Estados Unidos reforçam estrututa do handebol, fora das quadras, com a contratação de mais um sueco
- Cláudio Moura
- 7 de out. de 2019
- 3 min de leitura

Staffan Olsson, um sueco de 55 anos, reforça o USA/Handball Team
Foi anunciado no último dia 17 de setembro, em Colorado Springs, no estado do Colarado/EUA, mais um reforço para melhorar e supervisionar toda a estrutura do handebol estadunidense. Trata-se do sueco Staffan Olsson, único esportista de modalidades coletivas a ganhar quatro medalhas de prata em Olimpíadas: como atleta (1992/Barcelona, 1996/Atlanta e 2000/Sydney); e uma como treinador da equipe sueca, em Londres/2012. Na Rio/2016, a Suécia, sob seu comando, terminou em 11 lugar, a pior colocação dos escandinavos em Olimpíadas. Staffan contará com a colaboração do seu compatriota Robert Heid, que é treinador da seleção adulta masculina há pouco mais de um ano. Robert também ganhou três pratas olímpicas.
Com essa bagagem vencedora, além da conquista de títulos europeus e mundiais pelo seu país, o sueco chamou a atenção da Confederação Estadunidense da modalidade e do Comitê Olímpico local. Staffan, de 55 anos, foi como atleta uma canhoto ofensivo e ajudou seus clubes e a seleção nacional em vitórias e títulos memoráveis. Ele assinou contrato até 2024 e será o responsável por toda estrutura do handebol dos Estados Unidos, dentro e fora das quadras.
O projeto, a médio prazo, é profissionalizar a modalidade no país, além de dar um padrão de jogo igual a todas as seleções femininas e masculinas. Staffan destaca a necessidade de formar atletas jovens no handebol para que os Estados Unidos não tenham que recorrer a jogadores estrangeiros naturalizados ou com dupla cidadania, como sempre ocorreu com as seleções locais, em especial a masculina adulta.
O grande projeto da autoridades do handebol local é, na Olimpíada de 2028, em Los Angeles, colocar as seleções masculina e feminina como protagonistas e com chances reais de medalhas. Muito tem a ser feito, mas os Estados Unidos têm dinheiro e estrutura para tocar o projeto. Acabar com a fama de patinho feio das modalidades coletivas, num prazo de oito anos, será o grande desafio de Staffan Olsson.

Staffan jogando pela Suécia no final da década de 1990
A seguir, matéria feita pela Assessoria de Imprensa da Federação estadunidense de Handebol...
Os EUA Team Handball anunciou a contratação do quatro vezes medalista de prata olímpico, Staffan Olsson, como diretor de alto desempenho. Em sua função, Olsson supervisionará a gestão e a direção das equipes nacionais do USA Team Handball e determinará um planejamento e acompanhamento de novos atletas no nível de elite e desenvolverá o programa de treinamento para técnicos e oficiais de vários níveis do esporte, dentre outras coisas.
“Staffan traz a enorme riqueza de experiência e habilidade que o handebol local precisa fortemente para desenvolver ainda mais seus jogadores e talentos, além de ajudar significativamente a desenvolver um processo sólido de descoberta de novos talentos”, disse o CEO da USA Team Handball, Barry Siff. “Estamos muito empolgados por ter um dos maiores jogadores e treinadores de handebol a bordo e se juntar à nossa equipe. Não tenho dúvidas de que ele causará um impacto incrível em nossos jogadores, treinadores e equipe. ”

Bicampeão mundial e quatro vezes campeão europeu, Olsson ajudou a equipe sueca de handebol masculino a ganhar três medalhas e prata olímpicas de prata entre 1992 e 2000. Ele marcou 358 jogos pela seleção e 852 gols pela Suécia durante seus 18 anos de carreira na equipe nacional, de 1986 a 2004. Como treinador, Olsson ajudou a guiar a seleção sueca de handebol a outra medalha olímpica de prata, em Londres/2012.
"Estou realmente ansioso para trabalhar com os atletas, treinadores e equipes dos EUA Team Handball", disse Olsson. “Este é um novo passo muito emocionante para mim, e vou abraçar completamente os desafios que podem vir com a tarefa. Planejo trabalhar muito para ajudar o esporte a se desenvolver e crescer nos Estados Unidos, para que os americanos comecem a amar e celebrar o esporte ao qual dediquei minha vida. ”
Além de treinar a seleção sueca de handebol, Olsson também dirigiu o Hammarby Handball Club, guiando a equipe para três campeonatos nacionais suecos consecutivos de 2006 a 2008. Mais recentemente, atuou como assistente técnico do Paris St. Germain, ajudando-os a vencer três títulos do campeonato francês. Ele atua como treinador de handebol há 12 anos no total.
