculino para Tóquio/2020. Sem surpresas, foram escolhidos três países em que o handebol é muito popular: Alemanha, França e Noruega. A Croácia ficou como sede suplente.

Países classificados para Tóquio/2020: Japão (país sede); Dinamarca (atual campeã mundial); Argentina (campeã Pan-Americana); Bahrein (atual campeão asiático).

As seleções garantidas no pré-olimpico: Noruega, França, Espanha, Suécia, Alemanha, Croácia e *Egito (os classificados de segundo a oitavo lugares no último Mundial; Coreia do Sul (vice asiática), Chile, (vice Pan-Americano).

A definir: (vice-campeão africano); e (vice-campeão europeu); e uma seleção escolhida pela IHF por critério de ranqueamento ou por simples convite.

Como o Brasil poderá participar do torneio? Caso o Egito seja campeão africano em janeiro de 2020 (entra como representante continental). O Brasil do nono lugar passaria para o oitavo nas seleções já classificadas para o torneio, ficando com direito de participar do pré-olímpico.

A outra chance, bem possível de ocorrer, é um dos seis europeus já classificados para o pré-olímpico vencer o campeoanato europeu. Assim sendo, e o Egito sendo o campeão da África, além do Brasil, a Hungria, décima colocada no último mundial, ficaria com a última vaga para o torneio, que será dividido em três grupos de quatro seleções, se classificando os dois primeiros colocados de cada grupo.

Embora o Brasil já saiba que vai enfrentar pedreiras, independentemente do grupo que cair, caso se qualifique ao pré-olímpico, o país entra com boas de chances de classificação, diferentemente do basquete masculino, por exemplo, que terá um pré-olímpico de quatro grupos com seis seleções em cada um deles, e somente o campeão de cada grupo vai a Tóquio/2020. O Brasil estará num dos grupos e tem grandes chances de ser uma das sedes. Oito seleções já estão classificadas para Tóquio: Japão, Estados Unidos, Argentina, Espanha, França, Austrália, Irã.

A seguir, texto produzido pela IHF sobre a escolha das sedes do pré-olímpico masculino, em abril de 2020...

Conselho Executivo da Federação Internacional de Handebol (IHF), reunido na Suíça, por voto secreto, nomeou as três federações para sediar o Torneio de Qualificação Olímpica Masculina de 2020, que será realizado de 17 a 19 de abril. As três nações a seguir (em ordem alfabética) obtiveram o maior número de votos pelo Conselho da IHF:

Alemanha França Noruega A Croácia foi escolhida como nação substituta pelo Conselho da IHF e receberá o direito de sediar o respectivo Torneio de Qualificação Olímpica Masculina de 2020, desde que um dos três países acima mencionados se qualifique diretamente para os Jogos Olímpicos no Campeonato Europeu de 2020 ou caso ocorram dificuldades na fase de preparação nas três sedes escolhidas. Os Torneios de Qualificação Olímpica Feminina de 2020 serão conhecidos após a composição dos grupos ter sido determinada, ou seja, após o Campeonato Mundial Feminino de IHF de 2019 no Japão.

Com informações, logomarcas e fotos via IHF.

 
 
 
bottom of page