Seleção feminina adulta já está na Noruega para disputa de torneio amistoso
- Cláudio Moura
- 24 de set. de 2019
- 3 min de leitura

Numa das últimas fases de treinamentos, visando o Mundial de Kumamoto, no Japão, entre 30 de novembro e 15 de dezembro, o Brasil vai afinando o grupo de atletas que estará na competição.
O torneio "Intersports", que será realizado na cidade norueguesa de Stavanger, entre 26 e 29 de setembro, será uma excelente oportunidade do técnico Jorge Dueñas testar jogadas, posicionamentos e começar a definir o grupo que vai ao Japão no final do ano.
O Brasil tentará, em Kumamoto, apagar a péssima impressão deixada no Mundial da Alemanha, em 2017, onde a equipe nacional ficou na décima oitava posição; a pior do Brasil desde 2003 em um mundial. Voltar à elite da categoria (entre as seis primeiras), onde esteve entre 2011 e 2016, será a principal luta do handebol feminino na próxima competição oficial.

A seguir, matéria produzida pela Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Handebol sobre o torneio na Noruega...
A Seleção Olímpica feminina está reunida novamente, após a conquista da medalha de ouro e a vaga olímpica no Pan Americano de Lima, para uma fase de treinos e participar de um torneio quadrangular na cidade de Stavanger (Noruega). O grupo chegou ao país nórdico no domingo (22) O torneio acontece de 26 a 29/09. Além do Brasil, a competição contará com a anfitriã Noruega, a asiática, Japão e a nossa rival continental, Argentina.
O supervisor Álvaro Casagrande falou da expectativa da fase de treinos e do torneio: “A expectativa para a fase é muito boa pois estamos indo com a base que foi campeã dos jogos Pan-Americanos, e acho que é mais um momento para dar ritmo para à equipe que está prestes a participar do mundial, trabalhar e ajustar detalhes. O torneio será importante para manter nosso trabalho de evolução visando o mundial. As seleções que serão nossas adversárias no torneio são de grande qualidade. Esperamos fazer três bons jogos, três jogos de nível”.
Álvaro também pontuou sobre os confrontos no torneio: “Nosso primeiro jogo será contra o Japão que é uma seleção muito boa. Já no último mundial tiveram um ótimo desempenho, estiveram na nossa chave, fizeram ótimos jogos contra todos da chave. Têm um jogo de muita velocidade, um ótimo jogo de sete contra seis. Como elas serão as anfitriãs do próximo mundial, devem ter evoluído bastante de lá para cá.
Na sequência jogaremos contra a Noruega que é uma equipe tradicional, sempre entre as melhores do mundo, uma equipe que tem uma ótima transição, muita qualidade ofensiva, ótimas goleiras, e é sempre bom jogar contra as equipes de ponta. Por último nosso confronto será contra a Argentina que foi nossa adversária na final dos jogos pan americanos, fazendo um jogo equilibrado. Uma seleção que evoluiu bastante nos último anos, melhorou bastante na parte física e a gente espera mais um jogo difícil contra elas”.
Na convocação o técnico Jorge Duenas preferiu manter a base do time que foi campeão em Lima e reintegrou as atletas Ana Cláudia, Gabriela Moreschi e Isaura Menin, que participaram da última fase de treinos visando o pan. As convocadas foram:
Goleiras: Bárbara Arenhart (Vaci Noi Kezilabda/HUN), Gabriela Moreschi (Fleury Loiret/FRA) e Renata Arruda (Bera Bera/ESP);
Pontas: Adriana de Castro (Bera Bera/ESP), Ana Cláudia Bolzan (Esporte Clube Pinheiros/BRA), Larissa Araújo (CSU Cluj Napoca/ROM) e Mariana Costa (CS Gloria Bistrit Nasaud/ROM);
Centrais: Ana Paula Belo (Rostov/RUS), Bruna de Paula (Fleury Loiret/FRA) e Patrícia Machado (MKS Zaglebie Lubin/POL);
Armadoras: Deonise Fachinello (Bourg de Péage/FRA), Eduarda Amorim (Gyori Audi Eto KC/HUN), Jaqueline Anastácio (Magura Cisnadie/ROM) e Samara Vieira (SCM Ramnicu Valcea/ROM);
Pivôs: Elaine Gomes (CSM Corona Brasov/ROM), Isaura Menin (Rincón Fertilidad Malaga/ESP) e Tamires Araújo (HC Dunãrea Brãila/ROM).
Comissão Técnica: Jorge Duenas (Técnico), Juan Carlos Solar (Auxiliar Técnico), Cristiano Rocha (Auxiliar Técnico), Álvaro Casagrande (Supervisor), Jéssica Rocha (Fisioterapeuta) e Pauline Bittencourt (Médica).
