top of page
Buscar

Concórdia conquista a medalha de bronze no primeiro Mundial de clubes feminino

  • Cláudio Moura
  • 5 de ago. de 2019
  • 3 min de leitura

AA UnC Concórdia conquistou a medalha de bronze no 1º Super Mundial Feminino da IHF, que foi realizado na China, com uma vitória de três gols sobre a OMRON (Japão), garantida com duas grande defesas da goleira Luciane Verona Rotta nos minutos finais. O time brasileiro reagiu a seis gols de diferença, nos primeiros 10 minutos para um empate em 17 gols ao intervalo. O segundo tempo foi empolgante, quando foi decidida a medalha de bronze.

O time catarinense comandado por Alexandre Schneider, gaúcho de Santa Maria e armador central da seleção brasileira na década de 1980, fez quatro partidas e só foi derrotado pelo Clube 1 de Agosto, de Luanda/Angola, numa das semifinas num jogo muito equilibrado. Concórdia terminou o campeonato com três vitórias e uma derrota.

O Clube angolano, campeão africano e primeiro campeão mundial tem como diretór técnico o dinamarquês Morten Soubak, que foi campeão mundial com a seleção brasileira, na Sérvia, em 2013. Morten dirige a seleção feminina angolana desde o primeiro semestre de 2017.

A seguir, texto produzido pela IHF sobre o jogo do Concórdia com o Omron...

OMRON (JPN) vs AA UnC Concordia (BRA) 32:35 (17:17)

Depois de um jogo de muitos gols para decidir o quinto lugar, a partida de medalha de bronze seguiu um padrão semelhante, onde a defesa de nenhum dos lados foi capaz de combater o ataque que enfrentou.

Ela, a goleira brasileira, tinha sido crucial em seus jogos anteriores, particularmente na semifinal, apesar de terem sido derrotados pelo 1 Agosto/Luanda, mas no domingo, a goleira do Concórdia, Maite Lima Dias, não se apresentou no nível do jogos anteriores Depois de enfrentar nove arremates sem defender nenhum, Dias foi substituído por Luciane Verona Rotta, aos 12 minutos, com Omron na frente 9: 6. A maré da partida não virou imediatamente, e Concórdia encontrou-se claramente seis gols atrás, 12: 6, no final do primeiro terço da partida, antes de montar um retorno bem-sucedido, ainda no primeiro tempo.

Concórdia contou com apenas duas goleadoras, com todos os seus gols anotados por Daise Oliveira Sousa e Talita Alves Carneiro. Em contraste, todos as arremessadoras da OMRON estavam em forma desde o início, e os seus gols vinham de toda parte da quadra.

Quando o ataque de Concórdia se encaixou - embora apenas sete jogadoras tenham marcado gols durante toda a partida - elas reduziram a difernça de forma constante. Foram dois gols de longa distância enquanto a OMRON perdeu Yuka Ishii em uma suspensão e, portanto, tirou sua goleira que empatou o placar em 14:14 no 25º minuto. O placar permaneceu fechado igual no intervalo (17 a 17), e o segundo período teve uma emocionante luta pela vitória.

Ambas as equipes tiveram breves vislumbres de esperança, à medida que avançaram com dois gols, com Concórdia na frente 21:19 no minuto 35 e OMRON segurando a vantagem em 25:23 no minuto 42 e 27:25 no 46. Quando os últimos 10 minutos começaram, foi Concórdia quem avançou na frente. Com o 10º gol marcado no segundo tempo, o Concórdia assumiu a liderança com 29:27. Sousa marcou novamente oito minutos depois, para o Concórdia se manter na frente por dois, 30:28, em um momento crítico.

A goleira brasileira fez duas importantes defesas nos últimos dois minutos. No 59º minuto, com sua equipe na liderança 34:32, Luciane Rotta salvou um pênalti, e ela também parou o tiro final nos últimos segundos - embora o jogo já estivesse ganho naquele momento.

Melhores em quadra:

Omron: Ikumi Iwabuchi AA UnC Concórdia: Daise Oliveira Sousa

Posições finais no primeiro Mundial de Clubes feminino, na China...

Ranking Final

1º) 1 de Agosto Luanda (Angola) 2º) Chinese Nacional Club (China) 3º) AA UnC Concórdia (Brasil) 4º) OMRON (Japão) 5º) Kaysar Club (Kazaquistão) 6º) Jiangsu Team (China) 7º) University of Queensland (Austrália) 8º) New York City Team Handball (Estados Unidos)

Galeria de fotos da disputa pelo bronze e da grande final...

Concórdia x Omron, pelo bronze

1 de Agosto/Angola x National Team China, pelo título

Com informações, fotos e logomarcas da IHF.

 
 
 
bottom of page