top of page
Buscar

Taubaté pronto para o Mundial masculino de clubes, a partir de 27 de agosto, na Arábia Saudita

  • Cláudio Moura
  • 22 de ago. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 3 de dez. de 2020


O Brasil e a América do Sul serão representados na décima segunda edição do Mundial masculino de clubes (Super Globe) pelo Taubaté/SP, hexacampeão continental. Pela primeira vez a competição será disputada na Arábia Saudita, depois de oito vezes consecutivas o torneio ter sido sediado em Doha, no Qatar. Depois de edicões com seis e oito clubes, em 2019 participarão dez equipes. O Taubaté tentará voltar ao pódio, o que ocorreu somente uma vez com um clube brasileiro: um terceiro lugar, com a Metodista/ São Bernardo/SP, na segunda edição, no Qatar, em 2002. O FC Barcelona é o maior vencedor da competição, com um tricampeonato: 2013, 2014 e 2017.

Em todas as onze edições anteriores somente o Brasil, pelas Américas, teve representantes no Mundial. PinheirosSP, Unopar/PR, Taubaté/SP e Metodista/SP foram os clubes brasileiros que estiveram no "Super Globe". Com a divisão da Federação Pan-Americana em duas entidades, em 2018, pela primeira vez a região da América do Norte e do Caribe terá um representante: o New York Cty Team, vencedor do torneio da NORCA, a nova Confederação recentemente criada para clubes e seleções da América do Norte e do Caribe.

Marcos Tatá, técnico do Taubaté, está com o grupo pronto para o Mundial, mesmo com o clube da Vale do Paraíba paulista disputando paralelamente o Campeonato Paulista e a Liga Nacional, que começou há uma semana. O Taubaté não contará com Guilherme Valadão (foto abaixo), lateral esquerdo também da seleção brasileira, que volta à Europa (havia atuado na Espanha) para jogar no handebol romeno. Entretanto, o clube brasileiro contará com três jogadores que atuam pela seleção: Maik Santos (goleiro); André Alemão (ponteiro esquerdo); e Vinícius Teixeira (pivô).

Foto, arquivo CBHb

Arte, site Tchê Esportes

A seguir, matéria detalhada sobre o Mundial masculino de Clubes 2019, na Arábia Saudita, produzida pel Federação Internacional de Handebol...

Após à aceitação por parte da equipe alemã THW Kiel de um Wild Card, a programação e a lista de participantes do décimo segundo Super Globe da IHF para homens, na Arábia Saudita, estão confirmadas. Um total de cinco continentes são representados pelos participantes.

As 10 equipes que disputarão o título do Super Globe masculino de 2019 são:

Al Wehda (Arábia Saudita) - o anfitrião

Barcelona (Espanha) - o atual campeão HC Vardar (Macedônia do Norte) - o vencedor do EHF Champions League 2018/19 Al-Duhail ( o campeão asiático de Clubes da Liga - Qatar) Zamalek SC (Egito) - o vencedor Africano de handebol Liga dos campeões Handebol Taubaté (Brasil) - o vencedor da América do Sul e da América Central New York City Hndebol (EUA) - o vencedor da América do Norte e do Caribe Sydney University Handball Club (Austrália) - o vencedor do Campeonato da Oceania Al Mudhar (Arábia Saudita) - equipe convidada THW Kiel (Alemanha) - equipe convidada

Os horários de jogos também foram definidos. Com o torneio se expandindo para apresentar 10 equipes pela primeira vez, uma rodada adicional de partidas de qualificação será disputada.

No primeiro dia de competição, no dia 27 de agosto, haverá dois jogos de qualificação às quartas-de-final, com as quatro quartas-de-final em 28 de agosto. Com base nos resultados do Super Globe de 2018 IHF, os jogos de qualificação serão disputados pelos representantes da Oceania e da América do Norte e do Caribe, bem como as equipes da Wild Card. O Sydney Handball Club de Sydney enfrenta o THW Kiel, enquanto Al Mudhar joga com o New York City Team Handball. As seis equipes restantes começarão suas campanhas nas quartas-de-final.

Os vencedores das quartas-de-final seguirão para as semifinais, enquanto as equipes restantes disputarão a rodada de 5-10, a partir de 29 de agosto. As semifinais também serão disputadas em 29 de agosto, antes de um dia de descanso para as eliminatórias. Em 30 de agosto, dois jogos de posicionamento serão realizados. Em 31 de agosto, os últimos jogos de posicionamento (cruzamento) serão disputados, juntamente com as partidas de medalhas.

É o primeiro Super Globo masculino a ser jogado na Arábia Saudita, após oito edições consecutivas em Doha, no Qatar. Mais três Super Globos Masculinos estão acordados com a Arábia Saudita como anfitriões e organizadores: 2020, 2021 e 2022.

Arte, site Tchê Esportes

Obs: para apurar os oito clubes que avançam às quartas de finais, no dia 27 de agosto, terça feira, serão disputadas duas partidas envolvendos os dois clubes convidados: Kiel (Alemanha) e Al Mudhar (Arábia Saudita); e pelo rankiamento da IHF, o New York City Team (EUA) e a Universidade de Sydney (Austrália).

Jogos eliminatórios para o acesso às quartas de final, na terça-feira (27)

Al Mudhar x New York City Club

Universidade de Sydney x Kiel

O vencedor da primeira partida enfrenta o Vardar, da Macedônia do Norte, enquanto quem ganhar o segundo jogo medirá forças com o Zamalek, do Egito, no dia 28, já pelas quartas de final. Os outros dois jogos das quartas de final já estão defindos: Al Wehda (Arábia Saudita) x Taubaté (Brasil); e FC Barcelona (Espanha) x Al Duhai (Qatar). Os quatro vencedores das quartas seguem para as semifinais, enquanto os perdedores disputão de quinto ao décimo lugares. As rodadas serão disputadas nos dias 27, 28, 29 e 31 de agosto. No dia 30 não haverá jogos.

Com informações e logomarcas da IHF.

 
 
 
bottom of page