Argentina vence o Chile, no handebol, e conquista o seu segundo título dos Jogos Pan-Americanos
- Cláudio Moura
- 6 de ago. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de dez. de 2020

Arte, site Tchê Esportes
"Los gladiadores", como são conhecidos os jogadores das seleções masculinas da Argentina, fizeram jus ao apelido, na noite da segunda-feira, 5 de agosto, ao derrotar na grande final do Pan-Americano de Lima/Peru a seleção do Chile por 31 a 27, dois gols a mais de diferença do que na partida contra o mesmo Chile na fase de grupos.
Foi um final justa, que colocou frente a frente as duas seleções que tiveram o melhor padrão de jogo durante o torneio. A Argentina sobre aproveitar os pequenos delizes dos transandinos e soube ter frieza na hora em que mais precisava.
O Chile, que já havia vencido a Argentina uma única vez, na semifinal do Pan da modalidade, em Buenos Aires, em 2015, conquistou sua primeira medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos, depois de dois bronzes, em Guardalajara/2011 e Toronto/2015.

Arte, site Tchê Esportes
A seguir, matéria produzida pela Assessoria de Imprensa da Confederação Argentina de handebol...
Com um infernal Diego Simonet, uma figura brilhante e artilheiro do jogo com 11 gols, e um enorme desempenho de Matías Schulz no gol, no segundo tempo, a equipe liderada por Manolo Cadenas venceu o Chile com grande autoridade e se classificou para as Olimpíadas de Tóquio. 2020. Meta cumprida!
A campanha da Argentina começou na quarta-feira, 31 de julho, com uma vitória de 38:25 sobre os Estados Unidos. Um dia depois, na quinta-feira, 1º de agosto, ela ultrapassou o Chile por 31:29 e garantiu a passagem para as semifinais. Por sua vez, na sexta-feira 2, ele fechou a fase de grupos com uma vitória por 23:21 sobre Cuba e terminou em primeiro na Zona A. Já na semifinal, no domingo 4, derrotou o México 34:14 e avançou para a final. Nesse caso, na segunda-feira 5, ele venceu o Chile por 31:27 e gritou campeão!

A Seleção Masculina teve um excelente começo. Com dois gols de Federico Pizarro e a mesma quantidade de Diego Simonet. A Argentina conseguiu uma vantagem de 4 a 0 nos primeiros cinco minutos. No entanto, com o funcionamento do relógio, o Chile ajustou as marcas e por meio do contra-ataque virou o jogo. A Argentina perdeu força defensiva e reduziu a eficácia do ataque. No retorno chileno, o goleiro Felipe Barrientos, um dos grandes jogadores do torneio, teve muito a ver com isso. De qualquer forma, a entrada de Matías Schulz e os gols de Diego Simonet na reta final permitiram que a equipe argentina descansasse ao intrevalo num 15 a 14 a favor.
Após o empolgante primeiro tempo, a equipe liderada pelo técinico espanhol Manolo Cadenas jurou ganhar o jogo e saiu com tudo para a o segunda etapa. Pela mão de um inflamado Diego Simonet e graças à notável defesa de Matías Schulz, a Argentina estabeleceu uma diferença de quatro gols, que soube manter ao longo da etapa final.
Com o passar dos minutos, o Chile entrou em desespero e usou as táticas de sete jogadores para atacar, apesar de não obter bons resultados. Sebastián Simonet entrou nos últimos minutos, ele retornou após a lesão que o deixou fora das partidas anteriores, e mostrou toda a sua qualidade, marcando três gols importantes. Pablo Vainstein, pela ponta direita, assumiu a responsabilidade nos ''ultimos minutos e salvou a alviceleste, que aproveitou os erros do elenco transandino e venceu o jogo por 31:27.

Arte, site Tchê Esportes
Mesmo visivelmente abatida, pela derrota para o Chile na semifinal, o Brasil jogou o suficiente para vencer o México por 32 a 20, numa partida que, a exemplo da jogada na primeira fase diante dos astecas, o sete brasileiro não encontrou maiores dificuldades e ficou com a medalha de bronze, a segunda nos Jogos. A primeira foi em Indianápolis/1987, quando o handebol foi disputado pela primeira vez nos Jogos Pan-Americanos.

Resultados da última rodada do handebol masculino e as colocações de primeiro ao oitavo lugares...
Porto Rico 27 x 19 Peru (decisão do sétimo lugar)
Cuba 32 x 24 Estados Unidos (decisão do quinto lugar)
Brasil 32 x 20 México (decisão da medalha de bronze)
Argentina 31 x 27 (decisão da medalha de ouro)
Posições finais...
1) Argentina
2) Chile
3) Brasil
4) México
5) Cuba
6) Estados Unidos
7) Porto Rico
8) Peru

Ranking de medalhas do handebol masculino nas suas nove edições até aqui disputadas, a partir de Indianápolis/1987...
1) Brasil: 3 ouros, quatro pratas e 2 bronzes
2) Cuba: 3 ouros, 1 prata e 1 bronze
3) Argentina: 2 ouros, três pratas e 2 bronzes
4) Estados Unidos: 1 ouro e 2 bronzes
5) Chile: 1 prata e 2 bronzes
Obs: Brasil e Argentina foram os únicos países que participaram das nove edições do torneio masculino de handebol dos Jogos Esportivos Pan-Americanos. Só o Brasil subiu ao pódio em todas as edições.

Galeria de fotos da disputa do bronze e do ouro...
Brasil x México, pelo bronze





Argentina x Chile, pelo ouro







