top of page
Buscar

Bharein conquista campeonato asiático masculino de seleções e vai pela primeira vez a uma Olimpíada

  • Cláudio Moura
  • 26 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

Disputada entre 17 e 26 de outubro em Doha/Qatar, a Copa Asática masculina de seleções, qualificou pela primeira vez a uma olimpíada o Bahrein, que venceu a Coreia do Sul por 34 a 29 (15 a 13, para a Coreia do Sul, no primeiro tempo).

O torneio foi disputado por oito seleções divididas em dois grupos de quatro. Os dois primeiros de cada grupo (Qatar, Coreia do Sul, Bahrein e Arábia Saudita) disputaram na quinta-feira (24) e no sábado (26) as seminfinais e finais, respectivamente.

Numa semifinal, Oatar e Bahrein fizeram um jogo muito equilibrado, mas que acabou com a vitória por dois gols de diferença para o Bahrein (26 a 24), enquanto a Coreia do Sul venceu a outra seminfinal contra a Arábia Saudita por 29 a 26. Na decisão do terceiro lugar, o Qatar venceu com tranquildade os sauditas por 31 a 21. Agora já são quatro as seleções classificadas para Tóquio/2020: Japão (país sede); Dinamarca (atual campeã mundial); Argentina (campeão das Américas); e Bahrein (campeão asiático).

As outras oito vagas estão assim distribuídas: o campeão africano (disputa em janeiro de 2020); o campeão europeu (disputa em janeiro de 2020); e mais seis vagas que serão disputadas em três grupos de quatro seleções. Os dois primeiros de cada grupo garantem participação em Tóquio/2020. O pré-olímpico ocorre em abril de 2020 em lugares e datas a serem confirmados.

Detalhes da final asiática publicadas pelo Blog Olimpíada Todo Dia...

Neste sábado, a handebol masculino do Bahrein conquistou uma vitória surpreendente no pré-olímpico da modalidade na Ásia, sobre a Coréia do Sul. A seleção derrotou os sul-coreanos por 34 a 29 e garantiu, pela primeira vez na história do país, a vaga para nas Olimpíadas.

No início ninguém apostava no handebol do Bahrein. Mas eles avançaram, derrubaram favorito Qatar, na semifinal, que jogou em casa por 26-28. Depois na final, esperava-se que a Coréia do Sul alcançasse, facilmente, a classificação para Tóquio 2020. Porém não foi bem assim, a partida contra a equipe do Bahrein, foi dominada pelos sul-coreanos até o intervalo por 15 a 13. Mas na volta do segundo tempo, os favoritos viram a classificação sair de suas mãos. O Bahrein entrou forte e alcançou uma extraordinária vitória por 34 x 29.

Resultados finais do primeiro ao oitavo lugares...

Disputa do sétimo lugar: Hong Kong 30 x 26 Índia

Disputa do quinto lugar: Irã 27 x 25 Kuwait

Disputa do terceiro lugar: Qatar 31 x 21 Arábia Saudita

Disputa do ouro: Bahrein 34 a 29 Coreia do Sul.

Obs: a Coreia do Sul garantiu presença no pré-olimpico ao ficar com o segundo lugar no torneio.

A seguir, galeria de fotos da final e da disputa pelo bronze do Torneio Asiático de seleções masculinas...

Qatar x Arábia Saudita (disputa do bronze)

Bharein x Coreia do Sul (disputa do ouro)

Com informações, arte e fotos da IHF.

 
 
 
bottom of page