Colorado Springs, nos Estados Unidos, é a nova sede da Confederação Caribenha/Norte Americana
- Cláudio Moura
- 31 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de nov. de 2020

Sede da NORCA, em Colorado Springs, nos Estados Unidos
Depois de uma luta política comandada pelos Estados Unidos, desde meados de 2017, o handebol do Caribe e da América do Norte conseguiu formar a sua Confederação. Esta será a reponsável pela realização do eventos oficiais e classificatórios para os mundiais da categoria em todos os níveis no Caribe e América do Norte. Somente as duas vagas olímpicas (masculino e feminino) continuarão sendo definidas nos Jogos Esportivos Pan/Americanos, sempre um ano antes das olimpíadas.
Foi uma jogada política feita pelo Comitê Olímpico e pela federação da modalidade locais. Os Estados Unidos, pela primeira vez na história, resolveram investir pesado no handebol, o patinho feio dos esportes olímpicos coletivos. Com a divisão do handebol em duas confederações Norca (América do Norte e Caribe) e Sul/Centro Americana (América do Sul e Central), a região dos Estados Unidos terá direito a duas vagas em todos os campeonatos mundias femininos e masculinos, o que com handebol sendo unificado no continente, como era até o primeiro semestre de 2017, praticamente alijava a América do Norte da participação em mundiais.
No mundial masculino de janeiro de 2021, no Egito, as vagas passarão de 24 para 32 seleções: cinco vagas cada para Américas, Ásia e África; 16 vagas para a Europa; e uma para o país organizador. Na Américas, serão três vagas para a região Sul/Centro Americana e duas para Caribe e América do Norte. Assim os Estados Unidos pretendem chegar com suas seleções nacionais muito competitivas nas Olimpíadas de Los Angeles/2028. Antes, há um longo caminho para transformar um esporte totalmente amador numa potência, ao menos continental.

Dirigentes da Norca e da IHF
A sede da Confederação de Handebol da América do Norte e Caribe (NORCA ou NACHC) estará oficialmente localizada em Colorado Springs, dividindo o espaço com o Centro de Treinamento da USA Team Handball. Localizado na propriedade Penrose House, o local é a primeira sede de uma Confederação Olímpica estadunidense a ser localizada em Colorado Springs, no estado do Colorado.
Em 25 de outubro de 2019, a inauguração foi oficialmente efetivada, com uma cerimônia de boas-vindas no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA. Durante o período de estadia em Colorado Springs, os participantes também visitaram os escritórios e se reuniram para uma reunião do conselho da NACHC.
"Quando a NACHC foi reconhecida oficialmente pela IHF, no início deste ano, foi considerado uma grande oportunidade para apoiar melhor o handebol nos países que desejam estar no palco mundial da modalidade, disse o presidente da IHF, o egípcio Hassan Moustafa, antes da abertura. "Esta sede na bela Colorado Springs, em conjunto com outros projetos continentais, é um passo importante para tornar os sonhos realidade."
