top of page
Buscar

Egito conquista o inédito título do Mundial juvenil masculino

  • Cláudio Moura
  • 20 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Foi realizado entre 6 e 18 de agosto em Escópia, capital da Macedônia do Norte, a oitava edição do Mundial masculino juvenil, com atletas entre 17 e 18 anos. O Egito, que volta a ter um excelente trabalho nas categorias de base, venceu espetacularmente a Alemanha (32 a 28) na grande final e é o primeiro país não europeu a ficar com o título dessa competição.

Portugal ficou com a quarta colocação ao ser derrotado por 37 a 25 pela Dinamarca, e confirmou igualmente o bom trabalho que vem sendo realizado nas categorias de base. Em julho passado, na Espanha, Portugal foi vice campeão dos juniores, com idade de 19 a 21 anos.

A participação do Brasil...

O Brasil que participou de sete das oito edições do mundial, não foi bem e teve um desempenho muito distante do que era esperado. Na fase de classificação, no Grupo D, a equipe brasileira acabou em último lugar com cinco partidas e cinco derrotas: Sérvia 30 x 24 Brasil; Islândia 30 x 26 Brasil; Tunísia 26 x 25 Brasil; Alemanha 28 x 22 Brasil; e Portugal 36 x 29 Brasil.

A pífia campanha, mesmo com o Brasil não sofrendo nenhum placar nas derrotas superior a sete gols, colocou o sete brasileiro na disputa do torneio de consolação (President`s Cup) juntamente com os outros últimos três colados nos outros três grupos: Nigéria, Chile e Canadá. O Brasil venceu a Nigéria (30 a 23) em um dos cruzamentos do vigésimo primeiro ao vigésimo quarto lugares, e decidiu com o Chile o vigésimo primeiro lugar, saindo vencedor (30 a 22).

Das sete perticipações, a de 2019 foi a pior do Brasil, um vígésimo primeiro lugar. No mundial anterior, na Geórgia, em 2017, a colocação final foi o décimo nono lugar. Coincidência ou não, as duas piores colocações ocorreram justamente no período em que a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) passa por uma grave crise financeira advinda de sérias denúncias de corrupção na entidade. O Brasil não fez preaparação pré-competição e viajou para a Macedônia do Norte faltando apenas dois para sua estreia. Os melhores resultados do Brasil em mundiais juvenis são um oitavo lugar e dois nonos.

Na disputa pelo título da President`s Cup, entre o décimo sétimo e o vigésimo lugares, o Bahrein conquistou pela segunda vez o caneco ao bater China/Taipei por 26 a 22, enquanto que a Sérvia ficou com a décima nona colocação ao passar pela Arábia Saudita por 28 a 23. A Argentina foi a melhor colocada do continente americano, ficando com a décima quarta posição.

Galeria de fotos de Brasil x Chile, pelo vigésimo primeiro lugar, e Bahrein e China/Taipei, pelo título da President`s Cup, décimo sétimo lugar...

Brasil x Chile

Bahrein x China/Taipei

Classificaçao Final...

1) Egito

2) Alemanha

3) Dinamarca

4) Portugal

5) Hungria

6) França

7) Espanha

8) Islândia

9) Japão

10) Croácia

11) Suécia

12) Noruega

13) Macedônia do Norte

14) Argentina

15) Eslovênia

16) Tunísia

17) Bahrein

18) China/Taipei

19) Sérvia

20) Arábia Saudita

21) Brasil

22) Chile

23) Nigéria

24 Canadá

Fotos da final entre Egito e Alemanha...

Ranking dos 8 vencedores do Mundial juvenil masculino...

Dinamarca: três títulos

Franca: dois títulos

Croácia, Sérvia e Egito: um título cada

Com informacões, fotos e logomarca, IHF; fotos adicionais e arte, baixados da internet.

 
 
 
bottom of page