Conhecidos os participantes da Taça Africana de handebol masculino, na Tunísia
- Cláudio Moura
- 30 de out. de 2019
- 2 min de leitura

Nunca uma edição da Taça Africana de handebol masculino despertou tanto interesse para a seleção brasileira. Uma vitória do Egito, que ficou em oitavo lugar no último mundial (Alemanha/Dinmarca/2019), coloca automaticamente o Brasil no Pré-Olimpico para Tóquio/2020.
O Brasil, que não conseguiu classificação via Jogos Pan-Americanos de Lima/2019, onde a Argentina foi a campeã, e garantiu a vaga continetal, e o Chile o direito de participar do pré-olimpico, como vice, só participará do torneio de repescagem mundial, caso o Egito seja o campeão continental.
O Brasil ficou em nono lugar no último mundial, melhor colocação de um país Sul-Americano na competição. As seleções do segundo ao oitavo lugares, garantiram vaga no Pré-olímpico. Por isso, o Egito precisa vencer campeonato e entrar pelo continente, com o Brasil ocupando a última vaga na repescagem, pulando para a sétima vaga no Pré-Olímpico.
Caso isso ocorra, o pré-olímpico será disputado pelas seguintes seleções: Chile, vice das Américas; Coreia do Sul, vice Asiática; o vice da Europa (conhecido em janeiro de 2020); o vice Africano (conhecido em janeiro de 2020) Noruega, França, Croácia, Suécia, Alemanha, Espanha e Brasil. A última vaga para o pré-olímpico, num total de 12 equipes ficará a cargo da Federação Internacional de Handebol, via convite ou pelo ranqueamento mundial.
O pré-olímpico será disputado em três países diferentes, ainda não divulgados, no mês de abril de 2020, em três grupos de quatro seleções. Os dois primeiros colocados em cada grupo se classificam para Tóquio/2020. Portanto, os brasileiros, especialmente os aficcionados pelo handebol, serão egípcios desde pequenininho, em janeiro de 2020.

A seguir, matéria produzida pela Federação Internacional de Handebol (IHF) sobre o Campeonato Africano masculino de nações...
O Hotel El Mouradi Gammarth em Túnis, Tunísia, sediou o sorteio da 24ª edição do Campeonato Africano Masculino da CAHB, que acontece de 16 a 26 de janeiro de 2020 nas cidades costeiras de Hammamet e Rades, no país do norte da África.
Dezessete nações disputarão o evento, onde o vencedor se classificará para os Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio e os seis primeiros classificados para o Campeonato Mundial Masculino de 2021 IHF no Egito.
Os resultados do sorteio são:
Grupo A: Egito, República Democrática do Congo, Guiné, Quênia Grupo B: Angola, Gabão, Nigéria, Líbia Grupo C: Tunísia, Camarões, Costa do Marfim, Cabo Verde Grupo D: Marrocos, Argélia, Congo, Senegal, Zâmbia
A CAHB também confirmou que a partida de abertura será realizada em 16 de janeiro entre o país anfitrião Tunísia e Cabo Verde. A Tunísia venceu a edição anterior do campeonato realizado no Gabão em 2018.
Também em Túnis, o especialista da IHF, Marek Goralczyk, liderou um curso de 'Delegados de Eventos' com membros da equipe de Delegados de Eventos da CAHB que estão se preparando não apenas para a Tunísia 2020, mas também para o Campeonato de Clubes Campeões Africanos da CAHB 2020, que será realizado em Sousse/Tunísia, em outubro de 2020.
